Tido como um movimento mundial que alia a lucratividade com a consciência socioambiental, a proposta do sistema B é fazer com que as empresas adeptas utilizem seu poder de mercado e voltem seus produtos e serviços oferecidos às soluções de conflitos sociais e ambientais.
Em resumo, o conceito visa a uma economia capaz de criar valor, não só para as companhias, mas também para a comunidade e o meio ambiente. Muito além dos lucros, o sistema B preza pelo bem-estar das pessoas e da sociedade.
Para assegurar um olhar mais estratégico a respeito das aplicações do Sistema B, é preciso, antes de mais nada, compreender melhor os seus benefícios. Siga com a leitura e confira no Codeblog o que é o conceito, como obter a certificação e os maiores benefícios oferecidos.
O que é Sistema B?
O Sistema B é um conceito que tem como princípio mudar a lógica da economia atual. Nesse contexto, qualquer empresa que queira pode adentrar ao movimento, desde que se comprometa a ter altos padrões de transparência e a contribuir com ações positivas relacionadas à sociedade e ao meio ambiente.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as companhias B Corp também buscam o lucro, mas não a qualquer custo,por isso, abandonam as práticas que provocam impactos negativos. O projeto foi criado nos Estados Unidos, em 2006, por três empreendedores que, após venderem sua empresa de artigos esportivos, perceberam que as práticas de impacto social e ambiental adotadas durante a gestão não haviam sido levadas em conta na transação nem mantidas pelos novos donos.
Diante da situação, os empresários refletiram sobre a relevância das ações sociais e ambientais envolvidas nas negociações comerciais e, então, passaram a buscar meios para criar uma metodologia com métricas que mensurassem os resultados positivos de uma empresa. Com o passar do tempo, o movimento foi ganhando força e se expandindo, até que chegou ao Brasil, em 2012.
Em geral, uma empresa B atua em conformidade com valores relacionados ao cuidado, à inovação, à diversidade e à mutualidade para conectar seus negócios com o desenvolvimento das comunidades, redução da pobreza, questões climáticas etc, preservar o ecossistema e, ao mesmo tempo, prosperar financeiramente.
Como é feita a certificação?
A certificação de uma empresa B ou B Corp é feita pelo Conselho Consultivo de Normas e pelo Conselho de Administração da BLab.
Antes de tudo, os órgãos realizam uma análise profunda das práticas empresariais para verificar a relação das companhias com os colaboradores, comunidade, meio ambiente, governo e fornecedores.
Além disso, para se tornar B Corp, é preciso realizar a avaliação de impacto B (Avaliação B ou AIB). Geralmente, a análise varia de acordo com o número de funcionários, setor e localização de operação primária.
Após a finalização da verificação, é emitido um Relatório de Impacto B, junto com uma nota geral. Para garantir a certificação, é necessário obter, pelo menos, 80 pontos em todas as áreas.
Logo após, é feita uma revisão geral da avaliação B, junto com um membro da equipe B Lab, para pontuar e alinhar as questões que não foram totalmente compreendidas, além de reforçar as melhores práticas da companhia.
Posteriormente, a empresa responde ao Questionário de Divulgação, documento que analisa os impactos negativos, como multas e sanções aplicadas à organização ou aos seus parceiros. Depois de completada a Avaliação de Impacto B e o Questionário de Divulgação, a companhia envia a avaliação para a Verificação.
Após conclusão dos processos citados acima, a empresa passa por outras análises até a oficialização da certificação. São elas:
análise de elegibilidade inicial – em que são verificados as respostas da Avaliação de Impacto B e os devidos comportamentos necessários para certificação;
preparação para verificação: Preparo da documentação necessária para reforçar as respostas informadas na avaliação;
revisão de antecedentes;
revisão presencial; divulgação do Relatório de Impacto B pela internet através do site www.bcorporation.net;
modificação de estatutos;
pagamento da taxa anual de certificação;
obtenção da Certificação B.
As maiores vantagens do sistema B
1. Liderança Global
As empresas com certificação B Corp se tornam verdadeiras lideranças do novo modelo econômico e, assim, conquistam autoridade nos seus segmentos e conseguem inspirar muitas outras companhias.
2. Sustentabilidade
As empresas B Corp contribuem na busca e na conquista dos objetivos relacionados ao desenvolvimento sustentável.
3. Notoriedade
Sem dúvidas, com a certificação, fica muito mais fácil atrair investidores conectados à economia solidária. Além disso, as companhias B Corp participam de campanhas específicas que, além de contribuírem para construção de novos relacionamentos, ainda auxiliam no alcance e na notoriedade de uma marca.
#Você Sabia? A CodeBit é B Corp!
Nós, da CodeBit, integramos o grupo das empresas brasileiras com certificação B-Corp.
Acreditamos que a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Por isso, nos tornamos fornecedores de soluções para startups, fundações empresariais, universidades, organizações do terceiro setor e iniciativas de projetos com cunho social.
Nesse contexto, compartilhamos experiências e utilizamos ferramentas tecnológicas para viabilizar um conjunto de iniciativas que propulsionam a educação, a saúde e o conhecimento para todos os setores da sociedade.
Para saber mais sobre a atuação da Codebit, clique aqui.
No mais, continue de olho no blog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço!