/// Empresas

Como a tecnologia pode se aliar à gestão de mudanças?

A gestão de mudanças se tornou fundamental para auxiliar as empresas a absorverem, analisarem, acompanharem e potencializarem a utilização de novas tecnologias. Saiba mais!

Data de Publicação: 09/05/2022

É fato que os processos tecnológicos avançaram de maneira exponencial durante a pandemia, e, agora, na era pós-pandêmica, a tendência é que as ferramentas digitais continuem ocupando, cada vez mais, espaço nos âmbitos pessoais e corporativos.

Sem dúvidas, a transformação digital obrigou as empresas a se adequarem aos processos digitais e faz da constante adaptação uma verdadeira urgência das organizações que desejam permanecer no mercado de maneira competitiva.

Nesse cenário, a gestão de mudanças também se tornou um conceito fundamental para auxiliar as empresas a absorverem, analisarem, acompanharem e potencializarem a utilização de novas tecnologias.

O setor tech, por exemplo, foi um dos que mais se destacou nos últimos tempos, se consagrando como um grande gerador de negócios, oportunidades, empregos e desafios. Mas, nem sempre, lidar com esse mercado volátil, repleto de transformações, circunstâncias e demandas é tarefa fácil.

Para facilitar essa missão, no post de hoje, a equipe do CodeBlog apresenta o conceito de gestão de mudanças aliado à tecnologia e explica como, quando juntas, essas ferramentas possibilitam que as alterações necessárias sejam realizadas com mais qualidade, segurança e eficiência.

Siga com a leitura e confira!

 

Afinal, o que é gestão de mudanças?

O mundo corporativo é pautado, sobretudo, por transformações, que podem vir dos mais diversos setores, como aqueles relacionados aos valores, aos sistemas, ou às práticas organizacionais.

No entanto, independentemente do formato, da dimensão, e do contexto da mudança, uma coisa é certa: ela terá impacto direto na maneira como os setores operam.

Frente a esse fato, sentimos que, em se tratando das áreas tecnológicas, essas mudanças são ainda mais perceptíveis. Isso porque, todos os dias o mercado é dominado por novas ferramentas como frameworks, linguagens e funcionalidades que tornam as antigas soluções quase que obsoletas.

Por isso, a gestão de mudanças atua na aplicação e estruturação de um grupo de ferramentas que irá agir em todas as camadas e indivíduos de uma organização, com o intuito de auxiliar e de preparar a equipe para lidar, da melhor forma, com as novas situações.

Isso inclui a adição e a remoção de processos, práticas e ferramentas e, se estende, até mesmo, à mudança de cultura ou de comportamento dos colaboradores.

Inegavelmente amplo e abrangente, o conceito de gestão de mudanças é responsável por oferecer suporte às equipes que pretendem implementar novas soluções de forma eficiente e bem-sucedida.

Um bom exemplo para ilustrar as informações é a aplicação do business agility.

A prática é tida como uma das melhores formas de relacionar os avanços tecnológicos de uma empresa com a dinâmica e os processos individuais adotados por cada empreendimento.

 

Gestão de mudanças e TI

Dentro do TI, a Gestão de mudanças é baseada, basicamente, em três etapas:

  1. priorização;
  2. planejamento;
  3. testes.

No processo de priorização, cabe à equipe listar todas as mudanças que precisa ou deseja implementar. Feito isso, essa lista deve passar por uma análise, com o objetivo de definir quais demandas devem ser tidas como prioridade e quais podem esperar para serem atendidas.

Depois de priorizar as necessidades, é chegada a hora do planejamento. Nessa etapa, são definidos todos os planos de implementação, bem como, os impactos e as correções. Tudo isso para ajudar a controlar os imprevistos e prevenir uma possível ineficiência do processo.

Após a conclusão da definição de todos os processos, chega o momento de executá-los.

Durante a etapa de implementação e testes, é necessário monitorar atentamente todos os primeiros passos do cronograma para garantir que tudo esteja ocorrendo conforme o planejado.

 

Quais são os benefícios da gestão de mudanças?

Além de organizar, documentar e garantir maior efetividade nas transformações, a gestão de mudanças também auxilia na redução de custos. Afinal, nenhuma mudança pode ser realizada antes de uma análise cuidadosa sobre os possíveis impactos financeiros das aplicações.

Outra vantagem é que, com a gestão de mudanças, desenvolvedores e outros profissionais do setor tech passam a ter um escopo de implementação bem planejado e definido, assegurando uma transformação natural e gradual. Assim, é possível diminuir as falhas no processo e otimizar o monitoramento das atividades.

 

Como a tecnologia pode ajudar na gestão de mudanças?

O primeiro passo para isso é pensar que a tecnologia não surgiu de forma independente, e, definitivamente, não tem como missão exterminar empregos nem se tornar uma concorrente dos profissionais. Ao contrário disso, ela atua como uma verdadeira aliada na simplificação de processos, até porque, todas as demandas tecnológicas ocorrem para suprir carências apontadas pelas pessoas.

Desta forma, as soluções existentes são realizadas por meio de uma construção humana, promovida de maneira coletiva pelos colaboradores.

Portanto, aplicar as inovações tecnológicas como ferramentas facilitadoras da gestão de mudanças organizacionais deve ser uma realidade em qualquer companhia.

Nesse contexto, cabe ao gestor qualificar a organização com softwares, sistemas e soluções que ofereçam uma participação mais ativa à equipe.

É nítido o desenvolvimento de uma equipe de trabalho que compreende a cultura, a organização e que sabe aplicar os conceitos de missão e visão de uma empresa nos comportamentos internos e no relacionamento com os clientes.

Para isso, a utilização de softwares personalizados auxilia significativamente na rotina de uma corporação. Além disso, o frequente monitoramento das atividades, quando realizado a partir de sistemas específicos e inteligentes, possibilita ações preventivas e minimiza possíveis falhas.

Afinal, a partir do momento em que o administrador conta com dados compilados, ele tem condições de tomar decisões menos subjetivas e mais embasadas. Consequentemente, atinge melhores resultados.

 

Enfim, gostou de saber mais sobre a gestão de mudanças e como a tecnologia pode atuar como uma excelente aliada?

Se você quer descobrir como automatizar os processos da sua empresa, garantir mais eficiência e manter a sua equipe motivada, entre em contato com o time de especialistas da CodeBit e confira as soluções sob medida disponíveis para atender às suas demandas.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos