Deepfake: A IA como ameaça à segurança digital
O aumento do risco global de deepfakes fez acender o sinal de alerta das empresas
Nonprofit Tech for Good e Funraise sobre o uso de tecnologia no terceiro setor. De acordo com a pesquisa, a utilização de ferramentas de comunicação social como Instagram, Facebook e WhatsApp se intensificou entre as organizações. O estudo também constatou que 81% das instituições da América Latina e Caribe possuem sites próprios, sendo que 56% aceitam doações on-line.
Deseja conhecer um pouco mais sobre as soluções tecnológicas mais úteis para o terceiro setor? Então, siga com a leitura e confira no artigo do Codeblog algumas tendências que prometem dominar o futuro das instituições.
Um dos pontos mais relevantes do 5G é, sem dúvidas, o seu impacto na velocidade das navegações. A estimativa é que, com o uso da tecnologia, as navegações se tornem ainda mais velozes em relação ao 4G.
É certo que tamanha velocidade causará um grande impacto no mundo todo, incluindo as instituições do terceiro setor. Afinal, por permitir o trabalho com dispositivos mais velozes, integrados e inteligentes, o 5G poderá otimizar a comunicação, o envolvimento com as causas e o levantamento de recursos das organizações.
A Inteligência Artificial tem sido uma das grandes protagonistas da revolução tecnológica. No terceiro setor, o uso dessa ferramenta pode aprimorar a comunicação das instituições. Um exemplo disso é a adoção dos chatbots - softwares capazes de iniciar e manter uma conversa com usuários em linguagem natural por meio de aplicativos de mensagens, sites, e outras plataformas digitais. Uma das maiores vantagens dessa tecnologia é a possibilidade de funcionar durante 24 horas por dia, interagir e tirar dúvidas dos usuários a respeito das causas e projetos da instituição, promovendo assim, maior engajamento entre as pessoas e apoiadores.
Considerado uma das 'disciplinas' da Inteligência Artificial, o Machine Learning indica o aprendizado contínuo e a sua utilização se mostra uma tendência para análise de grandes volumes de dados.
Na prática, a tecnologia possibilita a criação de algoritmos para 'ensinar' uma determinada máquina a desempenhar tarefas. Com ela, as instituições podem coletar informações valiosas sobre o perfil, o comportamento e as preferências dos seus doadores. Assim, conseguem direcionar melhor as suas estratégias, atraindo mais pessoas que se identificam com suas causas.
Mais acessível e portanto, mais comum do que os outros conceitos citados anteriormente, o marketing digital considera o universo conectado em que a sociedade está inserida e promove divulgações on-line que concentram soluções focadas no fortalecimento das causas das organizações, na atração e captação de pessoas que compartilham do mesmo sentimento social. Para isso, apresenta os projetos e atividades desempenhados pelas organizações em sites, blogs, e-mails e redes sociais, otimizando a comunicação com o público, difundindo os serviços prestados e principalmente mostrando como eles impactam a comunidade de maneira geral.
Considerados uns dos principais meios para o desenvolvimento da tecnologia no terceiro setor, os sistemas de doação on-line simplificam as arrecadações com ajuda de ferramentas completas que concentram formulários e softwares de transações financeiras que permitem doações nacionais e internacionais em diversas formas de pagamento como: boleto bancário, carteiras digitais, criptomoedas e cartões de débito e de crédito.
Essa facilidade possibilita a intensificação do alcance de potenciais doadores e, por consequência, o aumento da arrecadação de recursos que sustentam os projetos desenvolvidos pelas organizações.
Grande tendência do mercado corporativo, a computação em nuvem (cloud computing) também tem sido reconhecida como uma excelente solução para as organizações sociais. Afinal, sua utilização torna as entidades mais disponíveis, escaláveis e eficientes.
Efetivamente, o cloud computing permite o acesso e o armazenamento de diversos tipos de arquivo, além da execução de inúmeras tarefas por meio de dispositivos conectados à internet. Com ele, os arquivos ou aplicativos não precisam ser instalados nos computadores, uma vez que todos os dados se encontram disponíveis em uma rede remota.
Nos últimos anos, muitas instituições do terceiro setor adotaram essa tecnologia justamente por conta da maior eficiência ao trabalho colaborativo e da flexibilização do acesso aos dados relacionados aos projetos e à organização.
Para ficar por dentro e entender tudo o que a 'nuvem' pode fazer pela sua instituição, clique aqui e converse com o time de especialistas da CodeBit - uma das poucas empresas brasileiras parceiras Advanced da AWS - Amazon Web Services: a nuvem mais segura e utilizada no mundo.
Sem dúvidas, a ausência de recursos financeiros para promoção da inovação nas entidades do terceiro setor ainda é um grande desafio para os gestores. Por isso, é preciso compreender que o investimento estratégico em novas tecnologias é um caminho para facilitar o alcance do público-alvo, bem como a manutenção do funcionamento e da sustentabilidade dessas instituições.
Afinal, os recursos impactam diretamente na automatização do trabalho, na intensificação da comunicação, no aumento de doações e na ampliação do debate sobre as causas sociais. Quer saber mais sobre como a tecnologia pode transformar os processos da sua instituição? Então, clique aqui e entre em contato com o time de especialistas da CodeBit. Será um prazer dialogar com você e apresentar soluções personalizadas para atender as demandas da sua entidade.
No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.