/// StartUp

Quais os benefícios das GovTechs para a população?

As GovTechs operam na implementação de políticas públicas, no engajamento com a população, na divulgação de informações e na criação de canais para contatos. Saiba mais!

Data de Publicação: 30/05/2022

Todos os dias, surgem novas startups - empresas inovadoras que atuam em modelos de negócios capazes de atender às necessidades do mercado e da sociedade.

Nesse contexto, surgiram as chamadas GovTechs, que têm os governos como clientes e operam na implementação de políticas públicas, no engajamento com a população, na divulgação de informações de interesse público e na criação de canais alternativos de contatos.

Assim como qualquer outra startup, uma Govtech pode trabalhar em diversas frentes dentro do seu nicho e seguir o modelo enxuto para acelerar o seu crescimento.

Siga com a leitura e saiba mais sobre o trabalho dessas organizações e os benefícios que elas oferecem à população.

 

Afinal, o que é uma GovTech?

O termo GovTech integra os termos Gov + Tech, por isso, pode ser definido como a junção de tecnologia e recursos inovadores que são disponibilizados para que o Governo otimize seus processos internos ou forneça serviços aos cidadãos com mais praticidade.

Além disso, por meio das parcerias entre o setor público e privado, é possível gerar soluções que melhorem a performance dos serviços prestados pelo governo.

 

Áreas que podem ser exploradas pelas GovTechs

O envolvimento das três esferas governamentais (União, estados e municípios) é fundamental para potencializar e ampliar o campo de atuação das GovTechs nas mais diferentes áreas.

Listamos a seguir algumas áreas que podem ser exploradas pelas GovTechs e os seus benefícios, que podem gerar grande impacto no contexto de transformação digital.

 

Digitalização de processos

Mais do que vantagens financeiras, a transformação digital proporciona inúmeros benefícios que ampliam a qualidade dos serviços e a confiança da população em relação ao governo.

De acordo com os dados divulgados pelo relatório Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, atualmente, o Brasil conta com 107,9 milhões de usuários de Internet, desses, 61% procuraram, ao menos uma vez, informações de governo ou realizaram serviços públicos on-line.

Ainda segundo o relatório, a digitalização de serviços pode oferecer ao Brasil um aumento de 5,7% do PIB em conjunto com uma economia de até 97% dos custos de atendimento.

Os dados comprovam a importância das soluções de automatização e digitalização de processos em todas as áreas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

 

Transparência

A relação da sociedade com a gestão pública se transformou significativamente nos últimos anos. Atualmente, as pessoas têm mais acesso às ações tomadas pelos Governos e têm sentido a necessidade de serem mais participativas, por isso, é essencial que as lideranças do setor saibam lidar com essas novas diretrizes de forma eficaz.

Entre as necessidades mais urgentes estão: a redução da burocracia, a otimização da gestão de pessoas e principalmente, a ampliação da transparência das ações do governo.

Com isso, os governantes buscam cada vez mais interação com as pessoas, trabalham para oferecer experiências positivas e reforçar que qualquer tomada de decisão é feita com total transparência e que todos os recursos públicos são utilizados com eficiência.

 

Smart Cities

Mais de 80% da população brasileira vive em cidades e a tendência é que esse percentual cresça ainda mais nos últimos anos.

De acordo com levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2050 a população mundial chegará a 9 bilhões de habitantes, dos quais 70% morarão em centros urbanos.

Levando em conta que as cidades já consomem mais de 75% da geração de energia mundial e geram 80% das emissões de gases de efeito estufa (GEE), muitas cidades investiram em se reciclar estrategicamente e se transformar digitalmente, para responderem com eficiência aos grandes desafios globais.

Segundo o Smart City Index, elaborado em 2017 pela consultoria Juniper Research, Singapura é a cidade mais inteligente do mundo. Por lá, sistemas como controle de tráfego e vídeo vigilância inteligentes já são uma realidade. Além disso, os singapurenses desenvolveram o Smart Health Tele Rehab, um programa que permite que todos os habitantes da terceira idade tenham dispositivos especiais para fazer consultas médicas a qualquer momento.

Nesse contexto, as tecnologias geradas pelas GovTechs, desenvolvidas para apoiar o uso estratégico de recursos, gerar economia e qualidade de vida são imprescindíveis para o desenvolvimento das Smart Cities.

 

Sociedade 5.0

De acordo com as informações divulgadas pela InfoMoney, as profissões mais procuradas no futuro, estarão diretamente ligadas à tecnologia.

É certo que, no Brasil, o desafio da transformação digital passa pela educação e formação de competências necessárias para interagir com a tecnologia, seja para consumi-la ou produzi-la.

Nesse cenário, pensar em recursos e soluções que priorizem habilidades para uma sociedade 5.0 é uma urgência na agenda de desenvolvimento do Governo nos próximos anos que pode ser simplificada com a atuação das GovTechs.

 

Gestão de pessoas

Em relação à visão de longo prazo, é responsabilidade das lideranças terem um olhar atento e das governanças a capacidade de determinar a possibilidade de concretizar os objetivos.

Na esfera tecnológica, a transformação digital de um país pode ser feita dentro de poucos meses. Já na esfera política, sua articulação pode levar anos.

Para tanto, é necessária a criação de agendas claras, para determinar as atribuições de cada agente e possibilitar a garantia que funcionários públicos se sintam empoderados e não ameaçados pelas mudanças. Nesse contexto, a atuação das GovTechs é fundamental.

 

Viu só como as GovTechs ajudam a modernizar, automatizar e direcionar recursos para as funções mais estratégicas e complexas? Além disso, com elas, os setores público e privado podem trabalhar com mais frequência e eficiência.

Quer saber mais sobre as GovTechs, como elas podem transformar a relação entre o governo e os cidadãos e revolucionar o contexto social, econômico e educacional?

Então clique aqui, se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro dos benefícios da migração para a nuvem da modernização de infraestrutura computacional das GovTechs e garanta mais performance, segurança e redução de custos aos seus processos.

No mais, continue de olho no Blog da CodeBit que, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos