/// Terceiro Setor

Voluntariado on-line: como a tecnologia pode ajudar a abraçar causas

Grande parte das pessoas se viu obrigada a recorrer a tecnologia para dar continuidade aos seus projetos. As atividades de voluntariado não ficaram de fora. Saiba mais!

Data de Publicação: 03/12/2021

Não é novidade que a chegada (e permanência) da pandemia transformou diversos processos mundiais e fez da tecnologia não apenas a maior aliada nos momentos de distanciamento social, mas também uma ferramenta definitiva para facilitar as relações humanas, de consumo, aprendizado e, até mesmo, voluntariado.

Pois bem. No momento em que grande parte das pessoas se viu obrigada a recorrer às plataformas tecnológicas para dar continuidade aos projetos corporativos ou pessoais, as atividades de voluntariado não ficaram de fora. Muito pelo contrário, o cenário pandêmico mexeu com a compaixão da sociedade e fez com que muitos buscassem formas de fazer e de propagar o bem por meios remotos.

Mas, como a tecnologia pode, de fato, ajudar a abraçar causas? Siga com a leitura e descubra a resposta no artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você!

 

Como conectar as ferramentas tecnológicas com o voluntariado?

Graças aos avanços tecnológicos, atualmente existem inúmeras ferramentas disponíveis para promover e engajar as boas ações. Além disso, o universo virtual oferece infinitas possibilidades para praticar o voluntariado.

Contudo, o primeiro ponto para iniciar as ações de maneira adequada e direcioná-las a um volume maior de pessoas é o planejamento. Para isso, é necessário responder algumas questões:

  • qual tipo de ação ou causa você deseja ajudar (ou promover)?
  • qual o tipo de público que será beneficiado?
  • quem será o responsável pelo trabalho voluntário?
  • quais são as demandas específicas do público beneficiado?

Depois de responder a essas questões, chega o momento de buscar pela ferramenta que melhor se adapte aos objetivos desejados. Por isso, é essencial conhecer as funcionalidades e as finalidades de cada plataforma.

As redes sociais, por exemplo, são excelentes meios para alcançar um número considerável de pessoas. Entretanto, elas não impactam a todos.

Por isso, se a ação de voluntariado for focada em determinado nicho (como lar de idosos ou asilos, por exemplo) talvez, adotar ferramentas que concentrem um público mais próximo pode ser o melhor caminho. Portanto, é importante saber onde estão as pessoas que podem ajudá-lo(a) em uma causa e, principalmente, quais os meios para sensibilizá-las.

 

Tecnologia e voluntariado: os maiores benefícios

Apps, sites voltados à arrecadação, campanhas de doação no Instagram, Twitter e Facebook, plataformas adaptáveis, vaquinhas digitais… diversas ferramentas estão disponíveis para promover e estimular ações sociais em prol do meio ambiente ou de pessoas e de comunidades mais vulneráveis.

Sem dúvidas, a diversidade de plataformas é uma das maiores vantagens de adotar o uso de instrumentos tecnológicos. Além disso, o público que promove as atividades é realmente focado em fazer o bem. Por isso, ao invés de competirem entre si, as instituições (na maioria das vezes) se apoiam e unem forças para concentrar um número cada vez maior de doadores, voluntários e patrocinadores.

Ao recorrer às ferramentas tecnológicas, é possível encurtar distâncias e, principalmente, fazer com que a sua ação de voluntariado impacte pessoas que não necessariamente morem na mesma cidade ou país da sede da sua organização.

Essa também é uma excelente maneira de sair da zona de conforto e explorar as possibilidades. Inclusive, se usadas de maneira criativa, as redes sociais e outras ferramentas como sites, blogs e podcasts ampliam consideravelmente as possibilidades de atuação.

Nesse contexto, é importante mencionar que a tecnologia está em frequente evolução. Por isso, quando uma pessoa física ou uma organização se envolvem no meio, são forçadas a acompanharem as inovações para manterem sua amplitude e capacidade de renovação, o que é extremamente importante para sustentar a competitividade no “mercado”.

Por último, mas não menos importante, os processos tecnológicos permitem a mensuração e o monitoramento dos resultados. Inclusive, algumas plataformas fornecem o alcance de determinada ação de forma integral, sendo que o mesmo não acontece com facilidade no meio físico.

 

Quais tipos de tecnologias podem ser aplicadas no voluntariado?

De fato, o tipo de ferramenta ou instrumento tecnológico adotado depende, diretamente, do formato de trabalho voluntário escolhido.

Por exemplo, uma campanha de arrecadação, que precise de uma divulgação massiva para garantir bons resultados, pode ser realizada dentro de uma rede social popular.

Em contrapartida, os trabalhos voluntários direcionados às pautas como artes e educação podem ser desenvolvidos a partir de reuniões on-line ou transmissões ao vivo.

Outros formatos também são possíveis para aumentar o alcance e o engajamento das ações, como produção de podcasts, textos para blogs, sites institucionais, etc.

Enfim, gostou de saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar a abraçar causas? Se esse artigo foi relevante para você, continue de olho no CodeBlog.

Ah, e se você tem uma instituição filantrópica, uma organização governamental ou atua de modo independente em ações sociais e deseja impulsionar as atividades realizadas no meio digital, clique aqui. Entre em contato com o time da Codebit e descubra as soluções sob medida que uma empresa especialista em processos do terceiro setor pode oferecer.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos