Essencial para um setor de recursos humanos que deseja atuar de forma mais estratégica, a nuvem permite que a equipe de RH acesse dados a qualquer momento ou consulte qualquer tipo de informação de maneira fácil, prática, flexível e livre de burocracias.
Isso porque, dentro do cloud computing, os dados da empresa podem ser armazenados e disponibilizados de forma totalmente on-line e segura.
Por conta das inúmeras vantagens oferecidas, o serviço de RH em nuvem vem chamando atenção de diversas corporações que desejam digitalizar e modernizar os seus processos.
Se você deseja saber mais sobre o tema, siga com a gente e confira, no artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você, os 7 maiores benefícios do RH em nuvem.
1. Economia
Sem dúvidas, a redução de custos é um dos fatores decisivos para a adoção do RH em nuvem. A economia ocorre devido à eliminação dos servidores no escritório, que exigem manutenções constantes.
A partir de uma assinatura mensal, o modelo de RH em nuvem assegura maior abrangência e acessibilidade para grandes e pequenas empresas. Além disso, a tecnologia cloud computing requer baixo investimento, uma vez que a manutenção é realizada pelo próprio servidor do sistema.
2. Automatização
Integrado em um ambiente 100% on-line, o RH em nuvem é alimentado por atualizações automáticas e frequentes, que ocorrem dentro do próprio sistema.
Dessa forma, o provedor do cloud computing oferece novas versões periodicamente para se tornar mais moderno, eficaz e proporcionar melhor experiência ao usuário.
3. Flexibilidade
Por disponibilizar diversos dados e informações dentro de um único local, com a adoção do RH em nuvem, é possível garantir mais flexibilidade e produtividade dentro de uma empresa.
Afinal, documentos como informações de funcionários, relatórios, folhas de pagamento, entre outros, podem ser vinculados em um só sistema, que opera com agilidade e auxilia na organização corporativa e na postura estratégica.
4. Mobilidade
Com a chegada da pandemia e o consequente isolamento social, o home office se intensificou, e as empresas precisaram aprender, com urgência, como realizar a gestão dos colaboradores de forma remota.
Nesse contexto, o RH em nuvem permite a utilização de todas as informações de maneira totalmente remota e gera maior flexibilização e mobilidade. Assim, é possível acessar a plataforma por qualquer smartphone, computador ou tablete que estejam conectados à internet.
5. Autonomia
A partir do momento em que a equipe do RH passa a ter menos envolvimento com o T.I, os gestores conquistam maior autonomia e são impulsionados pela praticidade do processamento descomplicado de informações. Dessa forma, é possível gerar insights de maneira independente e garantir mais tempo para se dedicar às questões estratégicas do negócio.
6. Segurança
Embora o armazenamento de dados confidenciais em nuvem gere certa desconfiança em relação à segurança, a verdade é que, se as informações forem guardadas de maneira correta e de acordo com as devidas configurações e permissões, a solução em nuvem é muito mais segura do que a conservação em hardwares, desktops e HDs externos.
Entretanto, é necessário verificar todas as políticas do provedor do sistema RH em nuvem para se certificar sobre a proteção dos documentos.
7. Otimização
Por último, mas não menos importante, o armazenamento em nuvem permite que todas as atividades do RH sejam centralizadas.
Dessa forma, arquivos, aplicativos e ferramentas deixam de ocupar o armazenamento interno dos equipamentos e, paralelamente, todos os dados são compartilhados de maneira otimizada.
Pois é, caro leitor, com tanta mobilidade, praticidade, economia e automatização para o setor de recursos humanos, fica difícil não adotar o serviço.
Se você pretende digitalizar os seus processos e otimizar as tarefas da sua equipe de maneira simples e eficiente, clique aqui, entre em contato com o time de especialistas da Codebit e confira todas as soluções personalizadas, disponíveis para atender à demanda da sua empresa.
No mais, continue de olho no Codeblog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!