/// Cloud Computing

A importância da computação em nuvem nos processos de Big Data e Analytics

O mercado de trabalho exige processos digitalizados e gestores capazes de realizar a tomada de decisão de maneira ágil e assertiva. Isto fez com que o Big Data e o Analytics se tornassem tendências.

Data de Publicação: 20/10/2021

De fato, o mercado de trabalho atual exige que as empresas tenham processos digitalizados e gestores capazes de realizar a tomada de decisão de maneira mais ágil e assertiva. Nesse contexto, levando em conta a tamanha competitividade do cenário, a busca por eficiência fez com que o Big Data e o Analytics se tornassem tendências cada vez mais presentes no universo empresarial.

De acordo com uma pesquisa realizada pela SAP Digital Transformation Executive Study, 94 das 100 companhias líderes do mundo afirmaram investir em Big Data e/ou Analytics.

Sem dúvidas, os sistemas inteligentes, capazes de analisar um grande volume de dados e informações, são fundamentais para assegurar a otimização dos processos internos e aprimorar o desempenho das organizações de maneira geral.

Contudo, por mais que o Big Data e o Analytics tenham se mostrado excelentes alternativas para empresas dos mais diversos nichos e tamanhos, vários empreendedores ainda não conhecem os benefícios da utilização da nuvem como ferramenta de apoio estratégico.

Pensando nisso, a equipe do Codeblog criou este artigo informativo.

Siga com a leitura e descubra a importância da computação em nuvem nos processos de Big Data e Analytics.

 

O que é Big Data?

Em resumo, o Big Data consiste na análise e na interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade. Em outras palavras, essas soluções específicas permitem que os profissionais de TI operem com informações não-estruturadas em grande velocidade.

Todas as ferramentas que integram o Big Data são extremamente importantes para a definição de estratégias de marketing. Além disso, também contribuem para o aumento da produtividade, da redução de custos e da otimização de processos.

 

O que é Analytics?

A inteligência analítica, ou, o termo “analytics” em inglês, envolve uma área abrangente e multidimensional, em que se utilizam técnicas matemáticas, estatísticas, de modelagem preditiva e machine learning para encontrar padrões e conhecimento significativos em dados.

Atualmente, várias empresas e entidades adicionam aos seus computadores um poderoso mix de ferramentas que permite o armazenamento de uma grande quantidade de dados e a execução de algoritmos sofisticados.

Dessa forma, a partir da união entre a ciência dos números, dados e analytical Discovery, é possível descobrir se aquilo em que se acredita é realmente verdade, além de elaborar perguntas que, até então, nunca haviam sido pensadas. Esse é o grande poder do analytics.

 

O que é Computação em Nuvem?

Sucintamente, a computação em nuvem é tida como o fornecimento de serviços de computação, como servidores, armazenamento, banco de dados, rede, software, análise e inteligência pela internet.

Com o objetivo de oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e intensificar o escalonamento, a nuvem tem se tornado cada dia mais popular no cenário corporativo.

Geralmente, o usuário paga apenas pelos serviços de nuvem que utiliza e pode reduzir os seus custos operacionais a partir da execução de uma infraestrutura eficiente.

 

Por que o Big Data as a Service é uma excelente alternativa para quem precisa lidar com grande volume de dados?

Enfim, agora que você já sabe qual a funcionalidade de cada um dos termos mencionados anteriormente, é interessante destacar que, devido ao amadurecimento da computação em nuvem, inúmeras companhias e entidades ao redor do mundo têm optado por consumir a tecnologia da informação como um serviço. Nesse contexto, alguns exemplos mais aplicados do cloud computing são a Infraestrutura como Serviço (IaaS), a Plataforma como Serviço (PaaS) e o Software como Serviço (SaaS).

Da mesma forma que essas plataformas se desenvolveram com o passar dos anos, o Big Data como Serviço (BDaaS), também têm sido uma excelente alternativa para digitalizar os processos das empresas, que buscam a solução para enfrentar os desafios que envolvem o aumento da geração de dados.

Isso porque, ao apostar no Big Data como Serviço, é possível monitorar uma grande quantidade de informações de uma única vez e obter análises precisas, que auxiliam na tomada de decisão de uma companhia.

 

Confira a seguir os maiores benefícios em utilizar o Big Data as a Service:

 Custo benefício

O custo de implementação, manutenção e gerenciamento é relativamente baixo, visto que não há necessidade de investir em equipamentos novos.

Escalabilidade

Tanto a capacidade de armazenamento quanto os processamentos podem ser adaptados de maneira fácil e prática.

Praticidade

Todos os dados e informações podem ser acessados em qualquer lugar, por meio de um dispositivo móvel conectado à internet.

Segurança

Conforme a computação em nuvem evoluiu, suas camadas de segurança foram enrijecidas, para proporcionar maior proteção aos dados.

Apoio técnico

O serviço inclui uma equipe especializada para oferecer suporte para qualquer tipo de problema.

Produtividade

Com o Big Data as a Service, os profissionais de TI podem focar no que realmente interessa e deixarem de se preocupar com questões como disponibilidade e latência, que ficam a cargo da solução em nuvem.

 

Quer saber mais sobre a tecnologia e ficar por dentro de todas as vantagens de adotar um serviço em nuvem para o seu negócio? O time de especialistas da CodeBit pode ajudá-lo (a)!

Acesse o site, entre em contado conosco e confira todas as soluções disponíveis para atender à sua demanda, e descubra, na prática, os produtos e serviços certeiros para otimizar os processos da sua empresa.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos