/// Educação

Qual o impacto das TICs na educação?

Para entender o que são as TICS e como elas impactam no cenário educacional. Siga com a leitura e confira!

Data de Publicação: 11/02/2022

Sem dúvidas, a tecnologia em sala de aula, realmente, veio para ficar. Se até pouco tempo atrás, a aplicação dos recursos tecnológicos não passava de uma projeção para um futuro distante, o fato é que ela foi intensificada por conta da urgência da continuidade do aprendizado durante a pandemia e o consequente isolamento social e, atualmente, os gadgets estão mais do que estabelecidos na rotina dos alunos e dos professores.

Diante desse cenário, é fundamental que os profissionais da área da educação conheçam as tecnologias e compreendam seus conceitos e suas aplicações para que tanto o aprendizado quanto o contato com o universo digital sejam proveitosos.

Pensando nisso, a equipe do Codeblog preparou um artigo informativo para revelar o que são as TICS e como elas impactam no cenário educacional. Siga com a leitura e confira:

 

Afinal, o que são TICs?

Em resumo, TIC é uma abreviação de “Tecnologia da Informação e Comunicação”.

Na prática, a sigla envolve um conjunto de recursos tecnológicos integrados que, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, proporciona a automação e a comunicação entre processos.

Muito presentes no cotidiano atual, as TICs estão incluídas em várias esferas da sociedade, como a corporativa, a social e a educacional.

Se você tem um endereço de e-mail, usa algum app de mensagem instantânea, tem um smartphone, um notebook, ou, até mesmo, acessa o YouTube para assistir aos seus vídeos favoritos, já pode se considerar um adepto das TICs.

Essas soluções são desenvolvidas para sanar as dores e são elas as responsáveis pelas ferramentas específicas de cada área da sociedade, automação para a indústria, gestão no comércio e segurança nos trâmites financeiros.

No contexto educacional, as tecnologias atuam como grandes potencializadoras do processo de aprendizagem, auxiliam na personalização do ensino, contribuem para o gerenciamento de turmas e asseguram mais assertividade na gestão das escolas.

Quer saber como? Siga com a gente!

 

O impacto das TICs na educação

Indubitavelmente, as TICs influenciam positivamente na qualidade do ensino, uma vez que as tecnologias multiplicam as possibilidades de pesquisa para os alunos e contribuem para um processo de aprendizagem mais ativo e engajado.

Contudo, é necessário destacar que, ao contrário do que muitos acreditam, a implementação desses recursos em sala de aula não dispensa, de forma alguma, o papel e a autonomia dos professores. Esses profissionais continuam sendo agentes indispensáveis para a promoção do conhecimento. Eles apenas deixam de ser os únicos detentores e transmissores das informações e começam a atuar como organizadores e curadores de dados, a partir do oferecimento de meios e recursos propulsores do diálogo, da reflexão e da participação crítica.

Com a chegada da pandemia, as TICs revelaram a sua importância no processo educacional e comprovaram o quanto podem colaborar para a democratização do ensino com a superação de barreiras territoriais e econômicas.

 

Exemplos de TICs na educação

1. Ferramentas de comunicação

Muito presentes no dia a dia da sociedade conectada, essas ferramentas visam facilitar a comunicação entre as pessoas, tornar as conversas mais ágeis e possibilitar a comunicação em grupos.

Entre os exemplos mais comuns, podemos citar o e-mail, os apps de mensagens instantâneas e as redes sociais.

 

2. Ferramentas de trabalho

As ferramentas de trabalho envolvem qualquer app ou programa que auxiliem na organização de arquivos ou na realização de tarefas.

Em resumo, são tecnologias que substituem objetos físicos como os cadernos e os fichários e tornam o desenvolvimento das atividades mais eficiente, como as ferramentas de edição de textos e as de armazenamento, presentes na computação em nuvem.

 

3. Ferramentas de experimentação

Dentro do processo de aprendizagem, essas soluções colocam o aluno como protagonista, permitindo que ele desenvolva projetos e coloque em prática seu aprendizado por meio da tecnologia.

Laboratórios de informática, plataformas de programação e softwares de produção audiovisual são alguns exemplos de TICs de experimentação.

 

4. Objetos digitais de aprendizagem

Também conhecidos pela sigla ODA, os Objetos Digitais de Aprendizagem são recursos digitais que auxiliam a prática pedagógica e permitem que a matéria seja tratada de maneira mais dinâmica. Entre os exemplos mais comuns estão: jogos ou plataformas gamificadas, livros digitais, videoaulas e animações no geral.

 

As vantagens das TICs na educação

2867Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe que as TICs influenciam todo o processo educacional e atuam positivamente na troca de informações e no estímulo da aprendizagem. Além de tornar os alunos mais engajados com as atividades propostas, essas tecnologias também “equipam” os professores com ferramentas capazes de potencializar as suas habilidades de ensinar.

Em resumo, entre as inúmeras vantagens proporcionadas por essas soluções, separamos algumas principais.

  • Personalização do ensino e acompanhamento individualizado.
  • Mais autonomia aos estudantes.
  • Promoção de um processo de aprendizagem mais ativo.
  • Incentivo ao trabalho em equipe.
  • Atividades mais colaborativas e interativas.
  • Aprendizado mais dinâmico.
  • Rompimento de barreiras territoriais.
  • Acesso universal à educação.

 

Conclusão

Se você leu esse artigo até o final, provavelmente, notou que o impacto, bem como os benefícios promovidos pelas TICs na educação são imensuráveis. Por esses e tantos outros motivos, é essencial que todos os agentes educacionais as conheçam e busquem formas de inseri-las na educação.

Concluindo, se você achou esse artigo interessante, aproveite para compartilhar essas informações em suas redes sociais e deixar mais pessoas informadas sobre a importância das TICs no cenário educacional.

No mais, continue de olho no Blog da Codebit e não perca nenhuma atualidade sobre o universo tecnológico.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos