/// Terceiro setor

A presença digital do terceiro setor, entenda a importância

Estar conectado pode ser um grande diferencial para o alcance e captação de recursos da sua ONG. Saiba mais sobre a importância da presença online no post do CodeBlog.

Data de Publicação: 23/11/2020

A presença digital do terceiro setor, entenda a importância

Sem dúvidas, os meios de comunicação vem crescendo a cada dia mais, um grande exemplo disso são as mídias sociais, que, de acordo com pesquisa realizada pela empresa alemã “O Statista” já contam com 95,2 milhões de usuários brasileiros.

Os dados que comprovam a gradativa expansão também demonstram que, atualmente, os meios digitais é um dos caminhos mais efetivos para impactar pessoas. Por isso, é fundamental que as entidades do terceiro setor estejam conectadas e marquem presença para alcançar o público interessado e ampliar as opções de captação de recursos.

Quer saber por onde começar a investir nas ferramentas tecnológicas? Então, siga com a gente e confira o post do CodeBlog!

Websites – as melhores ferramentas para captação de recursos

De fato, contar com um website próprio é uma ótima maneira de apresentar a entidade e demonstrar seriedade e credibilidade aos internautas. Afinal, essa plataforma, além de possibilitar a divulgação das ações realizadas e dos projetos em desenvolvimento, ainda amplia o alcance da instituição.

É necessário considerar a importância da era digital, em que várias pessoas passam horas acessando sites, realizando pesquisas e comprando itens dos seus interesses.

Contudo, para que o site da sua ONG seja realmente bem-sucedido é necessário adotar projetos de marketing digital e marketing de conteúdo. Esse tipo de investimento fará com que as mensagens cheguem ao público interessado em apoiar a sua causa e se aplica, não só ao site, mas também a um blog, redes sociais e disparos de e-mails.

Redes sociais - ferramentas indispensáveis para o relacionamento

Hoje em dia, as redes sociais são os canais mais acessados na internet, por isso, estar presente, ao menos, nas mais populares como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube é essencial para promover os serviços prestados pela sua organização.

A grande vantagem das mídias sociais é a possibilidade de interatividade, engajamento e proximidade do público. Isso porque, os meios permitem adição de comentários, reações, e até mesmo, compartilhamento dos seus conteúdos. Ou seja, os usuários podem replicar as suas publicações e levar mais pessoas até a organização de forma simples e orgânica.

Outro ponto que merece destaque é a possibilidade de monitoramento oferecida pelas mídias sociais. A maioria delas permite que você acompanhe o alcance e o resultado das suas postagens, bem como o número de likes, comentários, reações e compartilhamentos.

Contudo, é importante mencionar que o trabalho em redes sociais deve ser periódico e contínuo para gerar bons resultados. Por isso, crie, pelo menos, um conteúdo por dia, elabore um bom planejamento de conteúdo e compartilhe, de maneira criativa, as conquistas da sua ONG, o dia a dia dos voluntários, as ações desenvolvidas, as pessoas assistidas e o que mais achar interessante e relevante para o seu público.

E-mail marketing e as infinitas possibilidades de personalização

Entre as ferramentas apresentadas nesse artigo, a utilização do e-mail marketing é uma das mais antigas e, também, uma das mais relevantes. Isso porque, esse tipo de comunicação, além de permitir inúmeras formas de personalização como textos, imagens, gifs e vídeos, também ajuda a construir e manter a relação com os seus contatos com controle, praticidade e autonomia.

Entretanto, é importante que o conteúdo dos e-mails disparados seja atraente e prenda a atenção do seu público, para que a mensagem não seja só mais uma entre as ignoradas da Caixa de Entrada. Portanto, capriche nos temas e deixe os usuários por dentro das suas missões, eventos, prestações de contas, oportunidades e muito mais.

Google Grants – a ferramenta criada exclusivamente para promover anúncios de ONG’s

Embora o Google AdWords seja extremamente conhecido pelos serviços de links patrocinados que oferecem destaque nas páginas de busca, existe uma ferramenta exclusiva para a divulgação de ONG’s – o Google Grants, que faz parte do Adwords, porém, é sem fins lucrativos.

O serviço, criado pelo Google para impulsionar os serviços das entidades, disponibiliza valor mensal de US$ 10 mil para promover os serviços e atividades das instituições beneficiadas pelo programa no site de buscas.

Para participar, é necessário seguir alguns critérios, preencher um cadastro e aguardar a aprovação. Entre as condições estabelecidas está a área de atuação da Instituição, que deve ser relacionada à ciência, à tecnologia, à educação, à saúde pública, ao meio ambiente, à defesa dos direitos dos jovens ou artes. Além disso, não é permitida a participação de entidades que se enquadrem como organizações governamentais ou comerciais.

Viu só como a tecnologia pode ser uma grande aliada para levar as suas ações a um maior número de pessoas, intensificar a captação de recursos e atrair mais voluntários e patrocinadores? Comunicação é tudo! E para que a sua transmita seriedade e comprometimento, contar com uma empresa especializada é fundamental. Para isso, existe a CodeBit, uma companhia focada em soluções tecnológicas para organizações sociais.

Quer ajuda para criar o site ou blog da sua organização? Entre em contato e saiba mais!

No mais, continue de olho no CodeBlog, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

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