/// Computação em Nuvem

5 inovações da Computação em Nuvem que você precisa conhecer

Entre as principais inovações, a Computação em Nuvem vem se tornando, a cada dia, mais popular, descubra as maiores inovações relacionadas ao tema!

Data de Publicação: 22/09/2021

É notável que a sociedade passou por inúmeras mudanças provocadas pelo avanço tecnológico nos últimos anos.

Essas transformações refletem diretamente nos formatos de relacionamento, consumo, socialização e, também, na gestão de empresas e entidades.

Entre as principais inovações, a Computação em Nuvem vem se tornando, a cada dia, mais popular, graças aos inúmeros benefícios oferecidos para pessoas físicas e jurídicas.

Isso porque, além de proporcionar maior agilidade, mobilidade e segurança ao acesso aos sistemas e informações pessoais ou corporativas, o Cloud Computing ainda auxilia na digitalização e na modernização dos modelos de negócios das companhias.

Se você é um leitor assíduo do Codeblog, provavelmente já conhece a ferramenta e está por dentro de todas as vantagens oferecidas (em caso negativo, volte alguns posts). Então, depois de imergir nesse universo promissor, é chegada a hora de descobrir as maiores inovações relacionadas à computação em nuvem.

Siga com a leitura e confira o alerta de tendência que preparamos para você.

 

5 inovações da Computação em Nuvem que você precisa conhecer

1. Desenvolvimento acelerado

Não é novidade que o setor de Cloud Computing é um dos que mais crescem em todo o planeta. Mas, a perspectiva é que o aumento da utilização dos serviços impulsione ainda mais esse mercado e passe a estimular a ascensão de novos negócios relacionados em SaaS (Software as a Service) e PaaS (Platform as a Service), entre outras áreas desse ramo.

Nesse cenário, também deve se considerar a ampliação da receita da indústria da nuvem, visto que essas mudanças serão vitais para as empresas. A estimativa para os próximos anos envolve investimentos bilionários, considerando a evolução tecnológica nas companhias como interesse global.

 

2. A nuvem para além da tecnologia

Embora a nuvem não seja uma tecnologia recente, a sua popularização só ocorreu por conta dos novos tipos de negócio, que apresentam modelos escaláveis.

Dentro desse cenário, a nuvem disponibilizou uma gama de soluções, que não se limitam apenas aos segmentos de TI e são debatidos em reuniões estratégicas de empresas e entidades do terceiro setor. A chegada da pandemia impulsionou ainda mais a adoção das ferramentas, afinal, com a implementação do trabalho remoto, diversas lideranças que ignoravam suas aptidões e vantagens resolveram despertar para o assunto.

É fato que nos próximos anos várias empresas passarão a utilizar os serviços de nuvem como um recurso tecnológico para reinventar as operações dos seus negócios, otimizar investimentos e atender novos públicos.

 

3. Ampliação do armazenamento

Outra tendência relevante é relacionada ao aumento exponencial da possibilidade de armazenamento em nuvem. Espera-se que, futuramente, os fornecedores da solução possam entregar mais serviços, com recursos e tecnologias ainda mais avançados.

Em outras palavras, empresas e pessoas que precisarem armazenar um grande volume de informações e executar análises mais consistentes a partir da nuvem poderão realizar os processos com mais eficácia.

 

4. Popularização das nuvens híbridas

O número de empresas e de entidades que utilizam mais de um fornecedor de serviços em nuvem está em constante ascensão. Mas, por conta dos custos elevados de manutenção e de infraestrutura, é provável que os empreendimentos passem a dividir as suas informações entre modelos públicos e privados.

No ano de 2020, a nuvem híbrida já foi o modelo mais utilizado. Toda a popularidade não é por acaso – além de oferecer mais velocidade e segurança, o modelo ainda auxilia na redução de custos.

 

5. Foco na segurança

Com a chegada da LGPD, as boas práticas de segurança de informação passaram a ser obrigatórias em todas as empresas.

Embora muitos negócios ainda estejam em processos de adaptação da nova legislação, a verdade é que a nuvem pode atuar como um mecanismo central para basear diversas ferramentas de segurança da informação, controle de acessos, disponibilidade, etc.

Além disso, as companhias e entidades que já utilizam as soluções em nuvem terão mais facilidade para implementar novas tecnologias e adequar seus fluxos e modelos de atuação.

 

Enfim, caro leitor, gostou de descobrir as 5 maiores inovações da Computação em Nuvem? Conte para nós nos comentários e continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Ah, e se você pretende potencializar os seus processos e otimizar o fluxo das operações da sua empresa ou entidade, clique aqui e saiba mais sobre os sistemas de nuvem oferecidos pelo time de especialistas da Codebit. Todas as ferramentas são personalizadas e desenvolvidas para atender à sua demanda!

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos