/// Terceiro Setor

Por quê as TIC’s são fundamentais para o terceiro setor?

Contar com ferramentas tecnológicas é fundamental para as organizações. Saiba qual a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação!

Data de Publicação: 27/08/2021

Se até pouco tempo atrás, dispor do o auxílio das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) era um diferencial para as entidades do terceiro setor, atualmente, com o crescente número de ONG’s e as restrições de circulação provocadas pela pandemia do coronavírus, contar com as ferramentas tecnológicas é fundamental para que as organizações mantenham a competitividade no mercado.

Contudo, se você ainda tem dúvidas ou não entende completamente sobre a urgência na adoção das TICs, acompanhe o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você e confira os três fatores que comprovam porque o terceiro setor precisa da tecnologia da informação para se desenvolver:

 

Afinal, o que são TIC’s?

Em resumo, TIC’s é uma abreviação de Tecnologias da Informação e Comunicação. De maneira geral, a nomenclatura corresponde a todas as tecnologias que interferem e intermediam os processos comunicativos da sociedade.

Além disso, as TIC’s também podem ser compreendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados que, a partir das funções de hardware, software e telecomunicações possibilitam a automação dos processos que envolvem os negócios, a aprendizagem, a pesquisa científica e, até mesmo, as instituições filantrópicas.

 

1. A proporção do terceiro setor

Segundo os dados coletados pelo IBGE, ao redor do mundo, existem mais de 10 milhões de ONG’s, que envolvem cerca de 48 milhões de colaboradores. Além disso, o setor corresponde a, aproximadamente, 5,9% do PIB mundial.

No cenário nacional, atualmente, 337 mil Organizações Não Governamentais estão em atuação nas mais diversas áreas.

De fato, essas informações refletem, não somente a competitividade do mercado, mas também alertam para o fato de que, ao adotarem as TIC’s, as ONG’s podem, com plena certeza, se desenvolverem, alcançarem maior número de pessoas como voluntários, doadores e patrocinadores e, de modo geral, aproveitarem melhor as oportunidades.

 

2. Acessibilidade desconhecida

Embora as TIC’s não sejam, necessariamente, caras, elas ainda são pouco conhecidas pelo terceiro setor. Muito dos envolvidos acreditam que essas ferramentas são muito complexas, mas a verdade é exatamente o contrário. Elas chegaram para simplificar os processos e descomplicar o cotidiano das organizações.

Contudo, grande parte dos gestores das ONG’s ainda não utiliza as TIC’s com devida intensidade ou constância justamente por não entender o que é realmente necessário para aplica-las aos negócios. Entre os maiores desafios estão a escolha das melhores ferramentas e obtenção de orçamento para obtenção das tecnologias.

Basta vencer essas barreiras para promover o crescimento do terceiro setor e também enfatizar e maximizar a sua presença e eficiência no cenário mercadológico digital e social.

 

3. A importância do TI para o terceiro setor

De acordo com a Associação Telecentro de Informação e Negócios – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, a relevância das TIC’s para o terceiro setor se apresenta de forma mais expressiva nos seguintes pontos:

  • Promove o aumento da eficiência nos processos;
  • Viabiliza o aumento da transparência entre todos os integrantes;
  • Garante mais visibilidade às organizações;
  • Otimiza o processo de comunicação entre as organizações e seus públicos;
  • Aprimora, de maneira geral, a qualidade dos serviços prestados;
  • Assegura o aumento do número de beneficiários e assistidos, uma vez que permite atendê-los melhor e em maior quantidade;
  • Possibilita a ampliação da conexão entre os setores e a consequente expansão do negócio.

 

Por fim, destacamos o quanto é evidente que as TIC’s são ferramentas fundamentais para que as entidades do terceiro setor ganhem destaque em seus âmbitos de atuação.

Portanto, se você deseja digitalizar os processos da sua organização, mas não sabe como, nem por onde começar, entre em contato com o time de especialistas da CodeBit e confira nossas as soluções personalizadas para sua causa.

No mais, continue de olho no Codeblog, em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um grande abraço e até o próximo post.

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos