Deepfake: A IA como ameaça à segurança digital
O aumento do risco global de deepfakes fez acender o sinal de alerta das empresas
Lumu - empresa de segurança tecnológica, os pequenos negócios têm se tornado alvos frequentes dos cibercriminosos. Isso ocorre, principalmente, porque enquanto as grandes organizações já vêm adotando medidas para evitar as ações criminosas, a maior parte das startups ainda apresentam um nível limitado de cibersegurança, justamente por não enxergarem essa questão como uma prioridade nos seus investimentos.
Nos últimos anos, os invasores ampliaram a sua gama de operações e se prepararam para atacar vários alvos ao mesmo tempo, ao invés de executar esquemas complexos para atingir somente uma única empresa. A verdade é que organizações de todos os portes estão na mira, mas, aquelas que traçam ações preventivas têm menos chances de terem suas informações vazadas ou extraviadas.
Por esses e tantos motivos, é preciso não só considerar, como também, priorizar, estratégias de cibersegurança para a manutenção da confiabilidade e da escalabilidade do seu negócio.
Para ajudá-lo nessa missão e mostrar que é possível adotar medidas preventivas sem a necessidade de grandes esforços ou investimentos, separamos algumas dicas simples para você dar os primeiros passos rumo a processos mais seguros.
Confira abaixo, no Codeblog!
Recentemente, um relatório da Intel apontou que 43% da perda de dados em empresas ocorre por falhas de colaboradores internos que, por descuido, concedem aos criminosos o acesso às suas redes.
Existem várias possibilidades de um funcionário contribuir para um ataque. Ele pode, por exemplo, esquecer seu tablet em um local perigoso, abrir e-mails fraudulentos, acessar sites suspeitos e muito mais. Por isso, para evitar as ameaças internas, o primeiro passo é investir em um treinamento de cibersegurança capaz de apresentar à equipe as melhores práticas para manter a proteção do ambiente.
É extremamente importante agir com antecedência e identificar quais são os riscos capazes de comprometer a segurança das redes, dos sistemas e dos dados do seu negócio. Assim, fica muito mais fácil buscar estratégias assertivas para eliminar as lacunas de segurança.
Comece examinando onde e como as informações são armazenadas e quem pode acessá-las. Depois, procure mensurar os níveis de riscos dos possíveis eventos e como as violações podem afetar a sua empresa. Por fim, use todas as informações coletadas para desenvolver ou refinar a sua estratégia de segurança.
Procure analisar e revisar as medidas de maneira constante. Afinal, todos os dias surgem novas atualizações e, consequentemente, novas ameaças digitais.
Qualquer empresa que dependa dos recursos tecnológicos para manter a sua operação precisa de um software antivírus capaz de proteger todos os equipamentos e dispositivos de vírus, ransomware, golpes de phishing, spyware, endpoints, malware e vazamento de dados. Além disso, é importante que essa solução não seja limitada apenas à proteção das informações, mas que opere também no monitoramento e na “limpeza” dos computadores.
O software que você utiliza na realização das tarefas e dos processos internos deve, obrigatoriamente, estar devidamente atualizado. É importante levar em conta que as atualizações, por mais inconvenientes que pareçam, são desenvolvidas para tornar os sistemas ainda mais funcionais e adicionar algumas correções, que fecham as lacunas de codificação que são utilizadas pelos hackers para concretizar as suas invasões.
Por mais óbvia que essa dica pareça, a verdade é que muitas empresas ainda não realizam o backup periódico dos arquivos e elevam as chances de perderem todos os seus dados em casos de ataques cibernéticos, comprometendo a sua reputação com os clientes e, até mesmo, o desenvolvimento das suas atividades.
Para evitar que esse desastre aconteça, aposte em um programa de backup capaz de copiar os arquivos de maneira automática e realizar o armazenamento. Assim, caso sofra um ataque, a sua organização poderá restaurar todos os arquivos por meio dos backups. Também é indicado escolher um programa que permita o agendamento ou a automatização desse processo, para tornar tudo mais prático.
Não se esqueça de armazenar as cópias dos backups offline para que eles não sejam criptografados ou fiquem inacessíveis caso o sistema sofra um ataque de ransomware.
Quer ter acesso a serviços e soluções personalizadas para garantir a segurança da sua startup? Conte com o time de especialistas da Codebit! Nós trabalhamos com parceiros internacionais e utilizamos recursos ultra tecnológicos para garantir total proteção aos seus processos internos e assegurar a confiabilidade dos seus negócios.
Clique aqui, acesse o site e saiba mais!
No mais, continue de olho no Codeblog. Em breve, teremos novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!