Codebit - Programando Soluções

Meio Ambiente

O Futuro Sustentável: Adotando Tecnologias Verdes

Vamos apresentar algumas maneiras de combinar a evolução tecnológica com um mindset sustentável.

Postado em 20/10/2023

Além de garantir mais agilidade aos processos, automatizar tarefas repetitivas e estimular a produtividade das equipes, alguns recursos tecnológicos, quando bem aplicados, podem contribuir para a sustentabilidade, reduzir custos e, até mesmo, agregar valor aos negócios.

No blogspot de hoje, nós, da equipe da CodeBit, vamos apresentar algumas maneiras de combinar a evolução tecnológica com um mindset sustentável para manter a lucratividade, atrair e reter os novos perfis de consumidores, que estão, cada vez mais preocupados com os temas e as discussões ambientais.

Venha com a gente descobrir a importância das tecnologias sustentáveis e alguns exemplos práticos de aplicação.

Tecnologias sustentáveis: o que são?

Em poucas palavras, as tecnologias sustentáveis são aquelas que apresentam soluções digitais disruptivas, sem provocar impactos ao meio ambiente.

No contexto empresarial, elas combinam vantagens operacionais com práticas de consciência socioambiental, promovendo benefícios consideráveis às empresas, como, por exemplo:

►atração e retenção de consumidores com os mesmos valores;

►redução de custos relacionados à utilização de papel e estrutura física;

►diminuição de desperdício;

►certificações de sustentabilidade que agregam valor e competitividade à marca no mercado.

Quando uma empresa substitui a impressão de papel pela digitalização de documentos, por exemplo, além de garantir maior proteção e segurança às informações sensíveis, ainda torna a consulta aos arquivos mais rápida e eficiente.

Da mesma maneira, a computação em nuvem permite o acesso remoto às informações, colaborando para a integração, conectividade e produtividade da equipe, que se torna capaz de operar e de manter as atividades em qualquer lugar do mundo, com apenas uma conexão com a internet, libertando-se das barreiras físicas.

Tecnologias sustentáveis: por que adotá-las?

As tecnologias sustentáveis envolvem, sobretudo, uma nova abordagem para as empresas, já que incentivam o crescimento e o desenvolvimento, não só corporativo, mas também ambiental e social. Ao equilibrar esses fatores, é possível manter, ou até mesmo, aumentar a lucratividade e ainda possibilitar um futuro mais verde para as novas gerações, que, certamente, poderão dar continuidade ao ciclo de sustentabilidade.

De acordo com um estudo realizado pela Amcham e integrado ao relatório de tendências Prêmio Eco 2022, 87% dos líderes e gestores empresariais afirmaram que, optar por alternativas sustentáveis, mesmo com investimento mais alto, é uma estratégia excelente para promover a valorização crescente das marcas.

Os principais tipos de tecnologias sustentáveis:

Energia solar

A energia solar corresponde à energia proveniente da luz e do calor emitidos pelo sol - uma fonte inesgotável, renovável, limpa e abundante, que não emite gases poluentes como os de efeito estufa e reduz, significativamente, os impactos ambientais.

Tratando-se do cenário brasileiro, essa é uma escolha inteligente para as empresas, afinal, nosso país, naturalmente tropical, recebe radiação solar intensa na maior parte dos anos.

Assinatura Eletrônica

Refere-se a um tipo de assinatura virtual que, diferentemente das tradicionais, não demanda o uso de papel e caneta, permitindo que os gestores e os colaboradores assinem os documentos em ambientes digitais, com a mesma credibilidade jurídica dos documentos físicos.
Ao ser integrada com outros sistemas, essa solução facilita e agiliza a conclusão dos processos e entregas das organizações.

Gestão digital de documentos

Assim como a assinatura digital, a gestão digital de documentos substitui arquivos e documentos físicos e reduz o uso de papéis por versões digitais, com a mesma validade jurídica, facilitando a consulta dos usuários e libertando as organizações da manutenção de grandes servidores ou espaços físicos para o armazenamento de documentações.

Computação em nuvem

A computação em nuvem é uma solução que permite o acesso a recursos de computação, como servidores, armazenamento e serviços, pela internet. Em vez de possuir e gerenciar fisicamente esses recursos, as empresas podem alugar ou usar serviços de computação em data centers remotos, tornando a infraestrutura mais flexível, escalável e acessível.
Por não exigir a utilização de muitos equipamentos próprios, a computação em nuvem também garante mais sustentabilidade às organizações, promovendo economia de espaço, energia, menor necessidade de sistemas de refrigeração, redução na emissão de dióxido de carbono, redução do uso de papel e muito mais.

A partir do momento em que os grandes servidores ficam centralizados e utilizam as melhores tecnologias disponíveis no mercado, é possível otimizar o consumo de recursos e, consequentemente, minimizar os impactos causados no planeta.

Além disso, ao apostar nas soluções de cloud computing, é perceptível como as falhas nas operações e na indisponibilidade dos sistemas são reduzidas. Isso ocorre devido aos diversos tipos de proteção e boas práticas que são aplicadas para prevenir essas situações, como estruturas elétricas, estruturas de rede e backups, que diminuem, consideravelmente, as chances de interrupção do serviço.

Gostou de saber mais sobre como a tecnologia pode impactar positivamente nas questões ambientais?

Se você quer descobrir como os avanços tecnológicos podem contribuir para o posicionamento e a otimização dos processos da sua empresa, clique aqui, acesse o site da CodeBit e confira todas as soluções personalizadas, preparadas por um time de especialistas para atender à sua demanda.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço!