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Casos de Sucessos

Migrando para um Ambiente Mais Robusto, Seguro e Auto Escalável

A migração para a nuvem da AWS, garantiu a continuidade operacional, para acompanhar a crescente demanda dos Cartórios em todo o país

Postado em 12/07/2024

Nós, da CodeBit, acreditamos genuinamente que a tecnologia existe para transformar a vida das pessoas. No artigo de hoje, preparamos um case de sucesso que reflete parte da nossa parceria com a Cenprot, um sistema eletrônico integrado no Brasil, que centraliza as informações sobre protestos de títulos. O Cenprot é um serviço que facilita a vida dos cidadãos, uma vez que se tornou possível o acesso a essas informações sem a necessidade de visitar um cartório de protestos pessoalmente.

Quer saber mais? Então, siga com a leitura!

Sobre a Cenprot

A CENPROT, ou Central Nacional de Protesto, é um sistema eletrônico integrado no Brasil, que concentra informações sobre protestos de títulos como cheques, notas promissórias, duplicatas e outros documentos. Criado com o objetivo de simplificar o acesso e a consulta aos registros de protesto em cartórios de todo o país, o CENPROT representa um avanço significativo na modernização dos serviços cartorários.

Antes da implementação da CENPROT, cada cartório operava de maneira independente, dificultando a busca por informações além das fronteiras locais. Com esta centralização, todos os cartórios podem compartilhar eletronicamente essas informações, criando uma base de dados nacional acessível de forma rápida e eficiente. Essa iniciativa visa não apenas modernizar e agilizar os processos de protesto, mas também aprimorar a transparência e a segurança jurídica das transações comerciais, proporcionando aos usuários a conveniência de consultarem online se há protestos registrados em seus nomes ou empresas, sem a necessidade de deslocamento físico até o cartório.

Desafios técnicos

A CENPROT oferece serviços, em todo o Brasil, ao integrar todos os cartórios do país. Inicialmente, a empresa utilizava o Microsoft Azure como seu principal parceiro de nuvem. Embora tenha funcionado efetivamente no início, enfrentaram desafios com a confiabilidade de seu site durante picos de demanda, além de altos custos durante períodos de baixa demanda e riscos de armazenamento de dados, dada a importância de seus registros.

Diante disso, surgiu a necessidade de migrar para um ambiente de nuvem mais robusto, seguro e auto escalável para acompanhar a crescente demanda dos cartórios em todo o país. A migração para a AWS (Amazon Web Services) não apenas resolveu esses desafios, mas também, permitiu que a CENPROT mantivesse seus serviços online de maneira eficiente e segura, garantindo a continuidade operacional e melhorando a experiência dos usuários finais.

Resultados 

  • Aumento da disponibilidade da aplicação.
  • Melhora dos serviços de implementação com relação ao provedor em nuvem anterior.
  • Melhora na segurança relacionada ao acesso aos bancos de dados do cliente.

Benefícios

  • Maior tolerância a falhas e disponibilidade. O grupo de Auto Scaling do AWS EC2 e o AWS Load Balancer podem detectar quando uma instância está com problemas de saúde, encerrá-la e lançar outra instância para substituí-la.
  • Maior segurança. A conexão direta com o banco de dados Equinix, por meio do AWS Direct Connect, garante a segurança de seus dados.
  • Maior economia e eficiência. Com os serviços auto escaláveis da AWS, o cliente paga apenas o que usa em todos os momentos. Durante picos de alta demanda, os serviços escalam automaticamente, garantindo sua permanência e, durante os períodos de baixa demanda, diminuem para economizar no que for possível.