/// Computação em Nuvem

Qual a diferença entre backup local e na nuvem?

Ainda tem dúvidas sobre as maiores diferenças entre Backup local e na Nuvem? Então, confira este post!

Data de Publicação: 26/11/2021

Embora o serviço de armazenamento em nuvem tenha se difundido rapidamente entre pessoas físicas e jurídicas por conta da sua praticidade e segurança, muitos ainda não conhecem totalmente as suas funcionalidades ou confundem o armazenamento de arquivos com o backup de dados. Por mais que pareça uma confusão inocente, a verdade é que, na maioria das vezes, esses enganos podem comprometer um volume gigantesco de dados.

Para que você não corra esse risco, a equipe do CodeBlog reuniu as maiores diferenças entre backup local e nuvem. Siga com a leitura e confira abaixo:

 

Qual a diferença entre backup local e na nuvem?

Backup local

Geralmente, o backup local, também conhecido como backup físico, é realizado por meio de um disco rígido (HD externo).

Entre as grandes vantagens do formato está a privacidade, visto que, por se tratar de uma ferramenta física, é possível carregar o HD por onde você for e limitar o acesso aos dados.

Além disso, os HDs também permitem atualizações diárias, com inclusão ou remoção de arquivos e documentos.

Contudo, vale mencionar que esse dispositivo é extremamente frágil, por isso, pode perder a sua funcionalidade caso entre em contato com água ou fontes de calor extremas. Também é suscetível a roubos e outras eventualidades.

Por esses e tantos motivos, não é indicado confiar no HD (bem como em pen-drives) como uma única opção de backup, isso porque, uma única falha pode apagar irreversivelmente todos os dados salvos.

Muitos usuários ainda optam pelo backup local, principalmente pela falta de conhecimento sobre as operações da nuvem.

Já no caso das empresas que ainda utilizam o formato, normalmente, elas investem em conjunto em uma solução profissional de armazenamento físico, como um servidor dedicado, por exemplo. No geral, um sistema de backup local seguro envolve grandes custos relacionados à energia elétrica, manutenções e instalações.

 

Backup em nuvem

Prático, moderno e funcional, não é à toa que o backup em nuvem tem ganhado bastante atenção, desde os usuários comuns, até as grandes organizações.

O sistema integra o armazenamento de dados em um data center, que é administrado por um terceiro ou uma prestadora de serviço contratada para essa finalidade.

Além de descomplicar os processos corporativos, o cloud backup ainda oferece inúmeros benefícios se comparado aos HDs externos.

Isso porque, ao contrário do backup físico, a solução garante o armazenamento de todas as informações em um local totalmente seguro contra roubos, extravios e desastres naturais.

Focada na acessibilidade, a ferramenta não requer qualquer tipo de manutenção de software ou hardware associados ao backup para que possa operar.

Além disso, o backup em nuvem é sinônimo de mobilidade e permite que todos os dados sejam acessados de qualquer dispositivo conectado à internet, como tablets, smartphones, desktops, etc.

Também é possível restringir os acessos e personalizar as permissões para garantir que os documentos sejam vistos, editados ou compartilhados apenas por pessoas autorizadas.

Por fim, mas não menos importante, outra vantagem significativa do armazenamento em nuvem é a flexibilidade. Afinal, a solução é totalmente adaptável às demandas corporativas ou individuais e oferece, exatamente, o espaço necessário para que uma empresa ou uma pessoa física salvem as suas informações importantes.

Para isso, basta escolher uma empresa confiável, pagar um fee mensal, sem a necessidade de qualquer investimento inicial para começar a aproveitar as vantagens oferecidas.

 

Afinal, qual a melhor solução?

Considerando que estamos no ano de 2021 e todos buscam se digitalizarem para descomplicarem os processos e otimizarem os níveis de segurança, é inegável que o backup em nuvem oferece benefícios expressivos como acessibilidade, mobilidade, flexibilidade, redução de custos e escalabilidade.

Por isso, a maioria dos especialistas que atuam no segmento de tecnologia, concorda que o armazenamento em nuvem é a solução mais vantajosa para salvar dados com proteção, de maneira totalmente remota.

Enfim, gostou de descobrir as a diferenças entre backup local e na nuvem?

Se você deseja saber mais sobre como o armazenamento em nuvem pode transformar os processos corporativos da sua empresa (ou potencializar as tarefas do seu dia a dia), clique aqui e entre em contato com o time de especialistas da Codebit. Será um prazer dialogar com você e apresentar todas as vantagens dessa solução inovadora.

No mais, continue de olho no Codeblog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos