Codebit - Programando Soluções

Tecnologia

O futuro do desenvolvimento de software: 5 tendências promissoras

Estamos chegando ao final de mais um ano. Nesse período, sempre costumamos discutir as tendências que estão por vir para projetar e antecipar algumas das possibilidades que o futuro nos reserva.

Postado em 13/12/2023

Nome do Autor

Estamos chegando ao final de mais um ano.
Nesse período, sempre costumamos discutir as tendências que estão por vir para projetar e antecipar algumas das possibilidades que o futuro nos reserva.
Na área de tecnologia, não é diferente.
Marcada pela evolução constante, a inovação se faz cada vez mais presente, à medida que novos recursos emergem. Por isso, os profissionais que desejam continuar garantindo lugar no mercado e permanecerem competitivos e relevantes, devem, antes de mais nada, estarem sempre informados e atualizados sobre todas as transformações que o cenário reserva.
Pensando nisso, no blogpost de hoje, nós, do CodeBlog, preparamos um artigo sobre 5 tendências que irão moldar os serviços voltados ao desenvolvimento de software nos próximos anos.

Siga com a leitura e confira!

1. IA e Machine Learning

2023 foi, sem sombra de dúvidas, o ano da Inteligência Artificial. Essa inovação, junto com o Machine Learning (ou aprendizado de máquina), tido como um subconjunto da IA, promete continuar revolucionando o desenvolvimento de softwares e entregar níveis, até então, inimagináveis, de automação, agilidade e eficiência.

Na prática, as tecnologias, que desenvolvem dispositivos capazes de compreender e executar tarefas, são implementadas para automatizar atividades repetitivas, como testes de software e geração de código.

Com o auxílio delas, os desenvolvedores ganham mais tempo e, consequentemente, mais liberdade para trabalharem em desafios complexos e criativos, sem precisarem passar horas presos em processos burocráticos.

Levando em conta que a IA e o ML possibilitam a criação de algoritmos para ensinar uma determinada máquina a desempenhar tarefas, é evidente o potencial que as ferramentas têm em transformar a maneira como lidamos com tecnologia.

2. Realidade aumentada

Se até pouco tempo, os conceitos de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) eram estritamente relacionados às produções de ficção científica, esse fato, agora, é muito mais produtivo. Além de fazerem parte da nossa realidade, eles também são elementos essenciais para a criação de experiências imersivas e envolventes de softwares.

AR e VR são ferramentas constantemente integradas como forma de combinar informações digitais com informações do mundo físico. Um grande exemplo disso é o metaverso, que oferece uma experiência imersiva em ambientes simulados.

Muitos desenvolvedores já vêm explorando o potencial das soluções para mudar a maneira como interagimos com o mundo real, desenvolvendo apps de treinamento, jogos educativos e outras inovações baseadas em uma linha, cada vez mais tênue, entre a realidade e a virtualidade.

3. Blockchain e a intensificação da segurança

A tecnologia Blockchain, marcada por sua ampla capacidade de criptografia e distribuição, é uma excelente aliada da segurança e da transparência no processo de desenvolvimento de um software.

Os princípios criptográficos avançados e o modelo distribuído garantem um registro imutável e à prova de adulterações, eliminando a necessidade de intermediários e oferecendo um ambiente confiável para transações e interações digitais.

Nos últimos anos, os desenvolvedores de software têm experimentado todas as possibilidades apresentadas pelo blockchain para desenvolver aplicativos inovadores que auxiliam, desde a criação de sistemas de votação mais seguros, até o rastreamento de cadeias de suprimentos à prova de fraude.

A essa abordagem, além de aumentar a eficiência, também reduz os riscos associados a falhas em pontos únicos de controle.

Em poucas palavras, a disseminação do blockchain vem redefinindo a segurança e a transparência em sistemas críticos, por meio de soluções inovadoras, que prometem transformar a maneira como interagimos e conduzimos transações na era digital.

4. Desenvolvimento ágil

O desenvolvimento ágil é uma filosofia focada na mudança de mindset para aprimorar os resultados de um time de TI e, consequentemente, de todo um negócio. Muito mais do que um método, não impõe regras, porém trabalha com princípios, para que a equipe possa construir relacionamentos sólidos com os clientes e entregar, não só produtos ou serviços, mas também soluções com valor agregado.

Na prática, promove estratégias focadas na colaboração e integração entre as equipes, priorização de tarefas, melhora da comunicação interna, aumento da eficiência, compreensão dos projetos, identificação de problemas e apresentações de soluções fora do óbvio, sempre com o propósito de aumentar a performance e garantir a satisfação contínua dos clientes.

Como o próprio nome indica, a abordagem ajuda os desenvolvedores a se adaptarem mais rapidamente às mudanças de cenários, aos requisitos e a condições para continuarem entregando soluções eficazes e assertivas.

Para ajudar esses profissionais a se prepararem para o futuro, listamos algumas dicas:

- Estude, se atualize e se aprofunde nas últimas tendências tecnológicas.

- Estude e aprimore seus conhecimentos em Inteligência Artificial e Machine Learning.

- Estude o funcionamento da blockchain e das suas funcionalidades.

- Saiba mais e descubra as melhores maneiras de aplicar as metodologias de desenvolvimento ágil.

5. Cloud computing e a revolução da infraestrutura

Por fim, mas não menos importante: a nuvem, grande responsável pela remodelação da infraestrutura e do desenvolvimento de aplicativos. Com flexibilidade e escalabilidade, o cloud computing permite mais flexibilidade e escalabilidade para os desenvolvedores.
A Nuvem da AWS, por exemplo, ainda oferece recursos avançados de machine learning, a partir de soluções como o Amazon SageMaker, que permite que os desenvolvedores criem e treinem modelos de machine learning, com rapidez e facilidade e, depois, implemente-os diretamente em um ambiente hospedado pronto para produção.

Essas funcionalidades possibilitam a automação de tarefas complexas, como análise de dados em tempo, detecção de riscos e tomadas de decisões inteligentes, impulsionando a eficiência e reduzindo as chances de falhas dos processos empresariais.

Além de todos os recursos, a automatização de processos na nuvem, principalmente na AWS, ainda proporciona economia de tempo e dinheiro.

Com redução da necessidade de estrutura física, facilidade de integração, escalabilidade eficiente e digitalização de tarefas manuais, os desenvolvedores podem colher os frutos de uma operação mais enxuta e econômica.

Quer saber mais sobre a solução? Então, clique aqui e acesse o site da CodeBit!

No mais, continue de olho no CodeBlog e acompanhe todas as dicas, notícias e tendências do universo tech.

Um grande abraço e até o próximo post!