5 inovações tecnológicas que estão ajudando o Brasil a avançar em sustentabilidade
Em meio a retrocessos legislativos, como o PL da Devastação, Green Techs mostram que é possível conciliar desenvolvimento e preservação ambiental
https://www.codewall.com.br/
O debate sobre tempo de tela não se limita ao universo familiar. A Lei nº 15.100/2025, por exemplo, restringe o uso de celulares durante aulas, recreios e intervalos em escolas brasileiras. A medida tem, como um dos principais objetivos, desviar o foco dos estudantes das telas, conduzindo-os a uma aprendizagem mais humana e produtiva, resultante da interatividade direta entre professores e colegas. Além de incentivar a convivência presencial, a atenção plena nas aulas e o uso mais consciente da tecnologia, a inibição ao uso do celular nas instituições educacionais promove maior proteção à saúde mental, emocional e até social das crianças e dos adolescentes.
Experiências em instituições de ensino que já aplicaram a norma apontam avanços significativos: alunos mais engajados, melhora na qualidade das relações sociais, redução de episódios de cyberbullying, aumento na concentração e melhores resultados no processo ensino-aprendizagem. Ao restringir o uso excessivo de telas no ambiente educacional, a escola assume seu papel no desenvolvimento de hábitos digitais mais saudáveis, ampliando, com isso, o impacto positivo dessa disciplina para toda a comunidade escolar.
A construção de uma cultura de uso equilibrado da tecnologia, portanto, depende do engajamento de todos: famílias, escolas, organizações e o poder público. É um esforço coletivo por uma internet mais segura e uma vida digital com propósito.
O caminho para o uso saudável da internet passa pela criação de rotinas equilibradas, pela educação digital nas escolas e famílias, pela transparência das plataformas e pela participação ativa da sociedade civil. É fundamental o desenvolvimento e o uso de tecnologias que priorizem o bem-estar do usuário.
Ferramentas como o CodeWall fazem parte dessa jornada. Embora não substituam o papel fundamental da família e da escola no quesito educacional, oferecem um suporte robusto, criando um ambiente digital mais seguro e alinhado às necessidades da vida real. O CodeWall possibilita controle eficiente e simples, diretamente na fonte da conexão, sem burocracias.
Proteger crianças e adolescentes na internet é, acima de tudo, um desafio coletivo. O tempo de tela ideal varia conforme a idade, mas o consenso entre especialistas é claro: é necessário equilibrar o acesso digital com a convivência familiar, saúde mental, aprendizado e segurança.
A tecnologia não é a vilã, mas precisa ser usada com responsabilidade. Para quem deseja educar, proteger e incluir de forma consciente, o CodeWall representa um passo importante. Uma ferramenta que vale a pena conhecer.