/// Terceiro Setor

Vale a pena o terceiro setor usar mailing?

Descubra no CodeBlog as vantagens de investir em uma plataforma de mailings personalizada.

Data de Publicação: 05/01/2020

Mesmo com a chegada de vários outros canais de comunicação, como redes sociais, blogs e sites, o disparo de e-mails marketing segue como uma das mais poderosas ferramentas para divulgação das ONG’s.

Contudo, ao contrário das empresas convencionais que normalmente divulgam ofertas e cupons de descontos nos disparos de e-mails, as instituições do terceiro setor necessitam de uma comunicação mais assertiva para expandir suas ações sociais, impactar positivamente as pessoas envolvidas, alcançar maior apoio da população e arrecadações financeiras.

Enfim, quer descobrir a importância do mailing para o terceiro setor e conhecer as vantagens de apostar nos disparos de e-mails? Então, siga com a gente!

O que é mailing?

No sentido literal, o termo “mailing” consiste em enviar cartas ou mensagens para contatos particulares. Contudo, devido às mudanças motivadas pelo avanço tecnológico e a consequente chegada do marketing digital, a palavra também passou a representar uma base de dados e informações com endereços de e-mails de vários usuários, que, no caso das ONG’s podem ser classificados como voluntários, patrocinadores, apoiadores, doadores, ativistas, etc.

Em suma, o mailing consiste em uma forma de organizar os contatos de maneira segura e garantir uma comunicação mais precisa e segmentada. Por isso, é fundamental para otimizar ações e estratégias digitais e facilitar a automação dos disparos de e-mail marketing.

Afinal, qual o papel do mailing?

Levando-se em conta que a maioria das redes sociais, bem como os cadastros em sites e plataformas digitais exigem um endereço eletrônico, é fato que todos os internautas têm, ao menos, uma conta de e-mail ativa. Além disso, uma pesquisa realizada pela Pew Research apontou que, entre todas as pessoas conectadas à internet, 62% acessam seus correios eletrônicos todos os dias.

Portanto, investir em um mailing de qualidade é essencial para assegurar uma comunicação efetiva com o público. Isso porque os e-mails consistem em um formato menos invasivo, permitem aproximação gradual e ainda oferecem personalização das mensagens de acordo com o público. Ou seja, é possível impactar tanto as pessoas que já conhecem o trabalho realizado, quanto apresentar as ações praticadas aos usuários que nunca tiveram nenhum tipo de contato com a instituição.

Agora que você já sabe o conceito, papel e importância do mailing, descubra abaixo 5 benefícios da utilização de e-mails marketing para ONG’s.

1. Personalização

Embora as mensagens disparadas sejam automáticas, é possível personalizá-las de acordo com as funcionalidades disponíveis na ferramenta escolhida. Por exemplo, inserir o nome da pessoa que irá receber a mensagem no topo do e-mail deixa o conteúdo mais humanizado e faz com que o usuário se sinta mais próximo da sua ONG.

2.Alcance

Os problemas que resultam em mensagens não entregues nos e-mails marketing são relativamente baixos. Ou seja, na maior parte dos casos, é possível ter certeza de que todos os destinatários realmente receberam as mensagens em suas caixas de entrada.

3. Flexibilidade

Além dos conteúdos textuais, os e-mails marketing permitem a adição de imagens, gifs, elementos gráficos, links de outras páginas e, até mesmo, vídeos para complementar a sua comunicação.

4. Engajamento

Quando um usuário começa a receber dados da sua instituição, ele espera que você mantenha o contato e continue informando sobre o trabalho prestado. Dessa forma, além de não passar desapercebida, a sua organização também se mantém na memória das pessoas - o que contribui para a criação de um bom engajamento.

5. Relacionamento

Por fim, ao adotar o disparo de e-mails marketing, é possível criar novas estratégias a partir das réguas de relacionamentos, que são focadas em entregar conteúdos específicos para cada perfil de usuário.

Por exemplo, uma ONG que trabalha com o meio ambiente pode elaborar uma régua destinada especificamente aos usuários que interagiram com temas relacionados à sustentabilidade e, assim, gerar mais engajamento, empenho e participações dos interessados.

Enfim, gostou de descobrir como as ferramentas de mailing em conjunto com as estratégias de e-mail marketing podem ajudar na divulgação da sua ONG?

Se você deseja começar a implementar técnicas de disparos de mailing e conquistar novos apoiadores, doadores e patrocinadores, a CodeBit pode ser uma ótima aliada! Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre as plataformas desenvolvidas sob medidas para instituições do terceiro setor.

No mais, continue de olho no CodeBlog, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos