Codebit - Programando Soluções

Meio Ambiente

Trabalho, tecnologia e meio ambiente: 5 recursos para reduzir impactos gerados pelas empresas

Descubra quais são alguns dos recursos utilizados pelas organizações para reduzir os impactos ambientais. Saiba mais!

Postado em 17/08/2022

A tecnologia e todas as suas facilidades estão, cada vez mais, presentes na vida das pessoas. Importante salientar que além das novas conexões, das oportunidades de digitalização e de outras formas de consumo, os recursos também podem ajudar a reduzir os impactos ambientais.

Debates sobre o uso consciente de energia elétrica, reciclagem e consumo de água sempre foram urgentes, mas agora, a utilização de dispositivos intensificou, ainda mais, a importância dessas questões.

Apesar das problemáticas, a tecnologia mostra o quanto pode contribuir com soluções eficientes para minimizar alguns problemas iminentes.

Um exemplo disso são as empresas privadas, que têm apostado em recursos inovadores como gestão de fatura de energia elétrica, softwares mais inteligentes para transporte, ferramentas de digitalização para diminuir o uso de papel e colocar o mundo em um caminho mais sustentável.

Quer descobrir quais são alguns dos recursos utilizados pelas organizações para reduzir os impactos ambientais? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.

 

Redução e otimização do consumo de energia elétrica

Meio ambiente e consumo de energia são questões indissociáveis.

De uns tempos para cá, a gestão insustentável de energia promovida por algumas empresas têm acendido um alerta sobre a necessidade de adotar novas tecnologias eficientes para otimizar a utilização elétrica, reduzir o consumo e apostar em fontes renováveis.

Para isso, o primeiro passo é analisar os processos e os recursos que demandam alto consumo nas operações. Depois, observar o histórico de faturas e identificar os focos de desperdício.

Nesse contexto, uma solução é investir na gestão automatizada das faturas – solução que ajuda detectar falhas e planejar ações rápidas, que podem dar retorno imediato para os grandes consumidores de energia.

Por outro lado, a energia solar tem se popularizado cada dia mais nos ambientes corporativos. Afinal, é ambientalmente renovável e economicamente rentável. Além disso, demanda pouca manutenção e tem vida útil elevada.

 

Abordagens mais verdes e inteligentes sobre entrega e transporte

Com o considerável aumento das vendas on-line, o impacto da cadeia de suprimentos no meio ambiente também deve ser um ponto de discussão para as empresas.

A maior parte das marcas que vendem pela internet não permitem que o cliente adicione itens aos pedidos após concluir uma transação. Essa falta de flexibilidade faz com que as compras sejam entregues por vários transportadores diferentes, gerando mais resíduos por conta das inúmeras embalagens e mais emissões de carbono, pelas múltiplas formas de transporte, que levam a um mesmo lugar.

Para solucionar essa questão, existem algumas tecnologias voltadas à gestão de pedidos, que oferecem maneiras mais inteligentes de gerenciar essas operações.

Em poucas palavras, esses recursos criam pedidos com status de ‘rascunho’ quando os itens ainda estão no estoque e possibilitam que o cliente faça mudanças ou adições até o momento em que a compra é despachada.

Um recurso relativamente simples, mas que ajuda a eliminar o excesso de ofertas de entrega, junto com materiais de proteção e embalagem associados a vários pedidos menores.

 

Redução da pegada de carbono ao diminuir deslocamentos desnecessários

Quando o assunto é reduzir a pegada de carbono, a redução dos deslocamentos com meios de transportes movidos por combustíveis fósseis é uma das alternativas mais viáveis.

Neste contexto, o trabalho híbrido faz parte do movimento que visa desenvolver processos e rotinas ambientalmente sustentáveis nas organizações.

Esse modelo de trabalho garante economia para as empresas, manutenção da produtividade e flexibilidade para os colaboradores.

Para isso, os softwares gerenciadores de tarefas e as soluções de cloud computing asseguram que todas as tarefas sejam devidamente executadas, mesmo com o time de funcionários operando remotamente.

 

Agronegócio mais sustentável e eficiente

De acordo com os dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), nos últimos 50 anos, o agronegócio foi responsável por duplicar a emissão de gases do efeito estufa.

Contudo, a tecnologia tem potencial para ser uma das protagonistas da transformação desse cenário. As ferramentas de agricultura de precisão, por exemplo, oferecem controle avançado sobre as máquinas agrícolas, com aplicações controladas de pulverizadores, sistemas de piloto automático, otimização de tráfego e alocação de frotas.

Segundo estudo realizado pela divisão de Agricultura da Hexagon, tecnologias para a aplicação de herbicidas podem reduzir em até 25% o uso de agroquímicos em uma operação agrícola.

 

Automação e assinatura digital ajudam a eliminar uso de papel nas empresas

De acordo com estudo realizado pela The World Count, o papel é responsável por 50% dos resíduos gerados pelas empresas em todo o mundo. Para minimizar esse problema e tornar os processos mais sustentáveis (e mais eficientes), muitas empresas estão investindo em digitalização e adotando as assinaturas e certificados digitais, que permitem que os gestores assinem documentos e obtenham a mesma validade jurídica dos documentos em papel, de forma muito mais ágil e segura.

Em conjunto com a solução anterior, a computação em nuvem tem se estabelecido como uma grande tendência no mercado corporativo, já que permite o acesso e o armazenamento de inúmeros tipos de arquivos, além da execução de tarefas por meio de dispositivos conectados à internet.

Com essa solução, oferecida pela CodeBit em parceria com a AWS, os arquivos ou os aplicativos não precisam ser instalados nos computadores, uma vez que todos os dados se encontram disponíveis em uma rede remota.

Ao adotar o serviço digital, uma organização pode utilizar as suas ferramentas e salvar todo o trabalho feito para acessá-lo posteriormente de qualquer lugar, reduzindo a utilização de papel, dispondo de maior segurança nos processos e aumentando, significativamente, a produtividade das equipes.

 

Gostou de ficar por dentro sobre os 5 recursos que auxiliam a reduzir os impactos ambientais gerados pelas empresas?

Se você quer descobrir como os avanços tecnológicos podem contribuir para o posicionamento e a otimização dos processos da sua empresa, clique aqui, acesse o site da CodeBit e confira todas as soluções personalizadas, preparadas por um time de especialistas para atender à sua demanda.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço!