Se você trabalha no terceiro setor, sabe que a captação de recursos é uma das tarefas mais desafiadoras entre as organizações.
A boa notícia é que, com a chegada da tecnologia e a expansão dos recursos digitais, captar recursos on-line, bem como apresentar os projetos desenvolvidos pela sua ONG, conquistar mais parceiros e doadores ficou mais fácil.
Por mais que, assim como qualquer outro, esse tipo de estratégia também demande planejamento e organização, é fato que a captação de recursos on-line é mais prática e eficiente.
Isso porque, ao contrário dos meios tradicionais, que são limitados aos horários e às questões geográficas, a arrecadação on-line integra um trabalho abrangente e ininterrupto, que pode ocorrer 24 horas por dia, 7 dias por semana e possibilitar a atração de doadores de qualquer localidade.
Quer descobrir como conquistar mais doadores pela internet? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.
1. Invista em uma forte presença digital
O primeiro passo para intensificar as suas arrecadações com o auxílio da internet é, sem dúvidas, se fazer presente nas principais redes sociais.
Publique conteúdos diários, mostre o trabalho da sua instituição, o seu quadro de colaboradores e voluntários, o dia a dia, os projetos realizados e os cases de sucesso.
Além disso, seja transparente e sempre divulgue todas as suas prestações de contas.
Estabelecer uma boa presença digital é o caminho para atrair mais seguidores de maneira orgânica. Com o passar do tempo, essas pessoas, que foram impactadas pelo seu trabalho, podem, naturalmente, se tornarem doadoras e promotoras da sua instituição.
2. Mantenha a sua comunicação sempre atualizada
Todos os canais utilizados para promover a sua comunicação com o público, como sites, e-mails e redes sociais, devem ser constantemente atualizados.
Apostar em uma comunicação clara, informativa e acessível é fundamental para divulgar os canais oficiais de doação e tranquilizar os usuários em relação à segurança dos seus dados pessoais e financeiros.
3. Tenha um bom site
Por mais que as redes sociais sejam ótimas aliadas da visibilidade da sua instituição, ter um website ainda é fundamental. Afinal, esse é o seu endereço fixo na rede.
Muito provavelmente, as pessoas que se interessam pela sua causa ou desejam realizar doações, irão visitar a sua página para buscar por mais informações e averiguar a seriedade da organização.
4. Tenha um site otimizado para doação
Bem, agora que você já descobriu a importância de um bom site, é necessário incluir na sua página um botão que direcione o usuário para a doação, como uma chamada para ação. Esse atalho, relativamente simples, quando inserido de forma clara e objetiva, elimina barreiras e facilita a tomada de decisão do seu público.
Afinal, ao clicar no botão “Doar” o usuário é direcionado a uma página específica e pode realizar a sua contribuição com muito mais praticidade.
5. Diversifique as formas de pagamento
Assim como os compradores, cada doador sabe qual é a melhor forma de contribuir. Alguns preferem pagamento por boletos, outros parcelam no cartão de crédito e outros costumam optar pela instantaneidade do PIX.
Se você realmente deseja intensificar as suas arrecadações no meio digital, precisa oferecer múltiplas possibilidades, para que o doador escolha a mais adequada para ele.
6. Apresente uma identidade visual adequada para o ambiente virtual
Para isso, conte com a expertise de um bom designer. Esse profissional saberá identificar a mensagem que você deseja transmitir aos usuários e apresentá-la a partir de elementos gráficos únicos, como cores e fontes que reforçam a marca da sua instituição.
Essa identidade deverá acompanhar o site, os e-mails e também os posts divulgados nas redes sociais.
7. Acredite no poder dos vídeos
Você pode contar a sua história por meio de um texto bem escrito, mas poucas pessoas irão, de fato, ler o conteúdo até o final. Isso porque, os usuários atuais se engajam muito mais com imagens, por isso os vídeos se tornaram ferramentas essenciais para a conversão.
A boa notícia é que você não precisa de um especialista para gravar a sua história. Basta ter um bom celular em mãos e um roteiro convincente para atrair novos doadores.
8. Atenção para o mobile!
Hoje em dia, todo mundo tem um smartphone, e é certo que os usuários passam horas navegando pela internet a partir desses aparelhos. Assim, se quiser aumentar a captação de recursos, saiba que esse público, definitivamente, não pode ser ignorado.
Portanto, é imprescindível que a sua marca e o seu site sejam responsivos e apresentem uma boa leitura, não só nos desktops, como também nos smartphones.
9. Aposte nas páginas de captação de recursos
Também conhecidas como “landing pages de doação” ou “páginas de doação”, elas apresentam identidade visual e conteúdo estratégico para garantir uma rápida captura de doadores. Por isso, são muito utilizadas na promoção de campanhas específicas ou gerais.
Com poucos elementos visuais, no terceiro setor, as landing pages são ótimas alternativas de atrair e levar um usuário à doação. Para isso, elas apresentam um pequeno formulário on-line, desenvolvido para coletar informações do doador para a instituição.
Tudo é construído para que a doação aconteça de forma rápida e em um único ambiente.
Enfim, gostou de descobrir como conquistar mais doadores no meio on-line?
Se depois de todas essas informações, você pretende apostar em soluções para digitalizar os seus processos e alcançar mais voluntários, doadores e patrocinadores, entre em contato com o time de especialistas da CodeBit e confira todos os recursos disponibilizados por um time de especialistas pronto para atendê-lo.
No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!