/// Developer

Qual a diferença entre hacker e cracker?

Para esclarecer quem são os hackers e crackers de uma vez por todas, nós, da equipe do CodeBlog, criamos este artigo. Confira!

Data de Publicação: 17/01/2022

Seja por curiosidade, para se atualizar sobre o assunto ou para descobrir os termos que permeiam o universo da tecnologia, a verdade é que, se você já ouviu falar sobre “hacker” e “cracker”, provavelmente, já se perguntou qual é a diferença entre essas palavras. Afinal, por mais parecidas que sejam, possuem significados totalmente distintos.

Muito importantes no universo da tecnologia, as nomenclaturas costumam confundir os usuários. Para esclarecer quem são os hackers e crackers de uma vez por todas, nós, da equipe do CodeBlog, criamos este artigo informativo e muito didático. Siga com a leitura e acabe agora mesmo com as suas dúvidas.

 

Mas afinal, o que fazem os hackers?

Injustamente temidos no mundo digital, os chamados “hackers”, na verdade, são indivíduos que direcionam todo seu conhecimento e suas habilidades para otimizar e desenvolver funcionalidades para softwares.

Além disso, as suas ações não provocam nenhum tipo de danos e o trabalho é realizado de maneira totalmente constitucional. Entre os profissionais que compõem o grupo estão os especialistas em Tecnologia da Informação (TI), Analistas de Sistemas e outros que ocupam cargos na área de informática.

 

Quem são os crackers?

Ao contrário dos hackers, os crackers usam suas habilidades tecnológicas para promover ações maléficas. Na maior parte das vezes, direcionam seus conhecimentos de forma desonesta, para ganhar algum tipo de “vantagem financeira” por meio de roubos ou desvios de informações.

Em outras palavras, são criminosos cibernéticos profissionais.

 

Diferenças entre os termos

Em geral, as palavras "hacker" e "cracker" existem para representar os indivíduos que possuem capacidade e aptidão com computadores, contudo, para finalidades diferentes. Isso porque, enquanto os hackers criam e alteram hardwares e softwares sem a intenção de provocar qualquer tipo de destruição, os crackers aplicam todo o know how conquistado para praticar o cracking, que, em outras palavras, envolve a ‘quebra’ de determinado sistema de segurança.

Uma curiosidade é que os termos foram criados pelos próprios hackers, para evitar que fossem confundidos com pessoas mal intencionadas, que se aproveitavam do anonimato digital para praticar vandalismo.

 

Nem sempre a prática corresponde à teoria

Em se tratando da imprevisibilidade das pessoas e das inúmeras possibilidades oferecidas pelo ambiente digital, é preciso mencionar que essas regras têm também suas exceções. É válido saber que existem casos de hackers que utilizam as suas competências para adquirir informações de forma antiética, sendo que o contrário também ocorre com os crackers que, muitas vezes, podem obter determinado dado sem utilizá-lo de forma indevida.

 

Confira a seguir os termos mais comuns do universo hacker:

White Hat (Chapéu Branco)

Os usuários conhecidos como White Hat são considerados 100% seguros e confiáveis. Isso porque trabalham de forma integralmente ética e em prol da segurança de uma empresa. Na maior parte das vezes, ocupam cargos relacionados à informática.

 

Black Hat (Chapéu Preto)

Os Black Hat são tidos como criminosos cibernéticos, praticam ações inconstitucionais, maliciosas e antiéticas. Invadem sites, sistemas e roubam dados e informações confidenciais de pessoas físicas e jurídicas para conseguir lucros. São usuários interessados na prática de roubos e na quebra de sistemas.

 

Gray Hat (Chapéu Cinza)

Os Gray Hat são tipos de hackers que possuem objetivos semelhantes com os White Hat, mas que não são confiáveis porque, de acordo com o universo hacker, têm ações questionáveis.

 

Enfim, gostou de descobrir, de maneira didática, a diferença entre hackers e crackers? Se esse artigo foi útil para você, compartilhe essas informações nas suas redes sociais para que mais pessoas possam acessá-las.

No mais, continue de olho no blog da CodeBit. Em breve, teremos novas atualizações sobre o universo digital por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos