Codebit - Programando Soluções

Tecnologia

O que se sabe sobre o metaverso

É certo que esse novo conceito promete tomar conta da internet nos próximos anos. Mas, será que você realmente sabe o que é o Metaverso? Acesse e descubra!

Postado em 04/11/2022

Nome do Autor

Desde outubro de 2021, quando Mark Zuckerberg divulgou a mudança do nome do Facebook para Meta, plantou-se uma grande interrogação na cabeça das pessoas sobre o que virá a ser o seu principal produto: o metaverso. Afinal, como ele irá impactar o ambiente digital?

 

Embora pouco se saiba sobre as novas ações propostas pela marca, uma coisa é certa, a empresa estadunidense está apostando muitas de suas fichas nesse novo cenário. Isso porque, para viabilizar essa nova realidade, o fundador pretende investir 150 milhões de dólares na formação de designers e desenvolvedores.

Levando em conta que as gigantes da tecnologia não brincam em serviço, é certo que esse novo conceito promete tomar conta da internet nos próximos anos. Mas, será que você realmente sabe o que é o Metaverso e o que ele pode proporcionar ao mercado e aos usuários? Siga com a leitura e confira, no artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.

 

Afinal, o que é o Metaverso?

Do inglês Metaverse, o termo metaverso surgiu pela primeira vez na obra “Snow Cash”, uma ficção científica escrita por Neal Stephenson ainda em 1992. Na história, os personagens utilizam a tecnologia como forma de fugir de uma realidade distópica. Em relação à terminologia, “Meta” provém do grego “além de” ou “após alguma coisa”, e o “verso” provém da palavra “universo”.

Na prática, o metaverso envolve um universo digital, onde os usuários poderão interagir uns com os outros a partir do uso de avatares.

O objetivo é realmente estabelecer uma Internet 3D, capaz de promover comunicação, entretenimento e garantir a realização de novos negócios de forma totalmente imersiva. Vale destacar que, até o presente momento, esse universo ainda mão está disponível para todos, por isso, não é possível apresentar uma descrição ou discussão clara sobre ele e seus impactos.

Contudo, várias empresas de tecnologia têm investido tempo, dinheiro e mão-de-obra, para que essa realidade mude nos próximos anos.

O ambiente será desenvolvido e acessado por meio de diferentes recursos tecnológicos, como realidade aumentada, realidade virtual, mídias sociais e muito mais.

Um grande exemplo disso é o Fortnite, um dos jogos mais populares da atualidade, que vem investindo na expansão do seu lado de “rede social” e permitindo que os players criem personagens para intensificar a interação entre si.

Atualmente, o Fortnite tem sido uma das plataformas que mais se aproximam do conceito inicial do metaverso, isso porque, assim como citado em Snow Cash, o game conecta o digital com o real e promove diversas experiências imersivas, a partir da implementação de um ambiente virtual, habitado pelos avatares de seus usuários.

 

Como o metaverso irá funcionar?

De acordo com o próprio fundador da Meta, Mark Zuckerberg, futuramente, os usuários presentes no Metaverso poderão realizar tarefas do dia a dia de maneira totalmente digital. Ainda durante o anúncio da mudança de nome do Facebook para Meta, o empresário deu alguns spoilers do funcionamento da plataforma imersiva. Confira a seguir o anúncio:

"Você será capaz de fazer quase tudo que possa imaginar — reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar, bem como ter experiências completamente novas que realmente não se encaixam na forma como pensamos sobre computadores ou telefones hoje."

Para entender melhor, imagine o seguinte cenário: você tem um avatar no metaverso, que atua como um personagem e permite que você compre ingressos para ir ao cinema, para assistir a shows ou a partidas de futebol. Tudo isso de forma virtual, sem precisar sair de casa ou fazer qualquer esforço. No mínimo interessante, não é?

 

Por que as maiores empresas do mercado estão investindo no metaverso?

O metaverso é o hype do momento, prova disso é que algumas das maiores empresas do mercado estão investindo fortemente nessa plataforma. A justificativa para tantas ações é muito fácil de ser compreendida. De acordo com os dados coletados pela Bloomberg Intelligence Unit, a previsão é de que esse universo digital movimente cerca de 800 bilhões de dólares até 2024.

Confira a seguir algumas organizações reconhecidas mundialmente que estão desenvolvendo projetos com foco no Metaverso.

 

Facebook

A Meta, empresa controladora do Facebook, tem investido em soluções de realidade aumentada e virtual para traçar um novo futuro para as redes sociais.

Prova disso foi o lançamento de seus óculos VR, que visam fortalecer o desenvolvimento de um ambiente virtual, em que as pessoas terão a possibilidade de construir avatares e se conectarem uns com os outros em qualquer lugar do mundo.

 

Microsoft

Recentemente, a Microsoft também anunciou o desenvolvimento de avatares 3D na plataforma Teams, uma solução integrada ao recurso Mesh, que implementa ambientes de trabalho por meio da realidade virtual e aumentada.

A empresa ainda anunciou que, futuramente, essas plataformas contarão com novas funcionalidades voltadas à produtividade das equipes.

 

Nike

Em parceria com a plataforma de games on-line Roblox, a Nike, maior empresa do ramo esportivo, vem implementando seu universo virtual: o Nikeland. A ideia do ambiente é possibilitar que os clientes da marca façam compras e pratiquem esportes virtuais com os seus avatares.

 

Coca-Cola

A Coca-Cola, em parceria com a Fortnite, lançou o refrigerante Byte, uma edição limitada criada dentro do próprio jogo. A ação foi o resultado de um projeto da Creations, plataforma lançada pela empresa para realização de testes de novos projetos digitais.

 

Disney

Já, a Disney, pioneira no mercado de animação, pretende construir o seu metaverso conectando o universo físico e digital, para integrar as experiências proporcionadas em um único lugar. Recentemente, a empresa registrou uma patente de realidade virtual e aumentada que opera sem a necessidade de dispositivos digitais.

 

Nós, da CodeBit, acreditamos na força da tecnologia e da inovação, por isso, além de desenvolvermos diversas soluções digitais para facilitar os processos das empresas privadas e das organizações do terceiro setor, sempre abastecemos nosso blog e redes sociais com notícias, tendências e informações sobre o universo digital.

Se você gostou desse post, aproveite para compartilhar com os seus amigos e deixá-los por dentro sobre o conceito do Metaverso.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post.