Se, até pouco tempo, a nuvem era o futuro dos negócios, hoje, a realidade mudou, e essa solução já faz parte do presente de muitas organizações que desejam otimizar os seus processos e garantir um desenvolvimento escalável e sustentável.
O serviço de computação baseado na internet sintetiza as maiores demandas corporativas por meio do armazenamento de dados e das redes de aplicações em ambientes compartilhados. Além de manter arquivos com segurança, sem comprometer a capacidade de memória dos equipamentos, ainda garante o acesso dos usuários a qualquer hora ou lugar, dependendo apenas de um aparelho com conexão com a internet, seja por meio dos dados móveis ou redes Wi-Fi.
De acordo com a Gartner (empresa de consultoria americana), até 2025, espera-se que os investimentos empresariais direcionados à computação em nuvem atinjam 51% do orçamento de Tecnologia da Informação.
Mas, o que nem todos sabem é que, por mais que a nuvem ofereça inúmeras facilidades e vantagens, para explorar todo o potencial da ferramenta e, principalmente, garantir que o processo de migração seja bem-sucedido, alguns cuidados são necessários, como, por exemplo, descobrir como escolher o provedor mais adequado para atender à demanda de cada negócio.
Para te ajudar nessa missão, no blogpost de hoje, nós, da equipe do CodeBlog, apresentamos algumas das principais consequências de contratar uma cloud uma inadequada. Siga com a leitura e saiba mais!
Consequências de escolher uma cloud inadequada
Cada organização tem seus próprios produtos, serviços, público-alvo, metas, dores e necessidades. Diante de tal fato, no momento de encontrar o melhor provedor de cloud computing, é necessário levar em conta cada um desses fatores para realizar estudos, análises e um bom planejamento, garantindo, assim, que a solução seja implementada com devida atenção, alinhamento e monitoramento.
Confira a seguir, alguns impactos que a escolha da cloud inadequada pode provocar:
Falhas de segurança:
Ao migrar os dados de uma organização para uma cloud confiável como a AWS, que dispõe de tecnologias avançadas de segurança da informação, como diversos protocolos de proteção, rotinas de backup e atualizações constantes, é possível reforçar a segurança das informações.
Por outro lado, ao contratar um provedor que não oferece todas as medidas de segurança e conformidade, além de correr o risco de ter seus sistemas invadidos, uma empresa também pode ter seus dados sensíveis roubados ou extraviados, sofrendo vários tipos de prejuízos em relação à reputação e à credibilidade da marca.
Para evitar qualquer tipo de transtorno, é importante observar se o fornecedor do ambiente cloud apresenta funcionalidades como: restrição de acessos gerenciais a links privados, restrição de acessos a IPs de origem, criptografia nas comunicações de rede e mais.
Prejuízos financeiros:
Ao escolher uma cloud segura e confiável, como a desenvolvida pela AWS e comercializada pela CodeBit, o usuário paga apenas pelos recursos que utiliza.
Além disso, não precisa arcar com custos de instalação de hardwares, reduzindo, portanto, a necessidade de compra de novos equipamentos. Em contrapartida, ao escolher servidores que não oferecem opções de pagamento na moeda local, ou trabalham com tipos de pagamentos variáveis ao invés de fixos, as oscilações de preços, bem como as oscilações cambiais, podem provocar prejuízos financeiros consideráveis às empresas.
Expectativas frustradas:
Por último, mas não menos importante, é preciso destacar que escolher soluções ineficazes é consequência de falta de estudo e planejamento da empresa contratante e falta de suporte da empresa fornecedora do serviço.
Nesses casos, o resultado da soma é a frustração de expectativas.
Por isso, é importante contar com provedores reconhecidos, certificados e sempre conferir o tipo de tecnologia oferecida, as possibilidades de escalabilidade, as ferramentas usadas como apoio, o nível de expertise do time de profissionais, a metodologia aplicada no processo de migração, e, principalmente, o grau de envolvimento do fornecedor no planejamento da operação.
Como escolher a melhor cloud para o seu negócio?
Para escolher a melhor gestão em nuvem para atender às suas necessidades, é preciso analisar todos os processos desenvolvidos pela sua equipe e comparar opções de serviços disponíveis no mercado.
Para ajudá-lo(la) nessa questão, listamos abaixo algumas perguntas que podem ser úteis no momento da pesquisa:
►A empresa responsável pelo provedor irá orientá-lo(la) durante todo o processo de implementação?
► A empresa valida o que você realmente precisa?
► O provedor pode oferecer um retorno positivo do investimento?
► A empresa oferece total suporte à sua empresa e aos usuários?
Vale destacar que os melhores provedores são aqueles que oferecem suporte ao cliente e explicam com exatidão suas responsabilidades durante e após um possível desastre.
A Amazon Web Services (AWS) é tida como a plataforma de nuvem mais adotada e mais abrangente da atualidade. E isso não é por acaso, afinal, essa solução oferece mais de 200 serviços completos de datacenters em todo o mundo. Milhões de clientes, como startups de crescimento acelerado, grandes empresas e órgãos governamentais utilizam a AWS para reduzirem seus custos e garantirem mais agilidade e inovação.
A infraestrutura global da AWS é estabelecida por meio das AZs (Availability Zones) que, na prática, envolve várias zonas e regiões de disponibilidade, separadas e isoladas fisicamente para oferecer aos usuários uma forma mais fácil de projetar e operar aplicativos e bancos de dados.
Com alta disponibilidade, resistente a falhas e totalmente ajustável, essa infraestrutura, diferente das tradicionais (que utilizam apenas um data center), oferece aos usuários a possibilidade de replicar dados e aplicativos entre grandes distâncias geográficas com total eficiência.
É fato que, ao migrar para a nuvem, além de mais inovação nos processos, as organizações podem viabilizar novas oportunidades. Mas, para isso, é preciso fazer uma escolha assertiva e identificar um provedor capaz de suprir, completamente, a sua demanda.
Se você pretende adequar a sua empresa a um ambiente de cloud computing com confiabilidade e segurança, conte com a CodeBit.
Clique aqui, acesse o site e confira todos os serviços oferecidos por um time de especialistas, totalmente disponível para dar suporte e auxiliar a sua organização nos processos de implementação e manutenção do modelo de nuvem.
No mais, continue de olho no Codeblog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post.