/// Empresas

Quero iniciar 2022 com uma nova carreira, por onde começar?

Muitos profissionais têm pensado em mudar de área, para garantir maiores vantagens. Se você é um destes, confira as principais dicas!

Data de Publicação: 03/01/2022

Novo ano, novos sonhos. O mês de dezembro representa os finais e os reinícios da vida. Por isso, neste período, é natural que as pessoas façam planos e resoluções para os próximos 365 dias que estão por vir. Alguns desejam começar a se exercitar, outros, abandonar maus hábitos, outros, dedicar mais tempo à família e assim por diante.

Entretanto, com a chegada da pandemia e a drástica mudança do mercado de trabalho, muitos profissionais têm pensado em mudar de área, para garantir maior retorno financeiro, estabilidade e flexibilidade de horários. Se você faz parte desse grupo, a equipe do Codeblog preparou um conteúdo exclusivo para você saber por onde começar a sua transformação profissional. Siga com a gente e confira!

 

Quero começar 2022 com uma nova carreira, por onde começar?

Elabore um plano de carreira

Construir um plano de carreira é a forma mais eficaz de descobrir como começar e qual o investimento necessário para fazer a transição de emprego.

Para isso, é necessário pontuar todos os objetivos para evitar que os imprevistos roubem o seu tempo.

Existem inúmeros modelos prontos de plano de carreira. Também é possível encontrar vídeos com tutoriais para ajudá-lo (a) nessa missão e garantir um planejamento assertivo, e, principalmente, realista.

 

Capacitação é obrigação

O mercado de trabalho está cada dia mais exigente. Entretanto, muitos profissionais ainda subestimam a importância da capacitação e se arriscam a deixar suas áreas para buscarem por outro setor, sem apresentarem o conhecimento e as habilidades necessárias. Não seja um deles! Minimize as chances de erros e procure por cursos, aulões, mentorias, ou, até mesmo, cursos de graduação para dar início à sua nova carreira.

 

Faça networking

De fato, fazer um bom networking é tão importante quanto ter um bom currículo e apresentar boas habilidades. Portanto, se você já decidiu qual carreira seguir é necessário criar os contatos capazes de ampliar as suas oportunidades. Para isso, visite as maiores empresas, converse com profissionais de excelência e busque estabelecer relações com gerentes e diretores. Assim, fica mais fácil imergir no novo universo. Além disso, ao buscar pelos contatos certos você aumenta a possibilidade de conseguir uma contratação mais rápida e direta.

 

Converse com pessoas que já mudaram de carreira

Você não é a primeira, muito menos a última pessoa que pretende mudar de carreira no mundo. E, inclusive, muito provavelmente, tem um amigo ou familiar que já passou por essa transição. Aproveite para conversar com esses profissionais, pedir dicas e compreender como foram as suas trajetórias, desde o pontapé inicial, até o estágio em que ela se encontra.

Com certeza, essa troca de informações é muito valiosa. Afinal, poderá trazer alguns “insights” inesperados e, principalmente, libertá-lo (a) dos “vícios” da antiga profissão.

 

Descubra quais são as profissões que estarão em alta em 2022

Independentemente se você já escolheu a sua próxima profissão, não custa conferir quais cargos são tendências para o ano que está por vir.

Afinal, a valorização constante de algumas profissões, no cenário mercadológico, tem chamado atenção, não só daqueles que estão escolhendo um curso de graduação, como também daqueles que estão em processo de transição da carreira.

Para 2022, as áreas relacionadas à tecnologia, à saúde, ao marketing e à construção são tidas como as mais fortes, (de acordo com inúmeras pesquisas realizadas por especialistas em recursos humanos) e indicam boas fontes para obter a expansão e a boa remuneração salarial. Saiba mais sobre elas nos tópicos abaixo.

 

Áreas da tecnologia

O grande volume de dados gerados todos os dias pelas empresas requer, cada dia mais, o trabalho de profissionais qualificados para realizar o gerenciamento. Por isso, habilidades relacionadas à programação, a linguagens automatizadas, à inteligência artificial, à machine learning e à internet das coisas têm sido muito requisitados.

 

Áreas da tecnologia

Independentemente dos fatores externos, a medicina deve permanecer como uma das áreas mais buscadas por seus serviços. Não é à toa que a graduação é tão concorrida.

Um médico pode operar em clínicas, hospitais, consultórios próprios, centros de pesquisa, ou como servidor público. Além da medicina, outras áreas relacionadas como enfermagem, fisioterapia, psicologia, biomedicina e odontologia também têm sido muito solicitadas.

 

Áreas do marketing

O marketing digital foi o grande responsável pela grande expansão da comunicação social nos últimos tempos. Além disso, os avanços tecnológicos alteraram os hábitos de consumo e comportamento da população, incentivando, cada vez mais, a intervenção do ambiente virtual.

Por conta dessa crescente tendência, surgiram algumas demandas profissionais específicas para atender ao mercado. Cargos como gestor de mídias sociais, copyrighter, analista de conteúdo, gerente de performance, gestor de inovação e gestor de marketing para e-commerce têm sido (e prometem continuar sendo) muito requisitados.

 

Área da construção

Não é novidade que a engenharia civil integra uma das áreas mais promissoras da economia brasileira, graças à quantidade de projetos de infraestrutura que são realizados.

Mas, além das grandes construções, as pequenas áreas também têm se fortalecido e, até mesmo, se tornando um dos grandes destaques na área, que, inclusive, sofre com a ausência de profissionais habilitados e com experiência para cargos de gerência e liderança.

Enfim, esperamos que você tenha gostado das dicas e que elas possam ser úteis na sua transição profissional.

Se esse conteúdo foi interessante para você, continue de olho no Blog da Codebit e não perca nenhum artigo relacionado ao mercado de trabalho, tecnologia, inovação e ações sociais.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos