O Cloud Computing, também conhecido como Computação em Nuvem, integra um ambiente digital onde as pessoas físicas ou empresas podem hospedar sua infraestrutura de TI de forma prática e segura.
Com isso, ao migrar para a nuvem, dados, informações, sistemas e arquivos passam a dispensar estruturas físicas e a garantir o acesso dos usuários autorizados on-line, por meio de um link do navegador.
Por conta da facilidade e da proteção oferecida, muitas organizações têm escolhido essa solução, inclusive as da área da saúde, como clínicas e hospitais. Assim, economizam espaço, reduzem custos e dispõem de inúmeras outras vantagens, que serão listadas a seguir.
Siga com a leitura e confira as razões para adotar o cloud computing em hospitais, no artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.
1. Acessibilidade para otimizar a assistência aos pacientes
A computação em nuvem mantém os dados mais acessíveis e disponíveis remotamente, por isso, essa solução melhora a prestação de serviços como um todo, já que, por meio dela, os profissionais da saúde garantem acesso rápido a um sistema que estará sempre on-line e, com isso, podem oferecer melhor atendimento e suporte aos pacientes.
2. Aumento da capacidade de TI e propulsão da inovação
Com o cloud computing, ao invés dos profissionais de TI se ocuparem com o gerenciamento da infraestrutura de TI local, eles podem ser direcionados a outras funções muito mais relevantes, como desenvolvimento de novas soluções e aplicações para tornar trabalho dos médicos mais prático, abrindo, assim, portas para a inovação nesses ambientes.
3. Mais segurança na troca de informações
Levando-se em conta que os hospitais trabalham com informações sigilosas, é certo que a proteção dos dados deve ser uma das prioridades para assegurar a privacidade dos pacientes e a ética entre as relações.
Nesse contexto, o cloud computing atua como um facilitador e fortalecedor da proteção das informações sensíveis, uma vez que os provedores contam com os melhores sistemas de segurança e utilizam ferramentas com tecnologia de ponta para promover uma blindagem de alto nível aos ambientes privados.
4. Mais disponibilidade
É fato que as clínicas, os hospitais e os consultórios médicos trabalham em ambientes críticos, por isso, quando um servidor oscila ou fica indisponível, os impactos provocados são gigantescas.
Dentro desses espaços, a tolerância para falhas é mínima e a disponibilidade das informações e dos sistemas é essencial para impedir a paralisação nas operações.
Para evitar qualquer tipo de interrupção nos serviços, o cloud computing é a forma mais barata e eficiente de investir em disponibilidade, afinal, conta com uma rede abundante de servidores e backups espalhados por servidores auxiliares.
5. Redução de custos
Por fim, mas não menos importante, ao migrar a infraestrutura de TI para a nuvem, clínicas médicas e hospitais não precisam mais investir grandes quantias em instalações, manutenções, atualizações e aquisições de servidores e outros equipamentos. Isso porque, o espaço onde o data center é acomodado podem ser utilizadas outras funções, já que não haverá mais necessidade de manter os utensílios de refrigeração ligados constantemente.
Assim, além de reduzir custos, também é possível adotar práticas mais sustentáveis.
Conclusão
Com tantas vantagens, é certo que a aplicação da computação em nuvem é uma grande aliada da otimização dos processos de consultórios, clínicas e hospitais.
Agora que você já sabe todos os benefícios da cloud computing na área da saúde, que tal entrar em contato com o time de especialistas da CodeBit e impulsionar a inovação na sua empresa para promover a redução de custos e contribuir com a produtividade da sua equipe?
Clique aqui, acesse o site da CodeBit e confira todas as soluções disponíveis para decolar os processos do seu empreendimento.
No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!