/// Educação

Tecnologia na educação: 6 tendências para as escolas

A tecnologia se tornou essencial para a continuidade e o aprimoramento das experiências dos alunos nos processos educacionais. Saiba mais!

Data de Publicação: 14/03/2022

Se ainda havia dúvidas de que a tecnologia mudaria totalmente o contexto educacional, o cenário pandêmico contribuiu para que elas, finalmente, fossem extintas. Afinal, é fato que o isolamento social acelerou a transformação digital nos mais variados âmbitos da sociedade.

O ensino remoto, por exemplo, se mostrou uma alternativa viável no período e possibilitou a manutenção da aprendizagem dos alunos. Em conjunto, a aplicação de recursos tecnológicos se tornou essencial para a continuidade e o aprimoramento das experiências dos alunos nos processos educacionais, tanto em sala de aula, quanto à distância.

Pensando nisso, no artigo de hoje, nós, da equipe do blog da CodeBit, listamos 6 tendências que prometem marcar presença nas escolas ainda em 2022.

Siga com a leitura e confira:

 

1. O metaverso na educação

Tido como um universo digital que possibilita a realização de atividades do mundo real, como encontros com os amigos, idas ao shopping e muito mais, o metaverso é uma tecnologia que visa aproximar os usuários da realidade a partir de luvas sensoriais, óculos e outras ferramentas.

Dentro das escolas, o metaverso tende a possibilitar a criação de ambientes e, até mesmo, cidades que podem ser compartilhadas entre os alunos como realidade paralela e, assim, motivar o aumento do interesse e o engajamento dos estudantes em sala de aula.

Além disso, é importante destacar que essa solução encurta distâncias e promove acesso remoto às pessoas, aos locais e às instituições de ensino em qualquer lugar do mundo.

 

2. CryptoArt

CryptoArt nada mais é do que uma arte digital colecionável em edição limitada, registrada criptograficamente como um NFT - Token Não Tangível.

Em outras palavras, é uma espécie de selo, que impossibilita que um trabalho artístico seja reproduzido por outras pessoas e assegura a sua autenticidade, da mesma forma que ocorre com as obras físicas apresentadas em museus e galerias renomadas.

A expansão da CryptoArt fez com que inúmeros artistas passassem a produzir conteúdos com NFT.

Assim, ao adquirir uma arte digital, a pessoa tem a garantia de que está comprando um arquivo devidamente autenticado.

Embora a CryptoArt ainda tenha atuação sutil no cenário brasileiro, tudo indica que, em breve, a solução poderá revolucionar as aulas de educação artística.

 

3. Programação e robótica

Cada vez mais presentes nas tecnologias educacionais, a programação e a robótica surgem como formas de estimular a capacidade de raciocínio lógico dos estudantes. Além disso, também ajudam os alunos a solucionarem problemas de maneira mais dinâmica e interativa.

Juntas, essas ferramentas provocam nos estudantes maior curiosidade científica em disciplinas como física, matemática, engenharia etc.

 

4. Realidade aumentada

Também conhecida pela sigla RA, a Realidade Aumentada integra a tecnologia que possibilita a interação entre o mundo físico e o virtual a partir de um dispositivo.

Embora ainda esteja caminhando em passos lentos no Brasil, a RA tem se mostrado cada vez mais forte nas escolas do mundo inteiro, permitindo aos educadores otimizarem os níveis de aprendizado dos alunos com maior interatividade e engajamento em sala de aula.

Em uma aula de história, por exemplo, em que o professor apresenta as pirâmides do Antigo Egito, além de ilustrar o conteúdo com fotos e vídeos, ao recorrer à RA, ele permitirá que os estudantes apontem a câmera do celular para a apostila e visualizem os monumentos na sua frente, como se estivessem em uma visita presencial.

 

5. Redes sociais

Muito populares no cotidiano brasileiro, as redes sociais também podem ser grandes propulsoras do aprendizado.

Afinal, por meio delas, os estudantes podem acessar facilmente os conteúdos sugeridos pelos professores, além de participarem de grupos, fóruns e comunidades específicas sobre uma determinada matéria ou tema proposto.

Dentro de um ambiente virtual totalmente voltado à socialização, os professores são capazes de promover novas metodologias de ensino e transformar a dinâmica dos testes e avaliações de desempenho, por meio de diferentes canais e conteúdos educacionais.

 

6. Chatbots

Muito presentes nos e-commerces e apps direcionados às vendas, os chatbots também são boas soluções para o estímulo ao aprendizado, já que, de fato, são softwares desenvolvidos especificamente para possibilitarem a interação digitalizada, seja por meio de mensagens de texto ou de voz.

No contexto educacional, os chatbots são muito úteis para facilitarem o ensino à distância e auxiliarem os professores e os alunos no processo de aprendizagem.

Outra grande vantagem é que essa tecnologia pode ser implementada facilmente no cotidiano dos alunos e utilizada para esclarecer dúvidas, enviar e corrigir tarefas etc.

 

Conclusão

Esperamos que você tenha gostado de descobrir quais são as 6 tendências que prometem marcar presença nas escolas. Algumas muito em breve, outras, em um futuro mais distante, porém todas extremamente importantes para descomplicar o aprendizado e otimizar a absorção dos conteúdos propostos em sala de aula.

 

Se esse artigo foi interessante para você, continue de olho no CodeBlog e confira todos os posts relacionados à tecnologia, ao mercado de startups, à inovação e à educação.

Um grande abraço e até breve.

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos