Com o avanço da transformação digital, cada vez mais as empresas se deparam com o desafio de criar e melhorar processos a partir do uso de tecnologias inovadoras. A tendência de adoção de ferramentas disruptivas nas companhias segue em ritmo de crescimento.
Vale destacar que a jornada de inovação nas companhias foi impulsionada no último ano. Além disso, o mercado está cada vez mais exigente e espera ser surpreendido com experiências personalizadas, agradáveis e envolventes.
Neste cenário, as empresas precisam inovar com rapidez e consistência, colocando o cliente no centro da estratégia, para viabilizar a criação de sistemas alinhados com as demandas atuais.
Equipes multidisciplinares, metodologias colaborativas e tecnologias de ponta podem ser usadas para acelerar o desenvolvimento com potencial de sucesso e fidelização de clientes.
Neste artigo, mostramos como uma estratégia colaborativa, orientada por UX e DEV, é o diferencial nas empresas de alta performance.
Empresas de Alta Performance e Pessoas
As organizações de alta performance, ou seja, aquelas que crescem mais de 15% ao ano, são tecnologicamente mais estruturadas e têm metodologias melhores do que as de baixa performance, que apresentam queda na receita anual.
A empresa especialista em pesquisa de mercado B2B do setor de tecnologia, Vanson Bourne, entrevistou 5.000 pessoas, entre elas, desenvolvedores, decisores de negócios e de TI, em 17 países. A pesquisa mostrou que a transformação digital bem-sucedida só é possível se as empresas adotarem uma abordagem centrada em pessoas, processos e tecnologia.
Quase 9 em cada 10 entrevistados admitiram que pelo menos um desafio atrapalhou o seu progresso. Os desafios mais comuns estão relacionados com processos e tecnologia. Mas, os resultados da pesquisa mostraram que as organizações que não colocam as pessoas certas nos lugares certos ficam paralisadas antes que a mudança comece.
A importância das pessoas nas empresas de alta performance, é ainda mais consolidada pela maioria dos entrevistados, que concordam que as organizações com líderes preocupados com o trabalho feito por elas, são mais bem-sucedidas. Concordam também que, o sucesso da transformação digital depende do envolvimento de pessoas com competências técnicas variadas nos esforços.
Desenvolvimento com Equipes Multidisciplinares
Manter uma infraestrutura de TI com um time altamente qualificado é um dos desafios das empresas. Em tempos de incerteza no mercado, com demandas variáveis, as organizações precisam contar com os recursos certos dentro do prazo ideal para se manterem competitivas.
Neste contexto, uma estratégia para diminuir incertezas e aumentar a capacidade de se adaptar, é usar uma abordagem, baseada em diversos métodos colaborativos, que orientam o desenvolvimento em várias etapas até a versão final.
As maiores empresas de tecnologia do mundo vêm estruturando seus projetos a partir deste tipo de abordagem. Para desenvolver sistemas de forma mais rápida e assertiva, as equipes multidisciplinares são a melhor alternativa. Elas usam métodos colaborativos, melhoria contínua e mentalidade centrada no usuário.
As equipes multidisciplinares, são times de tecnologia completos e autônomos focados no desenvolvimento. Como a abordagem prevê mudanças e incertezas, as equipes se destacam pela resiliência e adaptabilidade.
Geralmente, esses grupos de pessoas não apenas executam, mas ajudam a definir e desenvolver a estratégia para que os objetivos do negócio sejam atingidos, com base em pesquisa, testes e análises.
Dessa maneira, ao combinar as competências de profissionais de diferentes áreas, as empresas ganham produtividade, economia e qualidade no desenvolvimento dos sistemas.
UX + DEV: Trabalho Colaborativo
Na prática, a atuação das equipes permite às empresas e aos profissionais correr riscos, falhar, aprender e construir juntos. Essa é uma construção que envolve muito diálogo e experimentação, trazendo velocidade e assertividade para o desenvolvimento dos sistemas com boa usabilidade, consistência nas interações e acessibilidade.
Isso porque este tipo de abordagem permite falhar rápido e aprender mais rápido ainda, proporcionando menores perdas e gerando mais economia para o cliente. Dessa maneira, com as equipes, orientadas pelo trabalho colaborativo entre UX (Experiência do Usuário) e DEV (Desenvolvimento), as empresas conquistam um ritmo de execução acelerado com alta qualidade.
Avaliando problemas pontuais de negócio, através de sessões cocriativas, com o objetivo de encontrar o melhor caminho para seguir, seja inovando e evoluindo a solução atual, com padrões de interação para minimizar a curva de aprendizado do usuário ao utilizar o sistema.
Formar equipes de alta performance para projetos de tecnologia é um desafio para muitas empresas, mas é fundamental para alcançar o sucesso. Para isso, é necessário seguir alguns passos importantes que vão ajudar a criar uma cultura colaborativa multidisciplinar:
Defina os Objetivos do Projeto
O primeiro passo é definir claramente os objetivos do projeto, a visão e os valores da empresa. Isso ajuda a alinhar as expectativas da equipe e a criar um senso de propósito em torno do projeto.
Além disso, é importante que todos os membros da equipe estejam cientes desses objetivos e trabalhem juntos para alcançá-los. Dessa forma, se fortalece o engajamento dos profissionais, melhorando o desempenho.
Cultura de Equipe Colaborativa
O segundo passo é criar uma cultura de equipe colaborativa. Isso significa que todos os membros da equipe devem ser encorajados a compartilhar ideias e opiniões, independentemente de sua posição hierárquica.
Isso porque é importante que todos se sintam à vontade para falar, e contribuindo para o projeto, tendo em vista que podem apontar possíveis falhas ou encontrar soluções de forma antecipada.
Selecione os Membros da Equipe de Acordo com suas Habilidades
O terceiro passo é selecionar os membros da equipe com base em suas habilidades e experiências. Precisamos ter uma equipe diversificada que possa trazer diferentes perspectivas e soluções para o projeto.
Além disso, é fundamental contar com membros da equipe que sejam comprometidos e motivados a alcançar os objetivos do projeto.
Estabeleça Metas Claras e Defina Responsabilidades
O quarto passo é estabelecer metas claras e definir as responsabilidades de cada membro do time. Isso ajuda a garantir que todos estejam trabalhando em direção aos mesmos propósitos e que todos saibam o que é que se espera deles.
Dessa forma, evitamos que o processo seja interrompido por questões que poderiam, facilmente, ser resolvidas com antecedência. Resumindo, invista em uma comunicação aberta e transparente.
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Até o próximo post!