Codebit - Programando Soluções

Tecnologia

O que é Backlog?

Dentro de um projeto de desenvolvimento voltado à área de TI, a lista de tarefas ou funcionalidades que precisam ser realizadas é conhecida como “Backlog”.

Postado em 31/05/2023

Nome do Autor

Você já sentiu aquele frio na barriga ao perceber que muitas tarefas estavam acumuladas e que, provavelmente, alguma entrega sofreria atraso?
Dentro de um projeto de desenvolvimento voltado à área de TI, a lista de tarefas ou funcionalidades que precisam ser realizadas é conhecida como “Backlog”. Mas, não é só isso. O termo também envolve uma maneira de organizar e priorizar o trabalho a ser feito e, geralmente, é relacionado a algumas metodologias ágeis, como o Scrum.

Uma equipe de TI sabe que a sua rotina é formada por diversas requisições, que chegam tanto do público interno (colegas e supervisores) quanto externo (clientes). Por esse motivo, é essencial ordenar os trabalhos para que todas as entregas ocorram dentro do prazo estipulado. Nesse cenário, o Backlog é um excelente aliado.

Siga com a leitura e saiba mais sobre o conceito, no artigo que a equipe do blog da CodeBit preparou para você.

Backlog: a definição

O termo Backlog, se traduzido literalmente para o português, significa algum tipo de “atraso” ou acúmulo. No contexto empresarial, o conceito tem como objetivo evitar trabalhos acumulados e para isso, implementa listas de pendências ou processos que devem ser realizados dentro de um projeto ou Sprint.

Também conhecido como “product backlog” o backlog apresenta, em suas listas de tarefas, todas as descrições, requisitos e propriedades de acordo com um projeto específico, sempre levando em conta as necessidades do cliente.
Posteriormente, essas informações se tornam tarefas, que deverão ser realizadas pela equipe por meio da Sprint, que representa cada um dos períodos utilizados para o desenvolvimento e a conclusão dos processos solicitados.

Geralmente, o backlog é gerido pelo Product Owner, ou o gestor de produto - encarregado por todos os aspectos de um projeto.

Na prática, existe uma linha muito tênue entre o Backlog e os trabalhos atrasados, por isso, é necessário que os profissionais saibam identificar com atenção e agir preventivamente, para que alguns fatores não impactem negativamente nas entregas.

Seja trabalhando sozinho ou em equipe, a verdade é que existem variadas causas que provocam atrasos em um determinado trabalho: desatenção, falta de gestão de tempo e alterações não previstas são apenas algumas delas.
Inclusive, sempre que houver refações ou alterações em um projeto, elas devem fazer parte do backlog, justamente para que todos saibam que é necessário atender à requisição do cliente.

Como chegam as requisições?

Dentro do desenvolvimento de qualquer solução tecnológica, alterações, adições e adequações são comuns. Por isso, em um backlog, as requisições que compõem a lista de pendências podem ser apresentadas de inúmeras maneiras, desde conversas informais no WhatsApp, até solicitações via e-mail, por reuniões presenciais, vídeos chamadas e muito mais.
Além disso, existem diversas ferramentas de gestão como o Trello e as planilhas on-line, que são muito utilizadas para solicitar modificações no projeto. O mais importante é encontrar um meio para garantir que a equipe responsável esteja ciente da pendência.

Como as tarefas devem ser priorizadas?

Nem sempre as tarefas podem ser priorizadas de maneira cronológica. Afinal, existem processos urgentes, processos importantes e processos mais ou menos complexos. Por isso, o mais indicado é analisar cada situação de maneira individual.
Por exemplo, se um cliente pediu que um projeto fosse alterado ontem e outra empresa solicitou uma alteração hoje, é provável que a requisição feita com mais antecedência seja priorizada.
Também é possível se basear nas execuções mais simples e rápidas e deixar as tarefas que exigem mais tempo da equipe para mais tarde, a fim de garantir um prazo de execução maior e evitar que as atividades do time fiquem unicamente concentradas em uma entrega, quando ainda existem outras demandas a serem cumpridas.

Os tipos de backlog

Por ser um termo atrelado aos processos, é certo que o Backlog tem algumas variações. Saiba mais sobre elas nos próximos tópicos.

Product Backlog

Levando em conta que, na maioria das vezes, o Backlog está relacionado ao desenvolvimento e à entrega de um determinado produto, é comum que esse termo seja utilizado para representar algum tipo de alteração no produto.
Na prática, o Product Backlog indica que alguma ação deve ser tomada para retirar ou acrescentar informações e funcionalidades.
É necessário que todas as pendências estejam visíveis e disponíveis para a equipe.
Para isso, existem post-its coloridos, cards em ferramentas on-line e muito mais.
O mais importante, nesse momento, é encontrar a ferramenta ideal para chamar atenção e assegurar a execução da tarefa.

Sprint Backlog

Na área de tecnologia, o Sprint é um período fixo em que uma equipe de desenvolvimento trabalha em um conjunto específico de funcionalidades ou itens selecionados do backlog geral. Durante esse período, a equipe se concentra em concluir essas tarefas e entregar otimizações ao produto.
Nesse cenário, o sprint backlog é uma lista de tarefas selecionadas do backlog geral que devem ser concluídas durante o sprint. Ele serve como um plano de trabalho para a equipe de desenvolvimento durante o período determinado.

Backlog de manutenção

Já o Backlog de manutenção envolve uma lista de pendências circular, ou seja, as manutenções e os monitoramentos devem ser feitos de maneira contínua, para evitar falhas e garantir o pleno funcionamento do software, sem qualquer tipo de problema ou interrupções.
Em outras palavras, são as tarefas e os processos necessários para reparar ou manter a atividade do produto.

Conclusão

Sem dúvidas, entender sobre backlog é essencial para profissionais que trabalham com metodologias ágeis, já que o conceito é um excelente aliado para melhorar a produtividade nos projetos e garantir o cumprimento dos prazos.

E você, gostou de saber mais sobre o assunto? Continue de olho no CodeBlog para não perder nenhuma dica, notícia e atualização do universo tecnológico!

Um grande abraço e até o próximo post!