Codebit - Programando Soluções

Meio Ambiente

Computação em nuvem e ESG: qual a relação?

O conceito de ESG foi intensificado, junto com a urgência de aliar equipes, operações, serviços e produtos com a sustentabilidade.

Postado em 06/10/2023

Além de otimizar processos, garantir mais conectividade e integração às equipes e promover a redução dos custos empresariais, a computação em nuvem (ou cloud computing) é também uma grande aliada nas práticas ESG, contribuindo ativamente para a otimização dos recursos tecnológicos focados na sustentabilidade.

A ferramenta, que ganhou ainda mais destaque no ambiente corporativo durante a pandemia, revelou parte do seu potencial ao comprovar que era possível dar continuidade aos processos e estratégias empresariais, mesmo com as equipes operando remotamente, evidenciando as suas inúmeras possibilidades.

No mesmo período, o conceito de ESG foi intensificado, junto com a urgência de aliar equipes, operações, serviços e produtos com a sustentabilidade.

Mas, afinal, qual a relação entre a computação em nuvem e ESG? É isso que você vai descobrir agora, no artigo que, nós, a equipe do CodeBlog, preparamos para você!

O que é ESG?

ESG é a sigla para Environmental, Social e Governance, que, em português, significa: Ambiental, Social e Governança.
O conceito, diretamente relacionado à sustentabilidade empresarial, começou a ser discutido depois da divulgação do Pacto Global da ONU de 2004, que consta de um documento com o propósito de estimular as organizações a adotarem princípios e ações voltadas aos direitos humanos, ao direito ao trabalho, ao meio ambiente e à anticorrupção.

Nos próximos tópicos, abordaremos cada uma das representações da sigla com mais detalhes.

Ambiental:

O pilar ambiental do ESG envolve as ações direcionadas ao meio ambiente, bem como a aplicação de práticas ou estratégias focadas na sustentabilidade e na manutenção da saúde do planeta, como, por exemplo, ações que impactam em vários setores do meio ambiente, tais como: atraso do aquecimento global, redução de gases poluentes, diminuição dos níveis de desmatamento, poluição do ar e da água, conscientização do uso de energia, combustíveis fósseis e recursos naturais.

Social:

O comprometimento social de um negócio dentro da comunidade em que está inserido é refletido na soma das suas responsabilidades e conscientização sobre o impacto das suas ações, de maneira geral.
Dentro do ESG, o pilar Social determina algumas práticas relacionadas aos direitos trabalhistas, segurança no trabalho, investimento social, igualdade e justiça salarial, além de promoção da diversidade de gênero, orientação sexual, etnia e credo.

Governança:

Já a Governança, dentro do ESG, é um pilar relacionado, principalmente, às políticas e aos processos que conduzem a gestão, os diretores, CEOs e C-levels. Na prática, ela considera a conduta corporativa como um todo e a composição do conselho, prezando pela pluralidade e coletividade.

A relação entre a computação em nuvem e ESG

Sem dúvidas, o ESG é um conceito que depende, primordialmente, da ação da tecnologia, tanto para a sua implementação quanto para a sua sustentação. Nesse sentido, a computação em nuvem é uma excelente aliada. Na prática, a adoção do cloud computing reduz custos relacionados à energia, por meio de técnicas avançadas, como a gestão inteligente dos recursos e cargas de trabalho, contribuindo para uma diminuição considerável, tanto no gasto, quanto na conta de energia elétrica.
Além disso, a nuvem também contribui para a redução na emissão de dióxido de carbono. Afinal, ao centralizar os grandes servidores e utilizar as melhores tecnologias disponíveis no mercado, é possível otimizar o consumo de recursos e, consequentemente, minimizar os impactos ambientais.
Com processos mais favoráveis ao meio ambiente e totalmente alinhados com as regras vigentes, o cloud computing atua como um caminho capaz de viabilizar uma transição assertiva entre as práticas que ainda não estão de acordo com a ESG, visando total alcance e conformidade com as determinações.

A computação em nuvem no setor ambiental

Ao substituir uma estrutura física pela computação em nuvem, uma organização reduz a utilização de maquinários que, além de favorecerem a poluição ambiental, ainda demandam muita energia e concentram gastos adicionais relacionados às suas manutenções e atualizações.
De acordo com estudo realizado pela Accenture (empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing), ao migrar para a nuvem, uma empresa reduz cerca de 5,9% das emissões de carbono. Em um ano, o total equivale a retirar 22 milhões de carros de circulação.
Outro ponto que deve ser mencionado é que a nuvem também ajuda a controlar o volume de papel utilizado para impressão e arquivamento de documentos, já que todas as informações podem ser encontradas e acessadas de maneira totalmente on-line. Como resultado, é possível diminuir, significativamente, a produção de resíduos sólidos e também de Carbono.

A computação em nuvem no setor Social

Existem múltiplos formatos de atuação da computação em nuvem no âmbito social de uma organização, como, por exemplo, a possibilidade de monitorar as horas trabalhadas dos colaboradores, garantir que os seus direitos estejam em conformidade com as leis trabalhistas e assegurar a responsabilidade das empresas em relação à proteção e ao armazenamento de dados dos seus clientes, funcionários, parceiros e fornecedores.

A computação em nuvem aplicada à Governança

Por proporcionar diferentes ferramentas e funcionalidades em prol da conformidade, auditoria e resultados, a computação em nuvem, quando relacionada à governança, auxilia na estruturação do compliance, proporciona um cenário mais assertivo para a mensuração dos dados e, consequentemente, auxilia na tomada de decisões comerciais e estratégicas, não só mais assertivas, como também mais éticas e sustentáveis.

Enfim, caro(a) leitor(a), esperamos que este artigo possa tê-lo (a) ajudado você a entender a importância do cumprimento das práticas voltadas ao ESG e o quanto a atuação da nuvem pode beneficiar todos os envolvidos nesse processo, como empresas, funcionários, sociedade e, principalmente, meio ambiente.

Se depois de ficar por dentro dessas informações, você deseja colocar a pauta da sustentabilidade em prática, reduzir custos e aumentar a credibilidade, a flexibilidade e a escalabilidade do seu negócio, conte com um time de especialistas da CodeBit - empresa parceira da AWS (Amazon Web Services) referência no oferecimento de soluções personalizadas em cloud computing para ONGs, empresas privadas e startups que buscam crescer e inovar.

Com um time especializado em cloud computing, ajudamos o seu negócio a se destacar no mercado com soluções flexíveis, escaláveis e seguras.

Não perca tempo, acesse o site da CodeBit e conheça os serviços e as soluções personalizadas.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve teremos mais novidades para ajudar a sua startup a decolar.

Um grande abraço e até o próximo post!