Codebit - Programando Soluções

Tecnologia

Como a IA tem impulsionado o crescimento da nuvem

A inteligência artificial promove vantagens para os mais diversos segmentos, seja para automatizar processos repetitivos, impulsionar a inovação ou garantir o controle e a segurança das informações.

Postado em 13/10/2023

Disruptiva, inovadora, e surpreendente, a IA (Inteligência Artificial) tem impactado o mercado, de maneira geral, com a série de tecnologias que integra, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado e, até mesmo, simuladores de capacidades e habilidades, até então, vistas somente nos seres humanos.

Com foco na automatização de processos, principalmente àqueles relacionados à análise e tomadas de decisão, é nítido o potencial da solução, que, nos últimos tempos, vem sendo aplicada em smartphones, serviços on-line, automóveis, processos gerenciais, etc. Mas, você sabia que os recursos de IA também podem impulsionar o cloud computing? É sobre isso que nós, da equipe do CodeBlog, falaremos hoje, no artigo que preparamos para você.

O impacto da IA na nuvem:

No final de 2022, a Inteligência Artificial já era tida como uma das grandes tendências de 2023. Segundo estudo realizado pelo PwC (network global de firmas separadas e independentes que trabalham de forma integrada na prestação de serviços de Consultoria de Negócios) a Inteligência Artificial deve contribuir em quase US$16 trilhões para a economia mundial até 2030.
Por esses, e tantos outros motivos, as grandes empresas de tecnologia têm voltado grande parte de suas ações e estratégias na adoção de recursos e ferramentas baseadas na IA.
A inteligência artificial promove vantagens para os mais diversos segmentos, seja para automatizar processos repetitivos, impulsionar a inovação ou garantir o controle e a segurança das informações.
Em relação ao cloud computing, percebe-se que a solução tem sido mais adotada nos últimos tempos por conta da disseminação da Inteligência Artificial.
Isso não é mera coincidência. Afinal, com a nuvem, os negócios conseguem implementar infraestrutura mais robusta e, assim, aproveitar ao máximo todas as funcionalidades e possibilidades da IA com escalabilidade, armazenamento seguro e disponibilidade.

Entre os benefícios visíveis da Inteligência Artificial na nuvem, destacam-se:

1. Otimização da eficiência

Com a Inteligência Artificial, a computação em nuvem se torna ainda mais eficiente.
Isso porque, com o suporte de técnicas de aprendizado de máquina, os provedores conseguem automatizar processos complexos, alocar recursos com maior efetividade e identificar possíveis falhas com mais assertividade, resultando em uma maior velocidade e capacidade da nuvem.

2. Personalização

A Inteligência Artificial também pode ser aplicada para personalizar serviços em nuvem e atender às demandas e às necessidades específicas de cada negócio.
Na prática, com a IA, os provedores de serviços de cloud computing podem aprender mais sobre o comportamento do usuário e oferecer soluções customizadas, como recomendações de produtos, conteúdos ou, até mesmo, sugestões de melhorias de desempenho para softwares e aplicativos.

3. Segurança

Quando equipados com Inteligência Artificial, os sistemas de segurança da nuvem multiplicam o seu potencial de detectar atividades suspeitas ou identificar possíveis quebras de segurança. Juntas, essas tecnologias são capazes de detectar ameaças em tempo real, garantindo respostas mais rápidas e eficientes.

4. Análise de dados

A Inteligência Artificial, quando voltada para a análise de dados na nuvem, contribui para que os negócios obtenham insights valiosos e tomem decisões mais informadas.
Com um grande volume de dados devidamente coletados, armazenados e apurados, é possível descobrir padrões que, manualmente, teriam detecção quase impossível.

IA e Nuvem: o que esperar do futuro?

Como você pode ver nos últimos tópicos, com a chegada da Inteligência Artificial, os serviços em nuvem multiplicam as suas capacidades de eficiência, personalização, segurança e análise de dados.
Sem dúvidas, implementar a tecnologia do momento nas aplicações em nuvem garante upgrades significativos à solução, que passa a contar com funcionalidades mais modernas e abrangentes.
Nos próximos anos, espera-se que essa união de forças seja um combustível para a evolução contínua e o fortalecimento do cloud computing, ajudando a tornar a ferramenta ainda mais sofisticada, completa e fundamental para o processo de transformação digital das empresas.

Gostou de descobrir Como a IA tem impulsionado o crescimento da nuvem?

Se este artigo foi interessante para você, continue de olho no Blog da CodeBit e não perca os próximos conteúdos sobre tendências tecnológicas, inclusão, modelos de startups, novidades voltadas ao terceiro setor e muito mais!

Um grande abraço e até o próximo post!