/// Computação em Nuvem

Quais são os benefícios da gestão em nuvem?

A nuvem pode ajudar uma organização a executar a gestão de suas tarefas em um ambiente centralizado e acessível de qualquer lugar do mundo.

Data de Publicação: 16/04/2020

A sua organização tem um plano de investimento na gestão em nuvem? A adoção do cloud computing tem se disseminado em vários setores e é fácil entender os motivos: nessa tecnologia, as organizações podem ter mais mobilidade, flexibilidade e integração. Juntos, esses fatores ajudam a organização a entregar resultados com mais agilidade e precisão. Ou seja, é possível agregar valor aos seus serviços e se manter eficiente. Para auxiliá-lo a entender melhor como a gestão em nuvem pode ajudá-lo, preparamos este post. Continue a leitura e veja os impactos que essa estratégia pode trazer para a sua organização!

O que é a gestão em nuvem?

A gestão em nuvem é uma estratégia de gerenciamento de rotinas em que a organização se apoia no cloud computing para executar seus processos e verificar a evolução de tarefas diárias. Mas o que é cloud computing? Também chamado de computação na nuvem, esse é um modelo de TI em que os recursos são executados em um poderoso data center. Além de ser remoto, ele deve ser escalável e acessível em qualquer lugar com internet. Como se estivesse em nuvem! Desse modo, os times podem levar os benefícios dessa tecnologia para as rotinas administrativas sem riscos.

Quando ela deve ser utilizada?

Independentemente da área em que a sua organização atual, a gestão em nuvem pode sempre ser vista como um investimento estratégico. Se você apoia-se no cloud computing, todos os seus colaboradores conseguem melhorar o seu dia a dia de trabalho. Ao mesmo tempo, vencer alguns desafios será algo fácil, como é o caso de situações como:

  • a necessidade de ter mais mobilidade operacional;
  • a busca por mais integração entre equipes e setores diferentes;
  • a redução dos gargalos operacionais com fluxos de trabalho mais ágeis e com menos etapas;
  • a necessidade de reduzir custos e torná-los mais precisos;
  • o desejo de ter uma infraestrutura de TI que seja mais escalável, flexível e de alta disponibilidade;
  • a necessidade de se adaptar a um ambiente de trabalho movido por dados e com controles de segurança centralizados.

Todos esses desafios podem ser contornados com o apoio de uma infraestrutura de cloud computing moderna e eficaz. Em outras palavras, a nuvem pode ajudar uma organização a executar a gestão de suas tarefas em um ambiente centralizado e acessível de qualquer lugar do mundo. Com poucos cliques você poderá compartilhar dados, definir estratégias de ação para um projeto e avaliar que caminho tomar com os seus apoiadores.

Quais são os benefícios de investir na nuvem?

Novas tecnologias podem ajudar em vários processos. Smartphones por exemplo, tornam a rotina interna de uma organização mais ágil flexível. Em qualquer lugar com internet, podemos nos comunicar por e-mail, trocar dados ou fazer uma videoconferência. Nesse contexto, apoiar-se no cloud computing traz benefícios e impactos positivos como:

  • mais mobilidade para os seus profissionais: você pode verificar arquivos em qualquer lugar;
  • alta disponibilidade e escalabilidade: os recursos se adaptam às suas necessidades e, assim, sempre se mantêm acessíveis;
  • alta flexibilidade para atender as demandas existentes: na nuvem você pode executar sistemas de edição de textos e até plataformas de armazenamento de dados;
  • ganho de produtividade: ao permitir o trabalho em qualquer local, nenhuma demanda ficará para depois;
  • possibilidade de trocar dados com segurança: recursos de controle reduzem riscos ao acessar e trocar arquivos.

Esses são os benefícios que afetam principalmente a rotina dos colaboradores. Já, os líderes de organizações conseguem acompanhar os fluxos de trabalho de modo centralizado, facilitando a correção de erros. A sua gestão, em outras palavras, será mais eficaz e inteligente: avaliar o que há de errado no dia a dia da organização e otimizar fluxos de trabalho será muito mais simples.

Portanto, não deixe de investir na gestão em nuvem para tornar o seu dia a dia mais prático e capaz de atingir os resultados esperados. Apoiando-se nessa tecnologia, a organização conseguirá ser mais flexível e alinhada com as demandas da sociedade. Além disso, poderá mitigar problemas facilmente e alcançar os seus objetivos com muito mais praticidade.

Gostou das informações que trouxemos? Então siga a gente no Facebook, no Instagram e no LinkedIn para receber as novidades do blog!

Codebit - Programando Soluções

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos