Codebit - Programando Soluções

Tecnologia

KPIs: o que são e qual a sua importância?

KPIs: o que são e qual a sua importância? Descubra no artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você!

Postado em 28/04/2023

Sem dúvidas, para garantir a competitividade e a sustentabilidade de um negócio, todas as ações devem ser mensuradas. Só assim é possível descobrir quais processos estão no caminho certo e quais as áreas precisam de melhores resultados.

Para isso, existem os KPIs, indicadores-chave que analisam os empreendimentos tanto externa, quanto internamente, e contribuem para que os gestores tomem decisões com base em dados precisos e importantes, garantindo muito mais assertividade.

Se você quer descobrir o que são os KPIs e porque eles são tão importantes, está no lugar certo! Siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.

O que são KPIs?

O termo KPI é uma sigla de Key Performance Indicator que, em português, significa Indicador-Chave de Performance.
Os KPIs são indicadores aplicados em diversas áreas de uma empresa para verificar se as estratégias adotadas estão gerando bons resultados ou não.
Para isso, analisam as métricas, avaliam o crescimento de determinado processo ou setor e identificam se os esforços direcionados têm dado o retorno esperado.
Em poucas palavras, os KPIs demonstram como um produto ou um negócio se comportam no mercado.

Para que servem os KPIs?

De fato, os KPIs atuam como um braço direito dos gestores e dos empresários e operam como valiosas ferramentas de gestão empresarial em relação ao dimensionamento da efetividade do trabalho. Com dados e informações precisos, os indicadores-chaves auxiliam na definição de processos e estratégias para que um negócio possa definir e alcançar suas metas e objetivos de curto, médio e longo prazos.
Na prática, quando os KPIs apresentam resultados satisfatórios, indicam que os esforços foram válidos e que é possível reforçá-los para garantir resultados ainda melhores.
Em contrapartida, quando os KPIs demonstram comportamentos abaixo do esperado, sinalizam que é hora de repensar as ideias e traçar outros planos.

KPIs: porque são importantes?

Os KPIs são essenciais para que uma empresa tenha visão sobre como as suas ações performam. Os indicadores identificam se as metas propostas estão sendo executadas e fornecem um panorama geral do estado atual de determinado projeto ou setor.
Considerando que os KPIs podem ser aplicados tanto em projetos quanto em equipes, eles também apresentam, de maneira transparente, o que é esperado de cada colaborador e o que deve ser feito para que os objetivos sejam atingidos, garantindo assim, um direcionamento mais claro sobre a equipe.

Outra vantagem dos indicadores é que eles podem intensificar a comunicação, a produtividade e o engajamento de um time - fatores essenciais para o sucesso de um negócio.

KPIs e métricas são a mesma coisa?

Definitivamente, NÃO!
Por mais que sejam semelhantes e estejam diretamente relacionados no contexto corporativo, é preciso mencionar que eles não são sinônimos, mas sim, conceitos complementares.
As métricas são indicadores que apontam determinados comportamentos, mas, ao contrário dos KPIs, elas não estão associadas às metas. Além disso, as metas fornecem os dados que abastecem os KPIs e avaliam as ações mais pontuais, enquanto os KPIs atuam sob uma visão mais ampla e gerencial.

Os tipos de KPIs

Existem quatro diferentes tipos de KPIs. Saiba mais sobre eles nos próximos tópicos.

Indicadores de produtividade

Os KPIs relacionados à produtividade pontuam quais são os recursos, os equipamentos ou matérias-primas necessárias para que os produtos ou serviços desenvolvidos sejam entregues aos clientes da melhor maneira.
Nesse cenário, eles agem na delimitação dos custos e na otimização dos insumos. Um exemplo para ilustrar um KPI de produtividade é o tempo de produção que é gasto em determinada atividade.

Indicadores de qualidade

Já os KPIs de qualidade mensuram a eficiência dos processos em entregar aquilo que era esperado. Geralmente, eles são adotados para analisar a satisfação dos clientes em relação aos produtos comercializados ou aos serviços prestados por uma empresa. Como, por exemplo, as pesquisas de satisfação.

Indicadores de capacidade

Os KPIs de capacidade estimam a capacidade de uma empresa em entregar produtos e serviços em massa. Esses são indicadores fundamentais para identificar o crescimento ou a retenção na base de produção. Além disso, podem ser beneficiados pela inteligência de dados, para assegurar tomadas de decisões ainda mais precisas. Um exemplo de KPI de capacidade é o volume de produção por pessoa.

Indicadores estratégicos

Por último, os indicadores estratégicos são aqueles diretamente relacionados às metas definidas no planejamento estratégico do negócio.
Na prática, demonstram o quão distante um negócio está de alcançar os seus objetivos. Além disso, podem ser integrados aos planos de ação, caso seja necessário.
Um bom exemplo desse indicador é o faturamento.

Como escolher os KPIs adequados para o negócio?

Os KPIs são extremamente importantes na garantia de uma gestão empresarial estratégica e eficiente, mas, para isso, eles precisam ser definidos previamente, de forma criteriosa.
Além disso, devem ser relacionados aos resultados que uma empresa deseja obter em determinado período. Para isso, existe uma infinidade de KPIs como: de vendas, de marketing, de logística, do financeiro, dos processos operacionais e muito mais. Confira abaixo, alguns fatores que podem ajudar na definição e na implementação de KPIs mais efetivos:

Capacidade de mensuração

Um bom KPI deve ser objetivo, mensurável e alcançável. Para isso, deve conter direcionamentos claros e a capacidade de ser medido, de maneira quantitativa.

Relevância

Além de mensuráveis, os indicadores devem direcionar as tomadas de decisões assertivas, sempre medindo a qualidade e a efetividade das ações estratégicas.

Capacidade de verificação:

Um KPI eficiente é aquele que pode ser verificado, mensurado e monitorado frequentemente. Afinal, somente com verificações constantes, é possível propor ajustes no percurso e sugerir as otimizações adequadas.

Alinhamento com as metas

Por fim, é importante que os KPIs estejam totalmente alinhados com as metas de uma organização, só assim, eles poderão, de fato, contribuir para o alcance dos resultados e para o atingimento dos objetivos.

Conclusão

Esperamos que depois dessa leitura você possa ter aprendido o que são os KPIs, como eles contribuem para o sucesso de um negócio e quais são os meios para que possam ser definidos e aplicados.

Se você quer descobrir como a tecnologia pode ajudar a sua empresa ou instituição na otimização de processos, automação de tarefas, produtividade da equipe e na maior disponibilidade de dados e informações, clique aqui, acesse o site da CodeBit e confira todas as soluções personalizadas, desenvolvidas por um time de especialistas para atender à sua demanda.

No mais, continue de olho no CodeBlog . Em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!