/// Tecnologia

Cloud White label: o que é e quais os benefícios?

Na prática, esse é um modelo de negócio em que uma empresa adquire um produto ou um serviço já pronto, desenvolvido por outra empresa.

Data de Publicação: 29/03/2024

Cloud white label: o que é e quais os benefícios?

Por mais que não exista uma fórmula mágica que assegure aos negócios o oferecimento de produtos, serviços e soluções de qualidade aos clientes, um dos principais passos para garantir processos assertivos e de alta performance é otimizar a mão de obra, o tempo, e os recursos da equipe.

Diante desse contexto, as empresas podem contar com inúmeras tecnologias capazes de transformar o potencial das operações, como, por exemplo, o White Label, tema deste artigo.
Quer descobrir do que se trata o conceito e quais são as principais vantagens do modelo? Então, está no lugar certo!
Siga com a leitura e acompanhe o blogpost que preparamos para você.

White label: o que é?

White label, em tradução literal, significa etiqueta branca.
Na prática, esse é um modelo de negócio em que uma empresa adquire um produto ou um serviço já pronto, desenvolvido por outra empresa.
Com isso, a empresa contratante não precisa se preocupar com o desenvolvimento da solução, podendo personalizá-la e utilizá-la conforme suas necessidades.

Os provedores de produtos e serviços white label, geralmente, oferecem soluções flexíveis e adaptáveis, que podem ser facilmente ajustadas às necessidades de cada cliente.
Após a aquisição, o cliente pode utilizar a solução com sua marca aplicada.

Esse modelo de negócio tem sido amplamente utilizado em diversos setores, como produtos de consumo, vestuário, alimentício, serviços e tecnologia, incluindo softwares e plataformas.

White label: quais as principais vantagens?

Além de contribuir para o aquecimento e movimentação do mercado, a White label ainda proporciona uma série de vantagens, tanto para os fornecedores, quanto para as empresas contratantes. A seguir, listamos os principais benefícios do modelo:

Otimização de recursos:

Um dos principais benefícios proporcionados pela White Label é, sem dúvidas, a redução de custos e otimização de recursos. Afinal, as empresas contratantes não precisam arcar com altos investimentos para adquirirem as soluções. Isso ocorre porque, dentro desse modelo de negócio, o desenvolvedor dos produtos ou serviços já conta com linhas pré-definidas de produção.
Ou seja, basta fazer alguns ajustes e adaptações para garantir total alinhamento com as necessidades do cliente. A capacidade de escalabilidade torna o produto ou serviço mais barato para a venda.
Dessa forma, o comprador garante mais economia, tanto em relação aos recursos financeiros quanto em relação à mão de obra e ao capital humano.
Em suma, adquire uma solução pronta, que não demanda muitas manutenções, correções ou atualizações.

Todos ganham

Um dos pontos mais interessantes da modalidade white label é que ela é benéfica para todas as pontas do mercado.
Afinal, enquanto as empresas criam soluções adaptáveis e altamente escaláveis, os clientes têm acesso a produtos e serviços prontos para utilização, libertando-se das preocupações relacionadas aos trâmites e burocracias que envolvem todo o processo de desenvolvimento.
Como resultado, as negociações white label se tornam mais econômicas para os compradores, mais lucrativas para os fornecedores e, muito efetivas para todas as partes.

Personalização:

Os produtos e serviços White Label são caracterizados por terem conceitos e funcionalidades pré-definidos.
No entanto, é possível adaptar diversas especificidades de acordo com as preferências e as necessidades da empresa que os adquire.

Essa personalização pode envolver a modificação da estrutura da solução, a inclusão de recursos adicionais, a adição ou a remoção de aplicações, entre outras possibilidades.
O objetivo é tornar o produto ou serviço verdadeiramente eficaz e alinhado com as necessidades do cliente.

Reconhecimento de marca

Por fim, mas não menos importante, vale destacar que, ao adquirir uma solução no modelo white label, o cliente garante um produto ou um serviço sem a marca do fornecedor, podendo aplicar a sua própria marca para uso.
Essa vantagem contribui, principalmente, para o reforço da autoridade e do reconhecimento de uma empresa no mercado.

Cloud white Label

Como mencionado anteriormente, o white label é muito presente na tecnologia da informação (TI), mais especificamente, no desenvolvimento de softwares e plataformas.
No contexto de Cloud Computing, a prática permite que uma empresa desenvolva e mantenha uma plataforma na nuvem, como um software ou serviço de hospedagem, possibilitando a revenda ou a personalização da plataforma por outros negócios, aplicando suas próprias marcas.
A solução assegura, por exemplo, que os negócios que não contam com recursos suficientes para desenvolver uma solução internamente possam dispor dos serviços baseados em nuvem, aproveitando a experiência e a infraestrutura de um provedor de serviços especializado.

ntre as principais vantagens do Cloud White Label destacam-se a capacidade de expandir o portfólio de serviços sem grandes investimentos em infraestrutura, a flexibilidade para personalizar e escalar os serviços de acordo com as necessidades, e a possibilidade de oferecer soluções inovadoras e competitivas.

Sem dúvidas, é uma ótima maneira das empresas, de todos os nichos e tamanhos, aproveitarem as tendências de mercado (como a crescente demanda por serviços em nuvem), para expandirem seus negócios e aumentarem sua relevância no mercado de TI.

Quer saber mais sobre white label e conhecer mais a fundo as soluções de TI nessa modalidade de negócio? Clique aqui e acesse o site da CodeBit.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos