/// Empresas

Somos B Corp! Saiba mais sobre a importância do certificado.

É necessário que cada B Corp cumpra padrões mensuráveis de desempenho social e ambiental, bem como transparência pública e responsabilidade legal.

Data de Publicação: 08/07/2020

Sem dúvidas, não nos faltam motivos para comemorar!

Afinal, somos uma das poucas empresas brasileiras que integram o grupo de mais de 2000 companhias mundiais que aderiram ao sistema B.

Em outras palavras, uma empresa B atende aos mais altos padrões de impacto socioambiental, por isso, hoje, o nosso maior desejo é partilhar essa nova conquista com todos vocês. Afinal, nós, da CodeBit, acreditamos na máxima: toda alegria, quando compartilhada, é multiplicada.

Enfim, se você não sabe o que significa o sistema B Corp, não se preocupe. Iremos explicar toda a relevância social e ambiental do certificado.

Confira a seguir.

O que é uma empresa B Corp?

Basicamente, uma empresa com certificação B Corp apresenta modelos de negócios focados no desenvolvimento social e ambiental. O maior propósito do movimento é semear a progressão igualitária da sustentabilidade, a partir da certificação de companhias no âmbito global. Ou seja, ao adquirir o certificado, uma empresa B reforça o objetivo de identificar e solucionar problemas socioambientais.

Além disso, é necessário que cada B Corp cumpra padrões mensuráveis de desempenho social e ambiental, bem como transparência pública e responsabilidade legal. Em suma, as companhias lideram um movimento global de pessoas que utilizam os negócios para a promoção do bem, com a finalidade geral de fazer do mundo, um lugar melhor.

Contudo, para isso, é necessário que as empresas se comprometam a dar continuidade a um novo modelo de negócio, o qual considere, na condução de seus empreendimentos, a importância das pessoas e do ambiente. Ademais, todos os produtos comercializados, práticas adotadas e lucros obtidos devem beneficiar a todos, de maneira geral e, por fim, cada ação traçada deve refletir a compreensão de que todos são dependentes e responsáveis uns pelos outros e também, pelas gerações futuras.

Mas, afinal, quais são os benefícios de se tornar B-Corp?

Em suma, existem i-n-ú-m-e-r-a-s vantagens em se tornar uma empresa B Corp. Entre elas, podemos destacar a participação em um movimento relativamente novo, a oportunidade de ser visto no mercado como referência de desempenho, atrair novos investidores, cativar e manter novos talentos e gerar mídia positiva. Além disso, ao realizar a avaliação necessária para a certificação, as empresas têm a chance de observar e identificar maneiras de promover melhor engajamento dos colaboradores e estabelecer impactos positivos nas comunidades locais e globais e, dessa forma, estabelecer estratégias para alinhamentos e melhorias. Por fim, mas não menos importante, é preciso considerar a aplicação de descontos nos produtos e serviços dentro da rede formada pelas companhias certificadas.

E quem teve a ideia de criar um movimento tão bacana? Onde e como tudo isso começou?

No ano de 2006, um trio de empresários americanos observou que a valuation de seus negócios não considerava a consciência social e ambiental de seus fundadores. Ou seja, no papel, a empresa valia tanto quanto qualquer outra concorrente.

Ainda assim, Jay Coen Gilbert, Bart Houlahan e Andrew Kassoy seguiram em frente com a venda da rede de artigos esportivos, o que rendeu a eles uma quantia de US$ 250 milhões. Logo após, os empreendedores passaram a trabalhar na criação de um selo para empresas que apresentassem impactos positivos, na busca por algo que oferecesse valor e reconhecimento às companhias pelo cumprimento de metas sociais e ambientais.

Assim, surgiu o B Lab, um movimento concreto que desenvolveu uma metodologia própria com a inclusão do índice Global Impact Investing Rating System (GIIRS) e um processo de avaliação composto por mais de 150 indicadores.

Após 14 anos, mais de 2000 empresas em 50 países já foram aceitas pela organização, entre as poucas brasileiras estão: Insecta, Movida, Natura, Reserva e agora: CodeBit.

O que é preciso para se tornar B Corp?

Primeiramente, para iniciar o processo de certificação da B Lab, é necessário preencher a ferramenta de Avaliação de Impacto B e conquistar nota mínima de 80 pontos.

Logo após, é agendada uma Revisão da Avaliação para verificar os dados e documentos de comprovação das respostas. Durante essa etapa, é solicitada uma conversa com a equipe do B Lab, sediada em São Paulo, para esclarecimento de questões e solicitação de novos documentos (caso necessário).

Feito isso, é chegada a hora do “Questionário de Transparência”, que assegura a apresentação confidencial da empresa ao B Lab sobre práticas sensíveis, multas e sanções relacionas à companhia e seus parceiros.

Ademais, é preciso considerar que todas as companhias estão sujeitas às verificações de registros públicos solicitadas pela equipe do B Lab.

Cerca de 10% das empresas com certificados são selecionadas anualmente para realização de uma Avaliação de Certificação Aprofundada. Essa análise tem como objetivo observar os requisitos da Certificação e confirmar a precisão das respostas apresentadas.

Por fim, para manter a certificação B Corporation, é necessário que a empresa atualize a sua avaliação a cada dois anos, para isso, deve fornecer documentação adicional e, novamente, atingir, pelo menos, 80 pontos na avaliação. Todo esse processo é de suma importância, afinal, garante que as empresas certificadas realmente estejam alinhadas com os critérios estabelecidos.

Enfim, pessoal, vocês curtiram saber mais sobre a certificação da Code Bit B Corp?
Continuem de olho no blog, em breve, teremos muitas boas novas para vocês.

Codebit - Programando Soluções

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos