/// Tecnologia

Qual a vantagem da tecnologia 5G?

Confira no CodeBlog o que é a tecnologia 5G e quais são os seus maiores impactos e benefícios

Data de Publicação: 12/07/2021

5G: muito se fala, pouco se sabe. A tecnologia tem despertado a curiosidade dos usuários e empreendedores que desejam saber qual, de fato, será o seu impacto.

Afinal, em uma sociedade cada vez mais conectada, os avanços tecnológicos determinam a forma como vivemos, consumimos e nos relacionamos.

Tida como a quinta geração das redes móveis, a tecnologia 5G tem como objetivo comportar um volume crescente de informações que são trocadas diariamente entre dispositivos móveis ao redor do mundo.

Quer descobrir quais são as maiores vantagens e o que elas podem oferecer? Siga com a gente e confira o panorama geral que a equipe do CodeBlog preparou sobre o 5G.

Afinal, o que é o 5G?

Em suma, 5G é a sigla que remete à quinta geração da comunicação celular. Assim, a letra G é designada para identificar as gerações da tecnologia de comunicação de dispositivos celulares que já foram ou ainda serão introduzidas.

O grande destaque do 5G é que essa tecnologia é capaz de operar na faixa de onda de milímetros (um espectro de frequência muito elevado, que varia de 24 a 100 GHz). Isso permite a transferência de dados de forma muito mais rápida que a atual e promete otimizar a velocidade de navegação de dispositivos móveis, como tablets e celulares.

À medida que for se popularizando, o 5G poderá impactar diretamente na implementação das chamadas “cidades inteligentes” com o oferecimento de novos produtos, serviços e possibilidades.

Na prática, o 5G poderá contribuir amplamente para um mundo mais conectado e para a expansão da Internet das Coisas, visto que a solução permite que os dispositivos estabeleçam uma conexão entre si. As chamadas geladeiras inteligentes, por exemplo, poderão listar e, até mesmo, comprar os itens que estão faltando.

Diferenças entre 5G e 4G

Não é novidade que a tecnologia se desenvolve de forma mais rápida e mais surpreendente a cada dia. Nesse contexto, é impossível negar que o 4G já oferece velocidade e qualidade adequadas de internet para as principais atividades cotidianas. Entretanto, a última geração da rede, além de infinitas possibilidades, merece destaque pela confiabilidade jamais experimentada até então.

Basicamente, a diferença entre a 4ª e a 5ª geração da comunicação é que o 5G chegará com um upgrade de velocidade 20 vezes maior do que a aplicada pelo 4G. Além de competir com os serviços de banda larga fixa, o serviço irá garantir mais estabilidade aos usuários, que poderão dispor de uma conexão mais confiável e fluida.

As principais vantagens oferecidas pelo 5G

Partindo do princípio de que a sociedade 5.0 já é uma realidade, a tendência é que a transformação digital acompanhe o ritmo das demais tecnologias. Por esse e por tantos outros motivos, o desenvolvimento do 5G, no Brasil e no mundo, deixou de ser uma inovação para se tornar uma verdadeira urgência.

Confira a seguir os maiores benefícios proporcionados pela referida tecnologia:

Estabilidade

O 5G promete extinguir as quedas dos sinais e garantir total estabilidade aos usuários, principalmente nas operações realizadas em tempo real.

Capacidade

Devido à sua potência elevada, o 5G permite que mais pessoas se conectem simultaneamente, sem gerar instabilidade ou perda na velocidade na internet.

Velocidade

Sem dúvidas, uma das mudanças mais significantes e, consequentemente, mais esperadas da nova tecnologia, a velocidade do 5G deverá aumentar consideravelmente. Com isso, será possível assistir a vídeos e a filmes com carregamento mais rápido e também jogar em dispositivos móveis sem que eles travem, além de aperfeiçoar todas as atividades on-line já realizadas frequentemente.

Bateria

Com o upgrade do 4G para o 5G, os aparelhos celulares passarão a consumir menos bateria. A redução do consumo, além de benéfica para o meio ambiente, também poderá ser sentida no bolso, com a sua decorrente economia financeira.

Previsões para a chegada do 5G ao Brasil

Ainda que inúmeros testes estejam sendo executados, de acordo com o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a conexão 5G está prevista para chegar ao Brasil somente no fim de 2021 ou início de 2022. Entre as maiores dificuldades para a implementação, está a interferência na frequência 3,5 GHz, que seria utilizada para a transmissão do 5G no país, mas que, atualmente, é voltada para transmitir o sinal da TV aberta para as antenas parabólicas.

O impacto mundial

Embora ainda não esteja integralmente presente no Brasil, o 5G já é uma realidade em países como China, Estados Unidos, Filipinas, Canadá, Espanha, Itália e muitos outros.

Nos EUA, por exemplo, a velocidade de sinal 5G foi, aproximadamente 2,7 vezes mais rápida do que a 4G. Outros países, como Suíça e Coreia do Sul, também apresentaram evolução na velocidade de navegação.

4 segmentos que serão diretamente otimizados com o auxílio do 5G

1. Logística

O setor de logística poderá planejar e acompanhar as rotas em tempo real com mais facilidade graças à velocidade, à segurança e à estabilidade do 5G.

2. Telefonia

Reuniões por videoconferência e chamadas de vídeo se tornarão muito mais estáveis e profissionais. Assim, será possível aumentar o número de trabalhadores que operam remotamente sem comprometer as suas interações com clientes e fornecedores.

3. Agronegócio

Com o 5G devidamente instalado e operante no Brasil, espera-se que haja um aumento de estabilidade nas áreas rurais. Essa solução poderá influenciar diretamente na produtividade do agronegócio.

4. Saúde

Na área da saúde, o monitoramento à distância será otimizado e, além de um atendimento mais eficiente aos pacientes, novas oportunidades de negócios também poderão surgir, como criação de apps, inovações na indústria farmacêutica, seguros e planos de saúde personalizados.

E você, já sabia de todos as vantagens e impactos proporcionados pelo 5G? Se esse artigo foi interessante para você, continue de olho no CodeBlog e nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) da CodeBit para não perder nenhuma novidade sobre o universo tecnológico.

Um grande abraço e até o próximo post.

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos