/// Cloud Computing

Descubra o que é e para que serve o cloud computing

Computação em nuvem é um serviço baseado na internet, a partir do armazenamento de dados e das redes de aplicações em ambientes compartilhados. Saiba mais neste artigo!

Data de Publicação: 25/04/2022

Cloud computing ou computação em nuvem nada mais é do que um serviço de computação baseado na internet, capaz de sintetizar as maiores demandas pessoais ou corporativas a partir do armazenamento de dados e das redes de aplicações em ambientes compartilhados. Ou seja, além de armazenar arquivos com segurança e sem comprometer a capacidade de memória dos equipamentos, os usuários ainda podem acessá-los a qualquer hora ou lugar, dependendo apenas de um aparelho com conexão com a internet, seja por meio dos dados móveis ou redes Wi-Fi.

Quer saber mais sobre a solução? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.

 

Como funciona a cloud computing?

Ao contrário dos modelos comuns, a nuvem integra uma série de servidores que representam um amplo dispositivo de armazenamento e processamento de dados e permitem total elasticidade em todos os recursos fornecidos.

Dessa forma, é possível alocar os recursos dos servidores interligados para sua utilização e personalizar a capacidade de processamento de acordo com a demanda, com a segurança adequada e sem a necessidade de reinstalações ou de manutenções frequentes.

 

Quais são as vantagens da cloud computing?

Redução de custos

Ao utilizar o cloud computing, o usuário paga apenas pelos recursos que utiliza. Além disso, não precisa arcar com custos de instalações de hardwares, além de reduzir a necessidade de compra de novos equipamentos.

 

Escalabilidade

A cloud computing permite aos seus utilizadores aumentar e reduzir a capacidade da sua máquina de maneira simples e descomplicada, o que proporciona mais elasticidade e otimiza os processos de maneira geral.

 

Agilidade e Inovação

A solução também contribui para que os recursos de TI sejam desenvolvidos e disponibilizados com mais inovação, rapidez e agilidade. Afinal, com a computação em nuvem, é possível implantar vários servidores dentro de instantes.

 

Confiabilidade

Considerando que os serviços de cloud computing são disponibilizados 24 horas por dia e 7 dias por semana, as empresas que apostam na tecnologia contam com processos constantemente gerenciados, confiáveis e consistentes.

 

Armazenamento ilimitado

Com uma capacidade de armazenamento praticamente ilimitada, não há necessidade de se preocupar com o espaço e a memória, como ocorre com os sistemas físicos.

 

Backup e recuperação

Com tecnologia de ponta, os provedores de serviços cloud, além de oferecerem backup descomplicado, ainda recuperam os dados a qualquer momento, a partir de poucos cliques.

 

Acesso às informações

Ao migrar para a nuvem, é possível acessar as informações em qualquer lugar do mundo, desde que haja conexão com a internet.

 

Quais são os tipos de cloud computing?

Nuvem pública

Também chamada de Public Cloud, na Nuvem Pública, os provedores de serviços terceirizados apresentam os recursos e os serviços aos usuários via on-line.

Dessa forma, as informações dos clientes, bem como a segurança relacionada, concentram-se na infraestrutura de propriedade dos provedores e serviços.

Entre os principais provedores de nuvem pública destacam-se Amazon, AWS, Microsoft Azure e Google Cloud Platform.

 

Nuvem Privada

A Private Cloud ou nuvem privada envolve um sistema que fornece recursos parecidos com os da Nuvem Pública, mas, nesse caso, os serviços e as informações são gerenciados pela organização ou por terceiros, somente para manter a organização do cliente.

Além disso, nesse formato, a infraestrutura conta com mais controle e mais acompanhamento, para reduzir possíveis problemas relacionados à segurança.

 

Nuvem Híbrida

Como o próprio nome já indica, a Nuvem Híbrida (ou hybrid cloud) é a combinação entre a nuvem pública e a privada, mas não necessariamente de fornecedores distintos.

Também é importante destacar que a decisão de executar os serviços em uma nuvem pública ou privada depende de inúmeros fatores como a sensibilidade dos dados, as certificações do setor e padrões, os regulamentos etc.

 

Quais são os modelos de serviços da cloud computing?

IaaS - Infrastructure as a Service

A IaaS, ou Infraestrutura como Serviço, oferece aos usuários a capacidade de abastecer o processamento, o armazenamento e a conectividade da rede de acordo com as suas necessidades.

A partir desse modelo de serviço, os clientes podem utilizar os recursos para desenvolverem os seus próprios aplicativos.

Amazon Web Services; Microsoft; Alibaba e Google estão entre os principais provedores de IaaS no mundo.

 

PaaS - Platform as a Service

Ao optar pelo modelo PaaS, ou Plataforma como Serviço, o usuário passa a contar com diversos tipos de soluções para otimizar os processos como bancos de dados, filas, mecanismos de fluxo de trabalho, e-mails etc. aos seus clientes.

Também é possível utilizar esses recursos para criação dos seus próprios aplicativos.

Nesse caso, o gerenciamento de funções e o backup de dados são administrados pelo próprio provedor.

Exemplos deste tipo de serviço: Google App Engine; Heroku; RedHat OpenShift; Microsoft Azure Cloud Services; Tsuru e etc.

 

SaaS - Software as a Service

Por fim, no modelo SaaS - Software como Serviço, os fornecedores terceirizados disponibilizam as versões de aplicativos para usuários finais à seus clientes, com a inclusão de alguns recursos administrativos, como a possibilidade de criação e gerenciamento de usuários. Desse modo, é possível personalizar a forma como os clientes utilizam seus próprios logotipos corporativos, além de cores etc.

Exemplos deste tipo de serviço: ERP; CRM; Google Docs; Linkedin; Skype; Facebook e etc.

Enfim, gostou de descobrir finalmente o que é o cloud computing e para que serve a computação em nuvem?

Se depois de conferir todas essas informações e de compreender a transformação gerada pela computação em nuvem, você deseja encontrar formas de aplicá-la na sua empresa ou instituição para descomplicar e desburocratizar os processos, entre em contato com o time de especialistas da CodeBit e descubra todas as soluções personalizadas disponíveis para você!

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um grande abraço.

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos