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Primeiros passos para criar uma startup

Sem dúvidas, a transformação digital impactou diretamente os negócios voltados à inovação e à tecnologia.

Data de Publicação: 24/07/2023

Sem dúvidas, a transformação digital impactou diretamente os negócios voltados à inovação e à tecnologia. Exemplo disso é o próprio cenário das startups, que experimentou um crescimento significativo em investimentos desde 2021, e, desde então, vem se consolidando como um mercado promissor.

Contudo, por mais que as startups tenham ganhado destaque nos últimos anos, a verdade é que não existe uma fórmula mágica para o sucesso.

Mas, calma! Ainda assim, é possível refletir sobre o assunto e estabelecer práticas capazes de ajudar uma empresa a se desenvolver dentro desse modelo de negócios.

Se você está pensando em abrir uma startup ou deseja obter mais informações sobre o assunto, veio ao lugar certo.

Continue lendo e descubra, no artigo preparado pela equipe do CodeBlog, alguns dos passos essenciais para criar uma startup.

Afinal, o que é uma Startup?

Vamos começar contando uma breve história.
As primeiras startups surgiram nos EUA, no final da década de 90 e início dos anos 2000. Esse período foi marcado pela primeira grande bolha da internet e, consequentemente, pelo aparecimento de ideias e propostas de negócios inovadoras. Por isso, diversos projetos receberam altos investimentos para que pudessem ser idealizados.

Resumidamente, as startups envolvem negócios escaláveis, em fase de desenvolvimento, focados em inovação e capazes de atingir crescimento e aceitação de maneira rápida, em grande escala.

Os requisitos de uma startup

Para que uma empresa possa ser chamada de startup, existem algumas condições básicas:

1. Estar em fase inicial.

2. Oferecer uma solução inovadora e repetível (produto ou serviço).

3. Ter a capacidade de ser escalável, mesmo em cenários incertos ou desafiadores.

Guia básico para criar uma startup

Estude o mercado

Partindo do princípio que o sucesso de uma startup depende primordialmente de uma ideia inovadora, é essencial conhecer o mercado potencial e identificar o público-alvo, suas dores, necessidades e particularidades.

Avalie a viabilidade do negócio

Não basta oferecer uma solução inovadora. Ela também precisa ser viável e atender aos interesses do público.
Para garantir que os produtos e serviços oferecidos sejam relevantes, a melhor estratégia é apostar na realização do MVP (Produto Mínimo Viável).
Na prática, essa é uma versão simplificada de um produto ou serviço, desenvolvida para atender às necessidades básicas dos usuários, obter feedback e aprender com a experiência real de uso.
Com ele, é possível compreender como o cliente lida com a sua proposta e, principalmente, identificar se realmente há aderência.

Valide as hipóteses no mercado

É natural que as ideias surjam em determinado formato e, com o tempo, passem por modificações e otimizações para atender às necessidades dos clientes. Para garantir que as suas propostas se mantenham relevantes, é fundamental estabelecer testes contínuos e ajustar todos os pontos necessários, para que a solução possa ser desenvolvida da melhor maneira.

Defina a estratégia e os objetivos

Antes de colocar a mão na massa, é fundamental estruturar um planejamento prévio e definir as estratégias para atingir os objetivos a curto, médio e longo prazo. Também é importante definir metas mensuráveis e, principalmente, atingíveis.

Tenha um valuation

Crucial para qualquer startup em busca de investimentos, o valuation é uma avaliação do valor de uma empresa, realizada a partir de diversos fatores como desempenho financeiro, perspectivas de expansão, potencial de crescimento, ativos tangíveis e intangíveis e muito mais.
Resumidamente, quanto maior o potencial de crescimento e menor o risco, maior será o valor atribuído.

Elabore o seu pitch

O pitch nada mais é do que uma apresentação curta de uma empresa, produto ou serviço, com o objetivo de destacar a proposta, o projeto e o seu diferencial. Geralmente, o pitch envolve o primeiro contato da empresa com um possível investidor ou cliente, por isso, atua como uma “ponte” para estabelecer futuras parceiras. É muito importante que o seu pitch seja bem elaborado e que a apresentação seja treinada de maneira prévia, para que possa transmitir, de maneira prática, dinâmica e efetiva, toda a proposta de valor da startup.

Defina o ambiente de trabalho

Além de estabelecer o tipo de produto ou serviço que você irá oferecer, é importante arquitetar o formato em que as operações irão ocorrer, bem como os equipamentos e capital humano que serão necessários.
Ou seja, é preciso colocar na ponta do lápis todos os fatores necessários para fazer a sua startup rodar.
E, sem dúvidas, o primeiro passo é definir o formato de trabalho.
A boa notícia é que, com a recente popularização dos coworkings e modelos de trabalho remoto ou híbrido, é possível começar um negócio dentro de casa ou, até mesmo, em escritórios compartilhados, reduzindo, consideravelmente, os custos iniciais.

Busque investimentos

Obter investimentos é fundamental para alcançar um crescimento rápido e sustentável para sua empresa.
Esses recursos financeiros são direcionados para ações de marketing, contratação de talentos, aquisição de equipamentos, sistemas e outras tecnologias.
Atualmente, existem diversos modelos de captação de investimento e recursos disponíveis para conectar empresas a potenciais investidores, como incubadoras e aceleradoras de startups.
Essas plataformas são excelentes oportunidades para encontrar suporte financeiro e orientação estratégica.

Cuidado com as finanças!

Assim como em qualquer modelo de negócios, controlar as finanças, monitorar as despesas e os recursos é essencial para garantir a saúde financeira e evitar surpresas desagradáveis.
Para isso, o mais indicado é buscar apoio profissional ou investir em sistemas automatizados de gestão financeira.

Saiba lidar com os processos burocráticos

Por mais que as startups integrem modelos de negócios mais enxutos em relação às empresas tradicionais, elas também demandam alguns processos burocráticos no momento da abertura. Em resumo, essas empresas precisam ser formalizadas e, no caso de alguns setores, precisam de regulamentações específicas para iniciar as suas operações.
Para evitar contratempos, é altamente recomendado buscar a orientação de um profissional jurídico para esclarecer questões como o Marco Geral das startups, a LGPD para startups e outras normas relevantes para esse tipo de empresa.
Dessa forma, além de poupar tempo com burocracias, você terá a liberdade necessária para se dedicar às demais atividades do negócio.

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No mais, continue de olho no Codeblog. Em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

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