Codebit - Programando Soluções

Terceiro Setor

A importância da digitalização no terceiro setor

Ao apostar na digitalização, uma entidade do terceiro setor pode apresentar seus resultados financeiros e seus trabalhos à comunidade com mais visibilidade garantindo mais confiabilidade. Saiba mais!

Postado em 27/07/2022

Embora o terceiro setor tenha registrado crescimento histórico nos últimos anos, os desafios enfrentados por grande parte das instituições ainda permanecem. Afinal, apenas uma parcela das ONGs e das organizações consegue, de fato, se manter financeiramente sustentável. Isso porque, além da necessidade de apoio da sociedade, órgãos políticos e econômicos, vários outros conflitos relacionados à gestão e à comunicação das organizações fazem com que elas fiquem, muitas vezes, estagnadas em processos ultrapassados e limitados.

Da mesma forma que ocorre nas empresas privadas, a digitalização é uma grande aliada para manter as entidades mais conectadas à realidade atual da sociedade e, assim, contribuir para que elas desenvolvam a sua competitividade.

Recentemente, o investimento em recursos tecnológicos deixou de ser um diferencial e se tornou uma verdadeira urgência. Afinal, é nítido o quanto eles podem otimizar o desempenho e ampliar a atuação das organizações.

Além disso, ao apostar na digitalização, uma entidade do terceiro setor pode apresentar seus resultados financeiros e seus trabalhos à comunidade com mais visibilidade, garantindo, desse modo, mais confiabilidade e intensificando as oportunidades de financiamentos junto aos órgãos governamentais ou às organizações privadas.

É certo que o uso da tecnologia impacta tanto na relação externa da rede com o seu público-alvo, quanto na sustentabilidade e nas condições necessárias para manutenção da eficiência interna, com procedimentos e equipes devidamente alinhados e organizados.

 

Soluções para digitalização do terceiro setor

Antes de mais nada, é preciso destacar que não existe uma fórmula mágica para digitalizar. Os recursos devem ser adotados de acordo com a necessidade de cada entidade. Para isso, vale a pena realizar um bom planejamento, focado nas dores e nas demandas da instituição em relação à comunicação com o público e à divulgação dos serviços. Existem inúmeras soluções digitais capazes de contribuir para a visibilidade de uma instituição, tais como: sites, blogs, apps, mídias digitais, softwares personalizados, armazenamento em nuvem e todo o investimento necessário na parte estrutural, como investimento em novas máquinas, redes estruturadas, banco de dados e ferramentas de comunicação.

A seguir, listamos as principais.

 

Mídias digitais

A partir do momento em que existe uma causa para ser divulgada, ela precisa ser compartilhada com o maior número de pessoas para que tenha o seu objetivo atingido. Levando em conta a atual popularidade das redes sociais, é certo que essas são excelentes ferramentas para atrair novos doadores.

Mas, para tanto, é importante que os conteúdos sejam anunciados nos canais corretos, com a linguagem adequada. Ou seja, antes de criar um perfil e começar a postar, pesquise em quais plataformas o seu público-alvo está mais concentrado e procure marcar presença nas redes mais populares do momento, como Facebook, Instagram e TikTok.

Para conquistar seus objetivos e impactar pessoas dispostas a doar recursos, patrocinar eventos ou se candidatar como voluntários, é necessário construir boas relações e a melhor forma de fazer isso é compreendendo o perfil e as preferências do seu público.

 

Site

A criação de um site também é um passo muito importante para aumentar o alcance de uma entidade. Isso porque, além de ser um ótimo recurso para apresentar os projetos, a história e as informações relevantes, essa ferramenta também agrega mais credibilidade a uma organização.

Vale mencionar que, nos últimos tempos, o acesso à internet por meio dos smartphones praticamente triplicou. Por isso, mais do que um site, é necessário ter um site responsivo, com design atrativo e totalmente adaptável para os mais variados tamanhos de telas.

 

Infraestrutura

A infraestrutura é a base para o sucesso de qualquer estratégia de digitalização. Em vista desse fato, se você pretende digitalizar os processos da sua organização, é necessário contar com máquinas e softwares que comportem as necessidades relacionadas à área de atuação e permitam a integração entre os diversos setores, contribuindo, assim, para automação de processos e consequente ganho de eficiência.

Em um cenário ideal, cada uma das organizações deveria desenvolver um núcleo tecnológico com capacidade para atender à crescente demanda e promover um trabalho frequente de manutenção das plataformas. Mas, no Brasil, a maior parte das instituições não possui recursos e profissionais habilitados para desenvolver esses processos.

Inclusive, muitas delas dependem do auxílio de voluntários para trabalhar nas operações de TI.

 

Computação em Nuvem

Grande tendência no mercado corporativo e social, a computação em nuvem permite o acesso e o armazenamento de inúmeros tipos de arquivos, além da execução de tarefas por meio de dispositivos conectados à internet. Com essa solução, os arquivos ou os aplicativos não precisam ser instalados nos computadores, uma vez que todos os dados se encontram disponíveis em uma rede remota.

Ao adotar o serviço digital, uma instituição pode utilizar as suas ferramentas e salvar todo o trabalho feito para acessá-lo posteriormente de qualquer lugar.

Por conta das inúmeras vantagens oferecidas, diversas instituições sem fins lucrativos estão sendo “convidadas” para ingressar na nuvem. Inclusive, muitas delas já aplicaram essa funcionalidade nas tarefas cotidianas e puderam ver, na prática, o verdadeiro potencial e a praticidade oferecida pela nuvem.

 

Quer saber mais sobre como o armazenamento em nuvem pode transformar os processos da sua instituição? Então, clique aqui e entre em contato com o time de especialistas da CodeBit. Será um prazer dialogar com você e apresentar todas as vantagens desta solução inovadora.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço!