/// Terceiro Setor

Qual a importância da tecnologia nas tradições religiosas?

A tecnologia aproximar os fiéis das igrejas e estreita os laços entre os seres humanos e a espiritualidade. Saiba mais!

Data de Publicação: 09/03/2022

Presente em grande parte do cotidiano da sociedade, o avanço tecnológico contribui para a simplificação das relações, dos processos de compra e do acesso à informação. Além disso, rompe barreiras geográficas e auxilia nas questões sustentáveis.

E, não para por aí. A praticidade promovida pelos processos tecnológicos foi capaz, até mesmo, de aproximar os fiéis das igrejas e estreitar os laços entre os seres humanos e a espiritualidade de forma geral.

No cenário ‘pós-pandêmico’ a inclusão da digitalização nas comunidades religiosas deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade. Afinal, o isolamento social levou muitas instituições a fecharem as portas, e os recursos digitais foram fundamentais para que as congregações não interrompessem suas atividades.

Mesmo assim, vários líderes ainda são resistentes em relação à adoção da tecnologia no cotidiano das igrejas e se recusam a aceitar o fato incontestável de que ela aproxima pessoas, promove o aumento da interatividade, proporciona eficiência na gestão e impulsiona o alcance das palavras e dos ensinamentos sagrados. Em vista disso, disponibilizamos alguns esclarecimentos que, certamente, auxiliarão na quebra de tabus e na mudança de visões mais radicais.

Quer descobrir como os avanços tecnológicos impactam o universo religioso? Então siga com a leitura e descubra, no CodeBlog, cinco fatores que comprovam a importância da digitalização nas tradições religiosas.

 

1. A tecnologia aproxima as pessoas

Com certeza, com a chegada do novo corona vírus e o longo isolamento social provocado pela pandemia, as comunidades religiosas compreenderam a importância da presença digital para manutenção das atividades entre os fiéis.

Em um momento de crise e incertezas, muitos perderam entes queridos, outros perderam seus empregos e sua estabilidade e, a maioria sentiu falta do convívio social. Todos precisaram encontrar algo para se apegar e direcionar a sua fé. Para isso, buscaram sites e aplicativos que permitiram a interação com a sua comunidade local, além do diálogo com pessoas que discursavam sobre os ensinamentos do evangelho.

 

2. A tecnologia contribuiu para o aumento da interatividade

Com o suporte tecnológico, uma igreja pode interagir com seus integrantes não apenas nos dias de culto, mas em qualquer momento que seja viável. Já, sem os recursos digitais, os fiéis teriam que aguardar o dia exato de uma celebração para fazerem um pedido de oração, por exemplo.

Por outro lado, a partir de uma plataforma como site ou aplicativo, é possível fazer reuniões on-line e garantir mais proximidade entre a comunidade.

Nesse contexto, um dos recursos muito utilizados nos últimos tempos têm sido os cultos ao vivo, geralmente feitos por chamada de vídeo, que possibilitam a interação entre os membros por meio de comentários e reações.

 

3. Atua como um reforço para a comunicação

A tecnologia garantiu que as informações chegassem até nós em uma velocidade, até então, inimaginável. No cenário religioso, as igrejas não só podem, como devem aproveitar esse novo tipo de configuração social para alcançar um grande volume de pessoas e transmitir a mensagem do evangelho. Para isso, possibilidades não faltam. É permitido compartilhar a fé a partir de redes sociais, sites, aplicativos, podcasts, blog e muito mais.

O único adendo é a necessidade de compreender as particularidades de cada canal para segmentar os conteúdos de acordo com o público-alvo presente.

As redes sociais, por exemplo, são excelentes meios para atrair pessoas que ainda não conhecem a fundo os conceitos de determinada comunidade religiosa. Já, os aplicativos são mais voltados à comunicação com os membros e a construção de relações mais sólidas.

 

4. A tecnologia auxilia na eficiência da gestão

Em um mundo cada vez mais conectado, as plataformas digitais disponibilizam dados sociais e financeiros de forma muito mais prática e organizada.

Uma igreja com 300 membros, por exemplo, que solicita que todos preencham uma ficha cadastral quando chegarem à congregação e informem o seu nome completo, data de nascimento, endereço, data de conversão e outros dados necessários, para depois armazená-los em uma arquivo físico, provavelmente, terá muito trabalho na hora em que precisar buscar por um cadastro específico.

Em contrapartida, uma comunidade religiosa que utiliza um sistema digital pode criar um banco de dados completo e assertivo e utilizá-lo para segmentar os seus membros, de acordo com uma série de critérios. Assim, fica muito mais fácil conhecer os perfis das pessoas que compõem a membresía e atender melhor às suas necessidades.

 

5. A tecnologia é uma grande aliada para o crescimento de uma igreja

Por fim, mas não menos importante, ao contribuir para a difusão da mensagem do evangelho em larga escala e para a manutenção dos relacionamentos à distância, a tecnologia atua como um recurso valioso para o crescimento e o desenvolvimento de uma entidade religiosa.

De fato, ao adotar os recursos digitais adequados, é possível promover o crescimento estratégico de uma congregação, não apenas em quantidade, mas também em qualidade.

 

Esperamos que você tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil para a sua compreensão sobre o impacto da tecnologia nas tradições religiosas.

 

Se você deseja descomplicar os processos da sua instituição, otimizar as tarefas e decolar o alcance dos seus projetos, clique aqui. Entre em contato com os especialistas da CodeBit e descubra todas as soluções personalizadas para atender à sua demanda.

No mais, continue de olho no Codeblog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

 

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos