/// Empresas

ERP próprio: por que você deveria ter um na sua empresa

O ERP, é um software que não só potencializa as operações empresariais, como também assegura o aumento da produtividade, a partir da automatização. Saiba mais!

Data de Publicação: 05/01/2022

De fato, todo gestor tem como objetivo a otimização de processos de uma empresa, para tornar a sua equipe mais produtiva e atingir resultados positivos, dentro de um curto período. Contudo, nem sempre é tarefa simples encontrar os melhores caminhos para promover a automação e, consequentemente, garantir um bom desempenho das tarefas. A boa notícia é que existe um aliado certeiro para ajudar nessa missão: o sistema ERP, um software que não só potencializa as operações empresariais, como também assegura o aumento da produtividade, a partir da automatização.

Quer saber mais sobre a solução? Então, siga com a leitura e acompanhe o artigo que a equipe do Codeblog preparou para você.

 

ERP próprio: por que você deveria ter um na sua empresa.

 

O que é ERP?

Em inglês, a sigla ERP indica “Enterprise Resource Planning” que, em português, entende-se por Planejamento dos Recursos da Empresa.

Na prática, o ERP envolve um sistema de gestão empresarial integrada que possibilita, a partir de um software, o acesso a informações, a dados e a mensurações dos diversos departamentos de uma companhia dentro de um único dashboard, tais como: atendimento, vendas, finanças, marketing, produção, RH e outros…

A adoção de um ERP possibilita a automatização de ações como pagamentos, inclusão de dados financeiros, controle de inventário, entrada e saída de produtos, compras de insumos, informações de impostos, questões relacionadas à folha de pagamento, monitoramento do banco de horas e muitas outras.

Além disso, a ferramenta também pode ser integrada a outros programas específicos para auxiliar na junção e na organização de informações.

 

Benefícios de ter um ERP na sua empresa:

Redução de custos

Uma das maiores vantagens em adotar um sistema ERP é a redução de custos que o software promove, principalmente aqueles relacionados ao capital humano. Afinal, o sistema consegue automatizar funções operacionais, dispensando a ação manual dos colaboradores e reduzindo as chances de falhas.

Dessa forma, é possível tanto enxugar os custos com a folha de pagamento quanto direcionar os funcionários para funções analíticas, o que irá otimizar a eficiência da organização e diminuir os custos referentes à produtividade.

 

Mais eficiência administrativa

Com um sistema automatizado, é possível potencializar o desempenho dos setores de maneira individual e, assim, garantir a eficiência de uma empresa como um todo. Isso ocorre por conta da agilidade oferecida pela ferramenta.

Algumas tarefas, por exemplo, que levariam horas para serem concluídas manualmente, podem ser realizadas em instantes, de forma totalmente automatizada, por meio de um único clique. Além disso, um ERP também reduz a necessidade de revisões constantes e retrabalhos.

 

Upgrade dos processos

Com um ERP em ação, você também pode tornar os seus processos mais modernos e viabilizar a competitividade.

Isso porque, com a adoção do sistema, a sua empresa sai na frente da concorrência com uma tecnologia decisiva para assegurar e evidenciar o seu posicionamento no mercado.

 

Perspectiva integrada da empresa

A partir das informações obtidas no sistema ERP, é possível avaliar a atuação e a situação de uma empresa de maneira integral.

Quando esse processo é realizado de maneira manual, existe uma dificuldade natural de enxergar uma perspectiva ampliada, em especial, por conta das informações, que, na maior parte das vezes, são direcionadas ao gestor de maneira separada, de acordo com os seus respectivos setores.

Entretanto, como o ERP proporciona um dashboard integrado, ele garante que os administradores possam observar como determinado setor impacta direta ou indiretamente nos demais e ajuda na identificação e na resolução de gargalos, falhas e conflitos internos.

 

Enfim, gostou de descobrir o que é um ERP e quais os benefícios dessa ferramenta para a sua empresa?

Se você deseja automatizar os seus processos e garantir maior competitividade no mercado, no ano que está por vir, entre em contato com o time de especialistas da CodeBit e confira todos os formatos de sistemas de gestão empresarial, feitos sob medida para atender à sua demanda.

No mais, continue de olho no Codeblog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos