/// Hospitais e Clínicas

Os benefícios do cloud computing na saúde

Saiba como o cloud computing pode impactar o setor da saúde e quais benefícios a ferramenta pode oferecer. Acesse!

Data de Publicação: 29/09/2021

Que a tecnologia chegou para ficar e transformar os formatos de consumo, entretenimento e comunicação, provavelmente, você já sabe. Contudo, conforme as inovações se intensificam, os desafios se expandem, assim como as suas aplicações.

Pois bem, no artigo de hoje, a equipe do CodeBlog irá apresentar a você como o cloud computing pode impactar o setor da saúde e quais benefícios a ferramenta pode oferecer para que hospitais, clínicas e consultórios otimizem seus processos administrativos e atividades diárias. Siga com a leitura e saiba mais.

 

A presença do cloud computing no setor da saúde

De acordo com um levantamento realizado pela MarketsandMarkets, as soluções em nuvem devem movimentar mais de US$ 9,5 bilhões apenas na área médica em todo o mundo. Tamanha ascensão se justifica, não apenas pela disseminação da tecnologia, mas também pela sua capacidade de agilizar sistemas e processos com excelente custo-benefício.

No cenário nacional, a computação em nuvem tem começado a atrair interessados no setor da saúde de maneira discreta, atuando na autorização de exames, preenchimento de cadastros e distribuição de laudos e resultados.

Ou seja, por mais que os avanços sejam reais, novos investimentos são necessários para que a solução fortaleça a sua presença nos cenários público e privado da saúde brasileira.

 

Quais soluções o cloud computing proporciona para a saúde?

Sem dúvidas, o cloud computing é um excelente aliado da saúde na otimização de processos operacionais e na gestão das instituições que compõem o setor.

Afinal, a ferramenta proporciona soluções relacionadas à resolução dos problemas causados pelo limite de armazenamento de dados internos (como prontuários e exames), potencialização da comunicação interna e eficiência nos processos de consulta de dados e de informações.

Siga com a gente e confira a seguir os maiores benefícios da funcionalidade:

Redução de custos

Com certeza, uma das maiores vantagens da tecnologia é a economia relacionada à infraestrutura. Afinal, com o cloud computing, equipamentos e espaço para arquivamento de informações impressas não são necessários, visto que o sistema, totalmente digital e escalável, permite o aumento da capacidade de acordo com a demanda de armazenamento.

Flexibilidade

O cloud computing pode ser implementando de maneira totalmente personalizada, para atender à demanda e à necessidade do hospital.

Dessa forma, o empreendimento pode contratar o serviço que seja mais adequado aos seus interesses.

Agendamento on-line

Outra vantagem relevante da computação em nuvem para a saúde é que a tecnologia possibilita o agendamento de consultas on-line de maneira segura e em tempo real. Dessa forma, a equipe responsável pelo serviço pode operar com mais informações à disposição, de maneira simplificada.

Acessibilidade

O cloud computing permite que pacientes e profissionais de saúde tenham acesso a todos os laudos e tratamentos, sem que haja a necessidade de mobilizar os colaboradores da área de TI para disponibilizar as informações necessárias.

Assim, é possível aumentar a produtividade dos especialistas em tecnologia e garantir a eles mais tempo para planejar novas ações. Além disso, todas as atualizações da ferramenta são realizadas pela empresa fornecedora, sem qualquer interferência da equipe interna.

Inovação

Os servidores de cloud computing estão sempre em busca de novas ferramentas para otimizar a solução oferecida. Dessa forma, ao adotar a tecnologia, uma clínica ou hospital poderá dispor de inúmeros serviços atualizados.

Ademais, a ferramenta engloba inúmeros servidores e redes de backups, justamente para assegurar que os dados estejam sempre disponíveis para acesso.

Facilidade

Graças à praticidade do sistema de busca do cloud computing, é possível garantir muito mais facilidade na pesquisa por informações e cruzamento de dados.

Em outras palavras, isso significa que o resultado de um exame, por exemplo, pode ser encontrado e disponibilizado ao médico e ao paciente de forma muito mais rápida. Também é possível encontrar informações sobre o histórico de um paciente e cruzá-las com os dados de um exame mais recente com muito mais eficácia.

Vale destacar que as informações também podem ser disponibilizadas para outras instituições, caso haja necessidade.

Segurança

De fato, concentrar todos os dados e informações em um único sistema proporciona muito mais segurança a uma instituição de saúde. Além disso, com o cloud computing é possível limitar o acesso de usuários a determinadas informações.

Outro fator extremamente relevante é relacionado à preservação dos dados, que, neste caso, é garantida. Ou seja, sempre que armazenadas, as informações passam a ser replicadas em inúmeros servidores, evitando perdas ou extravios.

 

Conclusão

Com tantos benefícios e facilidades, não é por acaso que a computação em nuvem está, a cada dia, mais presente em clínicas e hospitais.

Espera-se que, futuramente, a solução ganhe mais força nos setores públicos brasileiros, para auxiliar no aumento da eficiência do atendimento clínico, reduzir o tempo de espera e garantir a satisfação de todos os envolvidos no processo.

Se você deseja decolar os seus negócios e otimizar as tarefas desenvolvidas pela sua equipe, de forma eficaz e descomplicada, entre em contato com o time de especialistas da Codebit e confira todas as ferramentas personalizadas para atender à sua demanda.

No mais, continue de olho no Codeblog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post.

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos