/// Educação

Qual o papel da tecnologia na educação?

A tecnologia tem se tornado uma pauta muito debatida no ambiente educacional, sobre como os recursos agem no ensino e na potencialização da aprendizagem. Saiba mais!

Data de Publicação: 02/02/2022

Com os avanços tecnológicos cada vez mais presentes na sociedade, é fato que a tecnologia tem se tornado uma pauta muito debatida nos mais diversos ambientes, inclusive, no educacional, visto que muito ainda se discute sobre como os recursos agem no processo de ensino e na potencialização da aprendizagem.

Diante disso, é importante destacar que os estudantes de hoje em dia têm um perfil diferente, muito mais adaptado aos gadgets e aos dispositivos móveis.

Nesse cenário, para atrair a atenção dos alunos em fase de aprendizagem, mais do que nunca, é preciso apostar em ferramentas modernas.

Se você deseja ficar por dentro dos benefícios e descobrir qual é o verdadeiro papel da tecnologia da educação, siga com a leitura e confira o panorama geral que a equipe do Codeblog preparou para você.

 

Quais são as vantagens da aplicação da tecnologia na educação?

Definitivamente, nem mesmo a mais avançada tecnologia é capaz de substituir o papel dos professores nas escolas. Contudo, para promover o relacionamento dos alunos com a tecnologia, de maneira responsável e criativa, é necessário que os educadores atuem como intermediários entre o ambiente físico e o digital.

Entre as maiores vantagens da adoção de ferramentas tecnológicas na educação, podemos destacar:

 

  • aprendizado mais dinâmico e interativo;
  • propulsão da criatividade;
  • acesso à informação extraclasse;
  • aumento da produtividade por parte dos estudantes;
  • personalização do ensino;
  • aprendizado individualizado;
  • desenvolvimento de diferentes competências e habilidades;
  • maior preparo para o mercado de trabalho.

 

Levando em conta que a transformação digital envolve todos os âmbitos da sociedade, o momento em que vivemos pede que todos estejam devidamente capacitados para esta nova realidade.

Nesse contexto, os alunos precisarão passar por transformações nas práticas pedagógicas para se adequarem ao contexto social atual. E, para isso, a tecnologia é uma excelente auxiliadora.

 

O papel da tecnologia na educação

Depois de conhecer as maiores vantagens oferecidas pela aplicação de recursos tecnológicos nas técnicas pedagógicas, é hora de compreender melhor o papel da tecnologia no ambiente educacional. Confira abaixo:

Tornar o ensino mais atrativo para os alunos

Um dos vários propósitos da tecnologia em sala de aula é tornar o processo de aprendizado mais atrativo para os alunos, a partir da gamificação e da utilização de aplicativos e plataformas digitais.

Isso porque, como a nova geração já nasceu inserida no universo digital, é importante criar processos mais estimulantes, instigantes e desafiadores para despertar o interesse dos estudantes.

Isso não quer dizer que os livros e os materiais físicos devam ser exterminados, muito pelo contrário, o interessante é, justamente, investir em técnicas que propulsionam o interesse dos alunos pelas disciplinas propostas no currículo escolar.

 

Aproximar os estudantes do conteúdo apresentado

Além de promover uma forma de ensino mais atrativa, a tecnologia na educação também atua na aproximação dos estudantes com o conteúdo lecionado.

Assim, a partir de plataformas digitais que disponibilizam textos, vídeos e avaliações, realizadas por meio de um celular ou de um computador, os alunos se verão diante de outros tipos de experiências no processo ensino aprendizagem.

Dessa forma, é incontestável que essas ferramentas aumentam consideravelmente o engajamento com os compromissos escolares, visto que as crianças e os adolescentes têm, naturalmente, interesse e curiosidade por instrumentos tecnológicos.

 

Simplificar o trabalho dos professores

Para ajudar no dinamismo e na compreensão dos conteúdos apresentados, os recursos tecnológicos, como as próprias mídias sociais, são excelentes aliados.

Sem dúvidas, com o suporte das ferramentas sociais, os professores conseguem estimular a aprendizagem dos estudantes de maneira mais simples. Assim, fica muito mais fácil manter uma turma engajada e comprometida com os estudos, não apenas no ambiente escolar, como também dentro de suas casas.

 

Mais suporte na preparação para o vestibular

Por fim, mas não menos importante, a tecnologia na educação também é uma grande aliada na fase mais desafiadora da vida escolar: as avaliações dos vestibulares.

Com tantos conteúdos disponíveis no meio on-line, não é tarefa difícil buscar por blogs, vídeos explicativos ou canais de podcasts informativos que possam reforçar as atividades apresentadas em sala de aula e auxiliar os estudantes no estudo e no preparo para as provas.

 

Enfim, gostou de descobrir qual o papel da tecnologia na educação? Se esse artigo foi interessante para você, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais. Com certeza, essas informações podem ser úteis para muitos professores, estudantes e pais de alunos. No mais, continue de olho no blog da Codebit. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos