/// Segurança da Informação

10 Dicas para proteger a sua privacidade digital

Confira algumas dicas simples para garantir a sua segurança e a proteção dos seus dados no ambiente digital.

Data de Publicação: 02/03/2021

Assim como nos protegemos dentro do nosso cotidiano “palpável” com cercas elétricas, alarmes e sistemas de monitoramento, nossa vida digital também precisa de alguns cuidados, principalmente em relação à segurança e proteção das informações concedidas. Isso porque, embora a internet envolva um incrível leque de possibilidades como acesso às redes sociais, streamings, bate-papos em tempo real e muito mais, ela também expõe profundamente as preferências, comportamentos e, até mesmo, a intimidade dos usuários descuidados.

Mas, a boa notícia é que, com algumas dicas simples, é possível garantir a sua proteção no universo digital.

Siga com a gente e confira alguns truques importantes que a equipe do CodeBlog preparou para ajudá-lo (a) a preservar a sua privacidade nas redes:

1. Utilize uma VPN

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que toda e qualquer atividade online é registrada. Cadastros em websites, histórico de navegação, downloads de aplicativos e outras diversas permissões compõem o grupo extenso daqueles que têm acesso ao seus dados.

Sempre que o seu endereço IP (tido como o RG do seu dispositivo) fica disponível no momento da navegação, cada um dos grupos citados acima garante o acesso a diferentes características da sua atividade. Por isso, se você deseja navegar na internet de maneira segura e anônima, a melhor opção é instalar uma VPN para camuflar o seu endereço IP a partir da utilização de um endereço IP do seu provedor de VPN e da criptografia de dados.

2. Analise as configurações de privacidade das suas redes sociais

Se você tem conta em alguma rede social, seja ela qual for, provavelmente sabe que parte da sua vida é livremente exposta na internet. Por isso, se deseja garantir a sua proteção, é recomendado observar, com cautela, as suas configurações de privacidade e definir quais informações serão públicas, quais poderão ser acessadas por amigos e quais delas ninguém, além de você, pode ter acesso.

3. Crie senhas seguras

Datas de aniversário, últimos dígitos do telefone, números de casa ou blocos de apartamentos: esqueça esses dígitos na hora de criar suas senhas. Por mais difícil que pareça pensar em palavras-chave diferentes para acessar as suas contas, isso é extremamente necessário. Inclusive, com os gerenciadores de senha, disponíveis em smartphones e computadores, é possível memorizar os seus acessos em todos os serviços sem precisar ficar digitando a mesma sequência várias vezes.

4. Muito cuidado com as ferramentas públicas

Nem só de redes sociais vive a exposição na internet, algumas ferramentas públicas, que parecem inofensivas, podem arruinar a sua privacidade caso sejam utilizadas de maneira errada. Portanto, tome muito cuidado com os aplicativos de armazenamento online como, por exemplo o Google Drive e o DropBox, jamais use essas ferramentas para anotar senhas, guardar imagens pessoais ou documentos.

5. Priorize o modo anônimo

Quando você acessa um site, o seu navegador apresenta inúmeras informações sobre você, inclusive, o seu histórico de navegação digital. Essas informações são utilizadas por várias empresas de marketing, como forma de analisar o seu perfil e apurar os anúncios que podem impactá-lo(a). Caso não queira ser bombardeado(a) por esse tipo de conteúdo, priorize o modo de navegação anônima e evite os rastreamentos online.

6. Muito cuidado com redes WiFi públicas

Normalmente, as redes de WiFi abertas não criptografam o tráfego, ou seja, qualquer pessoa que estiver conectada na mesma rede pode tentar espioná-lo(a). Por isso, sempre que acessar uma conexão pública, evite compartilhar qualquer dado sensível como senhas, dígitos de cartão ou números de documentos. Além disso, sempre utilize uma VPN (Virtual Private Network) para criptografar e proteger seus dados de curiosos ou invasores.

7. Fique atento (a) às compras on-line!

Por mais cômodo que pareça ser, comprar pela internet envolve dois pontos muito importantes: os seus dados e o seu dinheiro. Quando for comprar algum item pela internet, prefira as lojas renomadas. Caso se interesse por um produto de uma marca ou site desconhecido, pesquise pelas avaliações sobre a loja e busque pela marca em sites de reclamações. Além disso, é essencial descobrir se o e-commerce apresenta uma declaração de privacidade online e se a página de cadastro de dados apresenta o símbolo de um cadeado no navegador. Caso essas informações estejam ausentes, o melhor a se fazer é não prosseguir com a compra.

8. Evite informar seu e-mail principal ou seu número de telefone na internet

Leads, ofertas, sorteios, promoções... Já parou pra pensar quantas vezes você já compartilhou o seu e-mail e número de telefone na internet? Embora esse tipo de informação pareça inocente, são elas que provocam vários spams na sua caixa de entrada e diversas ligações automáticas. Por isso, sempre que possível, não informe seus contatos principais. Em alguns casos, vale a pena criar um endereço de e-mail e utilizar um chip paralelo para evitar o compartilhamento dos seus dados com estranhos.

9. Mantenha os softwares dos seus dispositivos sempre atualizados

Da mesma forma que existem pessoas que trabalham em sistemas de proteção, há também aquelas que operam no sentindo oposto, tentando derrubar esses sistemas. Por esse motivo, é de suma importância atualizar os softwares dos seus dispositivos, já que desktops, smartphones e modens desatualizados são passíveis de invasões.

10. Identifique e ignore os Phishings

Por fim, nunca confie em ofertas arrasadoras, e-mails e SMS dizendo que você ganhou um IPhone, links suspeitos e muitas outras atividades que parecem muito vantajosas. Essas atividades são consideradas phishing, uma técnica utilizada por cibercriminosos para obter dados dos usuários.

Portanto, sempre tome cuidado com esses links e ignore-os sempre que possível. A cada dia, os hackers descobrem novas maneiras de aplicar golpes nas vítimas.

Enfim, curtiu as nossas dicas de segurança e proteção online? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e continue de olho no CodeBlog para não perder nenhuma novidade sobre o universo digital.

Um grande abraço e até breve!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos