/// Segurança da Informação

Segurança de Dados: descubra o que é essencial!

Com a chegada da LGPD, o vazamento de dados passou a ser abordado com muito mais critério, incluindo até possíveis penalizações. Acesse e saiba mais!

Data de Publicação: 22/11/2021

Sem dúvidas, a segurança de dados nas empresas é fator primordial, já que envolve diretamente a proteção de informações de pessoas físicas e jurídicas. Para isso, existem algumas técnicas específicas de preservação dos dados das organizações e de seus respectivos clientes.

Além disso, com a chegada da LGPD, o vazamento de dados passou a ser abordado com muito mais critério, incluindo até possíveis penalizações para determinados tipos de ocorrências que podem provocar sérios prejuízos para o empresariado.

Mas, afinal, o que é essencial dentro da segurança de dados? Siga com a leitura e descubra no post que a equipe do Codeblog preparou para você.

A importância da segurança de dados

Provavelmente, você já sabe que a informação é uma das ferramentas mais poderosas que uma empresa pode ter atualmente, e que a maior parte dos dados (pessoais e corporativos) estão armazenados no meio digital.

Por esses e tantos outros motivos, contar com ferramentas de segurança é fundamental para proteger os dados que circulam por computadores e dispositivos móveis.

Levando em conta a tamanha competitividade do mercado, também é primordial proteger as informações da companhia dos concorrentes e, ao mesmo tempo, mantê-las à disposição (de maneira segura) para facilitar as consultas e propulsar o bom relacionamento com o cliente.

Em geral, a segurança dos dados no âmbito empresarial engloba tudo que envolve a proteção de informações de pessoas físicas e jurídicas e é baseada nos seguintes pilares:

Confiabilidade

Garantia de que os dados de uma organização são restritos aos acessos autorizados.

Autenticidade e integridade

Preservação integral das características originais das informações e impedição de possíveis alterações (sejam elas ocasionadas por falhas internas ou por ataques de hackers).

A segurança de dados na prática

De fato, a única maneira de assegurar que os dados de uma empresa não sejam extraviados, repassados ou adulterados é a partir da contratação de um serviço de TI focado em soluções de segurança.

Por isso, antes de contratar uma empresa especializada, é importante observar se ela realmente opera 24 horas por dia e sete dias por semana, afinal, os ataques não têm hora para acontecer e exigem uma ação rápida.

Também é fundamental verificar se a prestadora de serviços tem uma equipe qualificada para assegurar máxima segurança e minimizar os riscos de invasões.

Após se atentar a esses pontos, será possível promover maior segurança de dados a partir de algumas práticas relativamente simples, como:

Digitalização de documentos

Definitivamente, acumular informações importantes em papéis impressos é coisa do passado. A melhor forma de garantir a proteção de documentos importantes é por meio da digitalização que, inclusive, está diretamente relacionada aos pilares da segurança da informação. Afinal, quando devidamente digitalizados, os dados se tornam sigilosos, são facilmente disponibilizados aos usuários e dificilmente serão perdidos de forma inconvertível.

Cloud Computing

O serviço de armazenamento em nuvem é uma das opções mais práticas e seguras para a troca e arquivamento de dados e informações de maneira confidencial e estratégica. Além disso, essa tecnologia está disponível para qualquer tipo de empresa, tem preço acessível e raramente envolve custos de manutenção. Outro ponto positivo é que o Cloud Computing possibilita que os dados internos sejam acessados de qualquer lugar por meio de dispositivos com acesso à internet, (desde que haja autorização para a ação).

Preparação da equipe

Mais do que investir em softwares e contratar empresas especializadas em segurança de dados, é necessário preparar a sua equipe para que eles saibam como tratar e armazenar cada uma das informações. Para isso, vale a pena apostar em cursos e treinamentos voltados à cibersegurança.

A importância da LGPD na segurança de dados

A Lei Geral de Proteção de Dados, mais conhecida pela sigla LGPD, entrou em vigor em setembro de 2020 justamente para minimizar os riscos de vazamento de dados e exigir uma nova postura das empresas em relação ao tratamento dessas informações. Portanto, é de suma importância que as organizações controlem rigorosamente o que é feito com os dados de cada cliente e sigam todas as normas propostas. Até porque, o não cumprimento das regras presentes na LGPD pode provocar diversos prejuízos para os empreendimentos, como medidas corretivas, multa de até 2% do faturamento e, até mesmo, proibição do exercício das atividades.

As maiores vantagens oferecidas pela segurança de dados

  • Fortalecimento dos sistemas corporativos e maior prevenção às fraudes e aos ataques.
  • Mais segurança às transações financeiras.
  • Competitividade no mercado.
  • Cultura digital voltada para otimização das atividades.
  • Mais autoridade e longevidade à marca.

Enfim, agora que você já sabe o que é essencial na segurança de dados, que tal garantir mais proteção às informações internas da sua empresa e aos dados sensíveis dos seus clientes? Se você deseja descobrir todas as soluções possíveis para tornar os seus processos mais seguros, clique aqui, entre em contato com o time de especialistas da CodeBit e confira as ferramentas personalizadas disponíveis para você.

No mais, continue de olho no Codeblog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos