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Sistema B: a certificação para o desenvolvimento sustentável

As Empresas B reconhecem que práticas e ações podem ser realmente eficazes, fortalecendo uma postura transparente e sustentável nos negócios. Entenda mais!

Data de Publicação: 21/11/2022

A CodeBit, assim como outras organizações ao redor do mundo, é certificada como empresas B e têm o compromisso de promover uma verdadeira transformação sustentável no cenário corporativo e na economia em geral.

 

De uns tempos para cá, os perfis e os comportamentos de consumo da sociedade mudaram. Atualmente, as pessoas preferem comprar produtos ou solicitar serviços de organizações que voltem seus olhares e suas ações aos impactos ambientais e sociais. Inclusive, é por conta dessa tendência que a pauta ESG tem marcado, cada vez mais, presença no mundo dos negócios.

Segundo pesquisa realizada em 2019 pela Union + (agência norte-americana), 87% dos consumidores brasileiros escolhem empresas sustentáveis.

Por esses e tantos outros motivos, falar sobre o Sistema B é tão importante, até porque a missão desse movimento global é engajar empresas para estabelecer o desenvolvimento sustentável por meio de uma certificação. Em poucas palavras, para se tornar uma empresa B existem vários critérios, mas, em geral, é preciso comprovar a responsabilidade do empreendimento com as questões socioambientais.

 

Quer descobrir mais a fundo o que é o Sistema B, como se tornar uma empresa B e quais são os maiores benefícios? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do blog da CodeBit preparou para você!

 

O que é o Sistema B?

O Sistema B representa um movimento global de empresas que voltam as suas ações para a construção de uma economia mais inclusiva e igualitária. Nesse sentido, a letra B significa “benefit corporation”.

Os fundadores do Sistema B são os americanos Jay Cohen e Bart Houlahan, os mesmos da AND 1 - empresa de acessórios de basquete que, assim como qualquer outra, também tinha o propósito de lucrar, mas, além disso, buscava oferecer melhores experiências aos seus colaboradores.

Na AND 1, os funcionários dispunham de diversos benefícios que foram, pouco a pouco, sendo eliminados depois que a empresa foi vendida.

Cohen e Houlahan ficaram absolutamente frustrados quando perceberam que a organização que haviam criado, dentro de um modelo totalmente diferenciado, havia se tornado apenas mais uma, sem qualquer proposta de transformação social. Em vista disso, nesse momento, resolveram agir.

Pouco tempo depois, iniciaram uma mobilização para propulsar o comprometimento de empresas privadas com os benefícios sociais e a transformação do mundo. Depois de muita história, esse movimento se consolidou como Sistema B.

 

O Sistema B no Brasil

Como o movimento foi criado nos EUA, é natural que ele tenha chegado em terras tupiniquins depois de certo tempo. A boa notícia é que o Sistema B vem crescendo de forma acelerada por aqui. Atualmente, centenas de organizações já contam com a certificação, como a CodeBit, a Natura, a Insecta, a Mãe Terra, o Programa Vivenda, entre outras.

 

Como ser uma empresa B?

Agora que você já sabe, no geral, a história e o propósito do movimento, deve estar se perguntando: “mas como fazer parte?” Certo? Antes de responder a essa dúvida, é importante destacar que o Sistema B aceita a integração de empresas dos mais variados tamanhos e segmentos, desde que tenham como missão a busca pela resolução de problemas sociais e/ou ambientais por meio de seus negócios e gerem impactos positivos.

Nesse cenário, o lucro e o impacto são vistos de maneira igual. Por isso, antes de tentar a certificação, é importante analisar se a realidade da empresa é adequada ao propósito do projeto, e identificar a aptidão da organização para a Avaliação de Impacto B.

Por conta da seriedade da certificação, o processo é extremamente criterioso e solicita que as empresas respondam 200 questões a respeito dos seus processos de gestão, relação e acordos com fornecedores, políticas com colaboradores, práticas internas voltadas à logística e muito mais. Além disso, é necessário que todas as ações citadas sejam comprovadas.

O questionário é adaptado de acordo com o porte e com o segmento das organizações.

Contudo, não basta apenas conquistar a certificação B. Também é preciso mantê-la, e, para isso, é necessário que a empresa atualize a sua avaliação a cada dois anos, fornecendo documentação adicional e atingindo, pelo menos, 80 pontos na avaliação.

Todo esse processo é de suma importância, já que garante que as empresas certificadas realmente estejam alinhadas com os critérios estabelecidos.

Para mais informações, clique aqui e acesse o site do Sistema B Brasil.

 

Quais as vantagens oferecidas pelo Sistema B?

Extremamente vantajoso para a imagem de uma organização, a certificação como Empresa B reconhece que as práticas a ações adotadas são realmente eficazes, fortalecendo a postura transparente e sustentável dos negócios.

Além disso, quando uma empresa passa a integrar a rede de empresas B, amplia as possibilidades de troca de experiência e as chances de observar de perto como algumas práticas são capazes de garantir bons resultados aos negócios.

Outro ponto positivo é o networking estratégico, que permite que os gestores tenham contato com líderes focados em tornar as suas empresas melhores para o mundo todo.

No geral, as empresas B atraem mais clientes, investidores e colaboradores, por conta da sua imagem positiva, garantem mais transparência nos processos internos e transmitem mais credibilidade e confiabilidade ao público.

 

Para ser uma empresa B, é necessário promover e reforçar a responsabilidade social do seu negócio!

 

O maior requisito para conquistar a certificação de empresa B é realmente manifestar o impacto positivo que é gerado pela sua marca. Afinal, esse sistema analisa as boas práticas dentro das organizações certificadas, bem como os níveis de engajamento em questões sociais, ambientais e corporativas.

Por isso, o primeiro passo para se tornar uma empresa B é realmente refletir sobre as políticas, a cultura e a realidade interna geral do negócio. Feito isso, é necessário começar a estabelecer metas para promover ambientes favoráveis para o desenvolvimento de novos modelos de negócios, capazes de entregar produtos e serviços que tragam não apenas lucros, mas também resultem em benefícios para toda a população.

 

ESG: a sigla fundamental

Por fim, mas não menos importante, levar o ESG a sério é um passo imprescindível para gerar impacto positivo na sociedade.

Essas três letrinhas “mágicas” são a sigla para Environmental, Social e Governance, traduzido para o português como Ambiental, Social e Governança.

O termo surgiu em 2005, em um relatório emitido pela ONU - Organização das Nações Unidas - e elaborado depois do estabelecimento de um Pacto Global.

O relatório em questão destacou que negócios rentáveis e sustentáveis são aqueles que investem em fatores ambientais, sociais e de governança.

Além disso, o próprio site do Sistema B Brasil, apresenta os 4 atributos essenciais de uma empresa B. São eles:

  • ter um propósito forte;
  • incorporar as cláusulas B;
  • comprometimento com a melhora contínua;
  • atuar com interdependências.

 

Clique aqui para saber mais sobre as condições.

 

Nós, da CodeBit, fazemos parte do grupo de mais de 2000 companhias mundiais que aderiram ao sistema B.

Isso indica que a nossa organização atende aos mais altos padrões de impacto socioambiental e está apta para semear a progressão igualitária da sustentabilidade.

Nosso compromisso diário é identificar e solucionar problemas socioambientais, além de cumprir todos padrões mensuráveis de desempenho social e ambiental, bem como transparência pública e responsabilidade legal.

Se esse artigo foi interessante para você, clique aqui e descubra as Vantagens de ser parceiro de uma empresa B!

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos novidades por aqui. Um grande abraço e até o próximo post!

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