/// Tecnologia

Evolução da TI: como acompanhar?

Atualmente é impossível imaginar uma empresa atuando sem nenhum tipo de software, hardware ou tecnologias voltadas à informação ou de comunicação. Descubra mais sobre essa evolução!

Data de Publicação: 14/09/2022

Na realidade atual em que estamos inseridos, é difícil imaginar uma empresa atuando sem nenhum tipo de software, hardware ou tecnologias voltadas à informação ou de comunicação.

Até mesmo os vendedores ambulantes, que trabalham nas praias espalhadas pelo Brasil, acessam sites para observar a previsão do tempo e analisar se vale a pena ir trabalhar. Além disso, esses profissionais necessitam de um celular com Open Banking para acompanhar os pagamentos realizados e uma calculadora para ajudar nas contas.

Com esse exemplo, fica nítido que, em todos os negócios, independentemente do tamanho ou dimensão, precisam contar com os recursos tecnológicos para viabilizar seus processos.

Mas, como acompanhar e se adequar a esse universo tão mutável sem se sentir perdido? Descubra no artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você!

 

Tecnologia da Informação: a evolução

Se adaptar às movimentações do universo tecnológico não é mais uma opção, principalmente para as empresas que desejam se manter competitivas. Mas, além de esforço e boa vontade, a compreensão dos avanços da tecnologia da informação requer muita pesquisa.

De acordo com estudo realizado pela Nasdaq (empresa multinacional norte-americana de serviços financeiros que opera no mercado de ações), até 2040, 95% das compras serão realizadas de forma on-line.

A tendência evidencia (ainda mais), a transferência dos comportamentos físicos para a internet. Em outras palavras, isso indica que, o hábito de sair de casa, passar em uma loja, comprar e pagar no caixa poderá ser drasticamente reduzido nos próximos anos.

Isso indica que, em pouco tempo, um estabelecimento com uma caixa registradora não terá tanta finalidade para efetuar uma compra. A previsão é que tudo seja substituído por sites, plataformas de vendas, conexões on-line e APIs (interface de programação de aplicações) que facilitam o login do cliente por meio de e-mails ou redes sociais.

 

Nesse contexto, a segurança da informação e as ferramentas de proteção dos dados pessoais serão cruciais, assim como a ação dos web designers, programadores e desenvolvedores.

Atualmente, as tecnologias emergentes já vêm impactando o comportamento dos consumidores. O cloud computing, a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial já permitem que os clientes armazenem seus dados na Nuvem, comprem produtos sem acessar um site ou App diretamente (como no caso da Alexa) e encontrem itens com mais facilidade, a partir do mapeamento local em tempo real.

Os recursos já estão disponíveis e em plena operação. Mas como eles influenciam nos padrões de consumo e, principalmente, como se preparar para lidar com eles?

 

Se preparando para o futuro

A melhor maneira de perder a resistência ao novo é compreendendo profundamente as facilidades que a tecnologia pode proporcionar no dia a dia na vida das pessoas.

Para isso, a educação continuada contribui e muito para isso. A moeda mais valiosa do momento é a informação, e prova disso são as Big Techs (empresas com base tecnológica que dominam o mercado em determinados setores) que investem bilhões de dólares em plataformas gratuitas, com o objetivo de coletar dados e então, analisá-los para criações futuras.

 

Segurança da informação

As tendências futuras variam de tempos em tempos, mas, dentre elas, a segurança da informação segue como uma das principais protagonistas e isso se reflete nos avanços promovidos no passado e no presente.

Em 2021, por exemplo, várias sanções da Lei Geral de Proteção de Dados entraram em vigor para assegurar a proteção das informações dos usuários e punir as empresas que descumprirem os termos da Lei.

Afinal, a transformação digital e a intensificação de transações financeiras on-line também facilitaram os riscos de fraudes e roubos de dados. Por isso, é fundamental a criação e aplicação de novas tecnologias para barrar os ataques.

As organizações que ignorarem essas adequações correm riscos dobrados em relação aos ataques e regulamentos. E consequemente perderam clientes.

 

Big Data

A análise de dados e Big Data também é um caminho importante para compreensão do meio digital.

Afinal, o volume de dados gerados atualmente é colossal.

Diariamente, bilhões de novas informações são geradas ao redor do mundo por aplicativos, softwares, TVs, smartphones e aparelhos com IoT (internet das coisas) que capturam, processam e armazenam novos dados. Cada clique que é dado em uma página ou aplicativo é automaticamente guardado para que possa ser analisado.

Contudo, mais do que coletar os dados, é preciso entendê-los, analisá-los e aplicá-los de forma estratégica. Para isso, é necessário estudar a gestão, organização e compreensão dos volumosos bancos de dados que existem atualmente.

 

Inteligência Artificial e Machine Learning

Considerando a forma como as novas tecnologias têm impactado os processos e tornandoo consumo mais personalizado, é difícil desassociar o marketing com o TI.

Nesse cenário, a Inteligência Artificial e Machine Learning entram como um verdadeiro divisor de águas. Inclusive, já é possível listar vários exemplos práticos onde os recursos são aplicados como os carros autônomos, a realidade virtual, o reconhecimento de fala, as casas inteligentes e muito mais.

Compreender e dominar as novas ferramentas é necessário não só para descobrir como utilizá-las de forma pessoal e profissional mas também para entender o contexto em que as organizações estão inseridas e como os negócios são influenciados por elas.

 

Governança de TI

É fato que a complexidade de todos esses recursos vai exigir que as organizações contem com equipes de TI devidamente organizadas e alinhadas estrategicamente com as novas demandas.

Isso significa que, cada vez mais, a tecnologia da informação e os negócios serão indissociáveis.

Para garantir o alinhamento e a sintonia entre as áreas, a Governança de TI é um fato fundamental para desenvolver, planejar e traçar um conjunto de práticas voltado a otimizar e organizar as ações e os processos empresariais.

 

Conclusão

Para se preparar para o futuro, mais do que aceitar essas transformações, é preciso dominá-las e isso só é possível por meio do conhecimento, tanto sobre a tecnologia, quanto sobre o mundo veloz à nossa volta.

Enfim, gostou de descobrir algumas formas para acompanhar a evolução do TI?

Se este artigo foi interessante para você, continue de olho no Blog da CodeBit e não perca os próximos conteúdos sobre tendências tecnológicas, inclusão, modelos de startup, novidades voltadas ao terceiro setor e muito mais!

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos