/// Computação em Nuvem

Cloud Computing e o terceiro setor

Saiba como essa ferramenta tecnológica pode otimizar os processos e garantir maior alcance e visibilidade à sua instituição.

Data de Publicação: 16/11/2020

De acordo com a última edição da pesquisa “As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil”, realizada em 2016 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística) existem cerca de 237 mil ONGs espalhadas pelo país.

De fato, essas organizações, que têm como princípio defender e promover ações sociais focadas em direitos humanos, proteção ao meio ambiente, pessoas em situação de risco e muito mais, são fundamentais, principalmente no Brasil, que, há anos, luta contra a desigualdade social.

Devido à importância das entidades, o investimento em ferramentas tecnológicas como Cloud Computing é essencial para aumentar o alcance dos serviços prestados, motivar a aproximação de doadores, digitalizar processos e garantir a segurança e a transparência das ações desenvolvidas.

Inclusive, muitas instituições já estão de olho no poder da tecnologia. Uma prova disso foram os dados divulgados pelo Relatório Global Sobre Tecnologia nas ONGs, que apontou que, no ano de 2019, as entidades aumentaram em 40% os investimentos em tecnologia.

Enfim, quer saber mais sobre a importância do cloud computing para o terceiro setor?

Siga com a gente e confira no post do CodeBlog.

O que é cloud computing?

Basicamente, cloud computing ou “computação em nuvem” é uma tecnologia que utiliza a conectividade e a escalabilidade da internet para hospedar diversos tipos de recursos, programas e instalações, além de permitir que os usuários acessem e compartilhem os dados necessários a partir de qualquer smartphone, tablete ou desktop, sem que haja a necessidade de se conectar a um servidor local ou computador pessoal.

Um grande exemplo de cloud computing são os serviços de streaming como Spotify, Netflix e Deezer, que proporcionam aos usuários o acesso aos seus serviços sem precisarem fazer o download de qualquer tipo de software ou arquivo em seus aparelhos. Nesses casos, é possível assistir a filmes, séries ou escutar músicas somente com um navegador e uma boa conexão com a internet.

Cloud computing para ONGS: a modernização da gestão

De fato, o maior propósito das organizações não governamentais é assistir e oferecer suporte aos cidadãos a partir de eventos de caridade, captação de recursos e programas de conscientização social, independentemente da área de atuação.

Por esse motivo, a implantação do cloud computing é uma ótima maneira de modernizar a gestão das organizações. Isso porque, além de oferecer soluções que garantem acesso a uma estrutura de Tecnologia da Informação absolutamente escalável e flexível, sem a necessidade de gerenciar sistemas físicos, a adoção do cloud computing também impacta positivamente na atuação das causas defendidas, graças à possibilidade de analisar dados logísticos, meteorológicos, demográficos, digitais, etc.

Vantagens do Cloud Computing

Transparência

Sem dúvidas, um dos principais desafios das organizações sem fins lucrativos brasileiras é a transparência. Afinal, a partir dela, é possível assegurar credibilidade e, consequentemente, novos doadores e patrocinadores.

Nesse contexto, o Cloud Computing pode ser um grande aliado. Com a aplicação da ferramenta é possível rastrear e compartilhar com o público o destino das doações realizadas graças ao armazenamento de dados em nuvem – que disponibiliza as informações e permite o acesso em tempo real com total segurança.

Economia

Além de possibilitar mais engajamento com a sociedade, a implementação do Cloud Computing ainda auxilia na redução dos custos operacionais, viabiliza a otimização do fluxo de comunicação, inova o setor de contabilidade e facilita o gerenciamento de recursos.

Transformação digital

Devido à concorrência acirrada, ser digital deixou de ser uma opção e se tornou questão de sobrevivência. Por esse motivo, ao adotar tecnologias que possibilitem à sua ONG um crescimento sustentável, seus processos terão mais qualidade, e os doadores e patrocinadores terão melhores experiências

Disponibilidade

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens do Cloud Computing é a acessibilidade dos dados, que são disponibilizados em tempo integral e operam positivamente na produtividade dos colaboradores da organização.

Flexibilidade

Com o Cloud Computing, servidores locais e acessórios como HDs externos e pendrives ficam no passado. Afinal, a ferramenta foi criada para garantir total agilidade aos processos e oferecer mais consistência ao fluxo operacional da organização.

Enfim, curtiram saber mais sobre o cloud computing?

Se vocês desejam garantir maior autonomia e aumentar o alcance da sua ONG, entrem em contato com a CodeBit e confiram os serviços de Infraestrutura em Nuvem voltados para organizações do terceiro setor.

No mais, continuem de olho no CodeBlog, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos