Deepfake: A IA como ameaça à segurança digital
O aumento do risco global de deepfakes fez acender o sinal de alerta das empresas
Antes da implementação da CENPROT, cada cartório operava de maneira independente, dificultando a busca por informações além das fronteiras locais. Com esta centralização, todos os cartórios podem compartilhar eletronicamente essas informações, criando uma base de dados nacional acessível de forma rápida e eficiente. Essa iniciativa visa não apenas modernizar e agilizar os processos de protesto, mas também aprimorar a transparência e a segurança jurídica das transações comerciais, proporcionando aos usuários a conveniência de consultarem online se há protestos registrados em seus nomes ou empresas, sem a necessidade de deslocamento físico até o cartório.
A CENPROT oferece serviços, em todo o Brasil, ao integrar todos os cartórios do país. Inicialmente, a empresa utilizava o Microsoft Azure como seu principal parceiro de nuvem. Embora tenha funcionado efetivamente no início, enfrentaram desafios com a confiabilidade de seu site durante picos de demanda, além de altos custos durante períodos de baixa demanda e riscos de armazenamento de dados, dada a importância de seus registros.
Diante disso, surgiu a necessidade de migrar para um ambiente de nuvem mais robusto, seguro e auto escalável para acompanhar a crescente demanda dos cartórios em todo o país. A migração para a AWS (Amazon Web Services) não apenas resolveu esses desafios, mas também, permitiu que a CENPROT mantivesse seus serviços online de maneira eficiente e segura, garantindo a continuidade operacional e melhorando a experiência dos usuários finais.