Codebit - Programando Soluções

Tecnologia

Mulheres na tecnologia: um relato de força e evolução

Força, empoderamento e evolução constante, esses são só alguns atributos que atribuímos ao nosso time feminino.

Postado em 22/03/2023

Nome do Autor

Mulheres na tecnologia: um relato de força e evolução
Força, empoderamento e evolução constante, esses são só alguns atributos que atribuímos ao nosso time feminino.

Para reforçar o vigor das mulheres que compõem nossa equipe, divulgamos, no post de hoje, o depoimento da Brenda Paulino de Araújo, que é analista de infraestrutura da CodeBit. Siga com a leitura e acompanhe o relato e as responsabilidades que envolvem a carreira da nossa colaboradora de 18 anos. Descubra como Brenda, mesmo tão jovem, lida com os desafios que rodeiam o seu desenvolvimento profissional.

Quem é Brenda?

Brenda Paulino de Araújo tem 18 anos, cursa Engenharia de Software e trabalha como analista de infraestrutura na CodeBit.

O início e os desafios

Antes de iniciar a sua jornada na CodeBit, Brenda trabalhou com suporte de fibras e obteve certa experiência na área de cloud computing (computação na nuvem). No momento da contratação, que ocorreu no começo de janeiro desse ano, Brenda tinha o conhecimento básico para compor o time da equipe e soube, pelo diretor da Code, que poderia ser efetivada caso conquistasse a certificação AWS Solutions Architect (uma validação sobre especializações técnicas e de implantação de sistemas escaláveis, altamente disponíveis e tolerantes a falhas na AWS).
De início, por não ter conhecimentos sólidos, pensou que a certificação estaria totalmente fora do seu alcance.
Mesmo sem acreditar muito que conseguiria ser aprovada no exame da AWS com poucos meses de preparação, Brenda traçou um objetivo: remanejou sua rotina de estudos para conciliar com a faculdade e passou a visualizar mais o trajeto do que, necessariamente, o destino final.

Disciplina - o fator chave

Brenda não só aceitou, como mergulhou no desafio. Em janeiro desse ano, ela passou a se dedicar plenamente aos estudos. Brenda estudava, em média, 3 horas por dia. Acordava às 5 horas para praticar atividade física, reservava 30 minutos para adquirir os conhecimentos necessários durante o período da manhã e quando chegava do trabalho, ao final do dia, ainda estudava por mais 2h30.
Brenda manteve essa rotina por mais de um mês.
No dia 6 de fevereiro teve a grata surpresa de descobrir que havia conquistado a Cloud Practitioner, uma certificação inicial da AWS necessária para a realização do exame da AWS Solutions Architect. Na prática, a Cloud Practitioner garante que o usuário entenda como funciona a nuvem, quais são os principais serviços e os seus métodos de implementação. Também assegura ao aluno certificado, o conhecimento sobre precificação e questões de segurança.
Brenda comemorou sua primeira conquista. Mas, ao mesmo tempo, ficou receosa já que o recesso da faculdade terminaria e o seu tempo para se dedicar aos estudos seria reduzido. Então, aproveitou a semana do Carnaval para estudar ainda mais. Mas também se dedicou às demandas do trabalho.

A recompensa

Um mês depois de conquistar a Cloud Practitioner, Brenda comemorou mais um feito: a aprovação no exame da AWS Solutions architect-associate. A certificação trouxe, não só a validação de seus conhecimentos, mas também o auto-reconhecimento sobre seu potencial. Ela aprendeu que as provas da AWS não são impossíveis - como muitos dizem -, mas que, além de conhecimentos técnicos, elas demandam planejamento, meta, propósitos e disciplina.

Parabéns, Brenda! Nos orgulhamos de sua conquista, da sua constância e disciplina. Somos muito gratos por podermos contar com você em nosso time de colaboradores. Conseguimos visualizar um futuro brilhante para você, repleto de vitórias e superações.

E você, caro leitor (a), quer conferir os próximos depoimentos e ficar por dentro das histórias e desafios das mulheres que compõem nossa equipe? Então, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!