/// Site

Site para ONGs: saiba como e por que investir

Você conhece os benefícios de ter um site para ONG? Entenda como isso pode ajudar a organização e quais são os passos para começar!

Data de Publicação: 01/07/2020

Trabalhos bonitos precisam ser conhecidos pelo máximo de pessoas possível. Já parou para pensar sobre a importância que tem o site para ONGs ou projetos sociais ? Isso é fundamental para ganhar visibilidade, pois, independentemente de qual é o seu público, existem grandes chances de ele estar na internet.

Contar com um site bem estruturado e que se identifique com a organização pode ser o segredo para conseguir mais doações e voluntários, e também de melhorar muito a comunicação com as pessoas. Além disso, é a chance para mostrar tudo o que tem de mais importante e, assim, aumentar o engajamento .

Quer saber quais são os passos mais importantes para criar o site da sua ONG, instituto ou fundação? Neste post mostraremos a você! Continue a leitura e confira.

Planejamento da compra do domínio

O primeiro passo para criar o site da ONG é comprar o domínio. É ele que fica na barra de endereço do navegador. Para isso, é preciso escolher uma empresa para registrar e pagar uma taxa, que precisa ser renovada anualmente ou pelo período que você escolher no momento da contratação.

O endereço eletrônico deve ser simples e, de preferência, ter apenas o nome da ONG. Além disso, você terá acesso a algumas contas de e-mail. Por exemplo, se o seu site for "novaong.org", o endereço de e-mail será:
“nomedesejado@novaong.org”.

Desenvolvimento do site

Depois de já ter o seu endereço garantido, vem o momento de desenvolver o site. É bom que ele seja funcional, com informações completas e fácil de se navegar.

Imagine que o seu site é um salão de visitas para o seu projeto, então, é importante que seja agradável, acolhedor, seguro e organizado. A aparência depende da proposta do trabalho e do público que deseja alcançar.

Para o desenvolvimento, será preciso escolher uma plataforma para criação de sites. É importante encontrar uma alternativa simples e bastante completa, que permita fazer edições sem dificuldade.

Alerta de SPOILER! A Codebit é especialista na elaboração de sites e plataformas personalizadas, com suporte em tempo integral.

Definição das informações que serão compartilhadas

Com o site pronto, é preciso pensar em quais informações serão compartilhadas. Isso vai definir a estrutura das páginas. É essencial que sites para ONGs ou projetos sociais apresentem:

  • descrição das atividades;
  • imagens do trabalho realizado;
  • convite e informações para candidatura de voluntários;
  • botão para doações;
  • inscrições por e-mail.

Você também pode ter outros conteúdos que considerar relevantes. O seu site é uma ferramenta para inspirar as pessoas para o que você defende, então, mostre o quanto as suas atividades são importantes. A segurança dos dados do público também é essencial.

Planejamento dos conteúdos que serão produzidos

Você já sabe quais características deseja e a identidade visual já foi definida. Agora, é hora de pensar em qual tipo de conteúdo será produzido.

Como você quer se comunicar com o seu público? Existem muitas opções, como vídeos, imagens, textos, áudio e a mistura entre eles. O interessante é oferecer um material de qualidade, que mostre que o trabalho realizado pela ONG, instituto ou fundação é organizado e comprometido.

Viu como a ideia do site para ONGs ou projeto social pode ajudar a mostrar o que a sua organização tem de melhor? Ele facilita a comunicação com o público e traz bastante crescimento. Para que ele seja bem construído e transmita responsabilidade, você pode contar com uma empresa especializada.

Quer ajuda para fazer o site da sua ONG? A Codebit trabalha na criação de soluções tecnológicas para organizações sociais. Entre em contato conosco e saiba mais!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos