/// Educação

Como aprender novas Tecnologias?

Confira no CodeBlog algumas dicas infalíveis para aproveitar os recursos on-line e aprender novas tecnologias.

Data de Publicação: 22/03/2021

Sem dúvidas, o mercado de trabalho on-line nunca esteve tão aquecido. Além disso, o acesso ao aprendizado nunca foi tão fácil, e a tecnologia nunca esteve tão presente em nossas vidas como nos dias atuais.

Por isso, motivos para aprender e se atualizar no universo dos códigos, dos softwares e da tecnologia da informação, definitivamente, não faltam.

Seja para garantir uma posição no mercado de trabalho, conquistar aquela tão sonhada promoção, ou apenas para se manter por dentro das maiores tendências, dominar as operações tecnológicas é essencial.

Portanto, se você é um programador formado, pretende seguir carreira na profissão, ou está apenas buscando por um hobby produtivo para matar o tempo nesta quarentena, siga com a gente e confira algumas dicas que preparamos para você aprender uma nova tecnologia. Vamos juntos dar o primeiro passo?

Tenha um propósito

Antes de mais nada, é preciso saber qual o seu maior objetivo em aprender uma nova tecnologia. Afinal, quando temos um propósito, qualquer desafio parece mais fácil.

Na maior parte das vezes, é justamente a urgência que move o ser humano a estudar e a aprender. Embora a pressa seja válida, poucas pessoas conseguem se sentir motivadas quando são pressionadas ou obrigadas a executarem tarefas em um período determinado.

Por isso, a melhor alternativa é, realmente, se antecipar à necessidade e estudar os temas tecnológicos por prazer.

Descubra o que você precisa aprender

Devido à sua vastidão, a programação envolve vários tipos de linguagens, processos e tecnologias. Em meio a essa ampla gama de informações, é essencial conduzir a sua atenção e focar em um tema de cada vez.

Comece por uma única linguagem e concentre os seus estudos. Por exemplo, se você deseja saber mais sobre Python, concentre-se nessa linguagem e não passe para a próxima até dominar todos os recursos oferecidos.

Defina o melhor formato de material mais adequado para você

Livros, aulas presenciais, apostilas, podcasts, cursos variados, vídeo aulas... Assim como os temas ligados à programação, as possibilidades de aprendizado também são vastas. Nesse momento, o ideal é escolher o tipo de material com o qual você mais se identifica para garantir um bom aproveitamento do conteúdo oferecido.

Enquanto alguns preferem cursos completos, outros têm mais facilidade de aprender lendo livros, assistindo a vídeo aulas ou utilizando mais de uma técnica para garantir melhor fixação. Independentemente da sua escolha, caso você nunca tenha tido nenhum contato com a tecnologia, o mais indicado é iniciar o aprendizado por meio de cursos específicos, assim, poderá contar com o domínio de pessoas experientes para economizar tempo e poupar alguns erros comuns dos iniciantes.

Inspire-se e acompanhe quem domina o assunto

Depois de definir o que você quer aprender e iniciar os seus estudos, procure por empresas e pessoas que são referências no assunto. Buscar aquilo que o inspira e acompanhar o trabalho de quem domina os temas é uma ótima forma de se motivar e garantir mais entusiasmo para aprender coisas novas.

Dedique-se e fique por dentro!

Sem dúvidas, quanto mais fundo você mergulhar no aprendizado, mais informações vai querer absorver. Continue navegando! Leia, assista e estude com atenção plena para não deixar escapar nem uma gotinha de conhecimento.

A tecnologia se expande quando pessoas desenvolvem projetos, até então, inimagináveis. Além disso, essa rede engloba várias pessoas envolvidas em projetos e situações surpreendentes e inesperadas, que são reveladas em diversos lugares da internet. Existem empresas transformando simples objetos em soluções inovadoras, outras criando aplicativos inacreditáveis, etc. Faça parte desse meio, siga Fan Pages, perfis do Instagram, entre em grupos de discussões do Facebook e comece, o quanto antes, a fazer parte desse movimento.

Coloque a mão na massa!

Por fim, é preciso destacar que a melhor maneira de aprender algo novo é fazendo. Por isso, quando se sentir confortável e preparado, teste todo o conhecimento adquirido. Para isso, desenvolva um projeto pessoal para utilizar a nova tecnologia descoberta. Sem dúvidas, você enfrentará alguns desafios. Tenha em mente que qualquer grande profissional já cometeu erros, mas, ao contrário dos comuns, os gigantes se esforçam para romper os limites e atravessarem suas dificuldades.

Enfim, curtiu descobrir como aprender uma nova tecnologia? Se esse artigo foi interessante para você, compartilhe-o em suas redes sociais e leve essas informações para outras pessoas sedentas por tecnologia.

No mais, continue de olho no CodeBlog, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos